Igor.Costa 12/06/2022
O Miserável
Arapuca Estadunidense leva o leitor a um mergulho no submundo estadunidense e todo seu maniqueísmo raivoso, guloso e imperialista.
Essa obra que para os desavisados pode passar por um excelente livro de ficção, remonta a atuação dos vizinhos do Norte ao redor do mundo, com sua sede de poder agem sem o menor escrúpulo, com afinco para esbulhar a riqueza de qualquer país, por vezes usando o poderio militar, por outras, contra potências mundiais, através do lawfare que mistura todos os tipos de manobras imorais.
Fréderéric Puerucci pode ser tomado como um personagem de uma aventura, a jornada do herói, mas trata-se de um francês do mundo real que narra seu calvário perante aquele país que posa de Xerife mundial e sob essa máscara corrompe e rouba o mundo.
A jornada desse engenheiro, executivo da Alstom, uma gigante empresa francesa capturada pelo esquema estadunidense, inicia em sua prisão no aeroporto JFK quando em rotina de trabalho desembarca e tem sua vida totalmente transformada a partir daquele momento.
O sistema jurídico estadunidense entra em ação para esbulhar uma joia da coroa francesa, e para isso utiliza das piores manobras sobre um homem dedicado ao trabalho, que paga amargamente por cumprir suas tarefas.
O subtítulo caiu como uma luva, no mais recente caso nacional de corrupção, alguns atores da justiça brasileira tentaram se fazer valer do ?modus operandi? estadunidense para auferir ganhos na área política em trocas milionárias. E, claro, os EUA estavam totalmente implicados, atuando sorrateiramente e em uma das formas que se deleitam, por procuração.
Infelizmente nos deixamos abater pela ignorância, em um mundo cada vez mais imerso em mídias sociais, conteúdos vazios, fúteis, dominam crianças, jovens, adultos e idosos. Esse livro deveria ser obrigatório para todas as pessoas.