O bom doutor de Varsóvia

O bom doutor de Varsóvia Elizabeth Gifford




Resenhas - O bom doutor de Varsóvia


28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Mateus 01/09/2024

O bom doutor.
Conheci essa história por meio do canal do Nerdologia, onde no vídeo sobre o gueto de Varsóvia, foram citados vários personagens históricos, incluindo o Dr. Janusz Korczak, fiquei pensativo sobre esse homem, sua vida, sua resistência e persistência contra o mal, quem era esse que andava nas ruas cercado de crianças?

Ao iniciar a leitura sabendo do desfecho, penso que a construção da história irá me surpreender e emocionar, e acertei em cheio nessa previsão, o livro é focado em dois personagens Misha e Sophia, um casal de jovens que se conhecem em meio ao caos da guerra, Misha foi um dos meninos de korczak, e posteriormente tornou-se professor no orfanato, era admirado e amado por todas crianças, Sophia linda e amorosa também trabalha para cuidar das crianças dentro das possibilidades que tem naquele momento de dor e destruição.

A história é narrada em capítulos curtos por meio de um narrador onisciente, sinto que foi um pouco agonizante assistir o tempo passar a situação do gueto ir piorando, pessoalmente sou aficionado em história, principalmente do período das duas grandes guerras mundiais, então observar o contexto micro (do gueto) e verificar com o tempo do macro (inicio da guerra e invasão da Rússia) foi bem interessante, mas triste em perceber que a liquidação do gueto estava se aproximando.

Um ponto interessante é que antes da invasão das tropas nazistas de Adolf Hitler na Polônia, em 1939, a relação dos poloneses com o povo judeu já era muito tensa, o que só piorou com a quantidade de ódio disseminado por membros do parlamento e do clero, criando uma situação muito similar ao apartheid, pois antes de iniciar a guerra o Dr. Korczak já havia sido removido de seus seminários de pediatria na universidade, pois era um Judeu, então nota-se que o governo nacionalista polonês pregava sim antissemitismo, não em escala e moldes industriais nazistas, mas existia o ódio.
Não irei contar spoilers, mas vocês devem imaginar o que irá ocorrer com o gueto e com os moradores do gueto, entre 1942-1943 grande parte foi enviada em vagões de gado, pintados de vermelho e sem ventilação, foram enviados principalmente para Treblinka e Auschwitz, durante esse período da guerra o Fronto Oriental estava dividido em 3 grupos de ação, enquanto os alemães estavam parados em Stalingrado, cerco de Leningrado e próximos de Moscou, a matança ocorria de forma descriminada em todos países invadidos.

Antes da guerra um terço da população de Varsóvia era de judeus, ao final a vibrante comunidade judaica havia desaparecido, de quase toda Europa.
De toda leitura rica em frases impactantes, uma me chamou a atenção de forma muito forte, inclusive estou escrevendo e pensando nisso, Misha e Sophia se questionam uma coisa ao retornar para Varsóvia ao final da guerra:

- Será que merecemos viver e eles não?

Indico essa leitura, indico muito. Hoje é dia 01/09/2024, 85 anos atrás a Alemanha nazista iniciava a invasão da Polônia e todo caos da segunda guerra mundial.
Marcelo 01/09/2024minha estante
Excelente resenha. Só aguçou meu interesse. Vai pra minha lista ?




Tatiane 13/07/2024

Todos devem ler
Um livro que tem a guerra presente mas que traz um olhar único. Uma pessoa que faz a diferença, convicto, coerente. Um exemplo de ser humano. Precisamos de mais doutores da alma neste mundo.
E para quem é da área da pedagogia deve conhecer!
comentários(0)comente



Lu Salles 03/04/2024

A história é baseada em fatos reais e inspirada nos relatos de Misha e Sophia, e principalmente na vida de Janusz Korczak - O Bom doutor, um dos heróis silenciosos da Segunda Guerra Mundial. Foi um aprendizado acompanhar o amor, a determinação e a gentileza desse homem pelo ser humano, e a seu ato heroico de não abandonar crianças nos vários momentos terríveis da guerra.
Como toda leitura do Holocausto, é uma história triste, mas a reflexão que o livro promove e a autora soube de forma primorosa e comovente trazer essa calamidade terrível do passado.
Eu super recomendo essa leitura!
comentários(0)comente



Ricardo 01/02/2024

Livro incrível, fascinante, daqueles que queremos continuar lendo sem parar.
Um romance contado em meio à uma guerra tão brutal e desumana. Nos mostra a melhor e a pior face do ser humano.
comentários(0)comente



laiscunhaf 22/01/2024

História tocante
Neste livro, somos levados à Varsóvia da Segunda Guerra Mundial durante a expansão nazista.

O Dr. Korczak, é o coração deste relato, dedicando incansavelmente sua vida ao orfanato que estabeleceu para acolher crianças vulneráveis. Sua abnegação e ensinamentos permeiam a trama, contribuindo para a profundidade emocional da narrativa.

O destino cruel dos personagens, baseado em fatos reais, é impactante. As lágrimas surgem não apenas por personagens fictícios, mas por pessoas reais humilhadas por pertencerem a uma etnia diferente aos olhos tirânicos do regime.

[2022]
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raony.Lima 16/11/2023

Que livro PERFEITO!
Fui à livraria e pensei em procurar algum livro que não fosse muito famoso e que eu não olhasse comentários sobre ele antes de ler. Passei pelos corredores e dei de cara com ele. Sempre amei histórias da guerra, e ver que era sobre uma que se passou na segunda guerra mundial, me fez comprar.

O livro te mostra que mesmo durante momentos de terror extremo, ódio, indiferença e desrespeito, o amor pode prevalecer. Koczark e suas crianças fazem você querer ter conhecido o orfanato.

E que história de Misha e Sophia. Uma história que poderia virar um filme com toda certeza. Terminei o livro com uma variedade de sentimentos.

É um livro pra ler e amar!
comentários(0)comente



Marta 29/10/2023

O bom doutor de Varsóvia
História verídica do Dr Janusz Korczak, médico judeu dedicado às crianças. Tinha um orfanato durante a segunda guerra. Crianças judias. Esse livro fala dos horrores da guerra na Polônia e de como ele era respeitado pelo deu trabalho. Vários livros escritos sobre os direitos das crianças. O Pan doutor era um homem amoroso e dedicado, tanto às crianças quanto aos amigos e colaboradores. Junto a essa narrativa, temos também a história de Misha e Sophia que após a guerra, contaram essa história.
comentários(0)comente



Anna.Carolina 25/10/2023

É uma história triste, mas linda. Torci o tempo todo por Misha e Sophia. Fiquei impressionada com o dr. Korczak. Emocionante do começo ao fim.
comentários(0)comente



Ju 15/08/2023

Uma linda homenagem
Conhecer a história de um médico pedagogo que largou a carreira médica para se dedicar a órfaos e com eles ir até o fim que chegou no campo de extermínio em Treblinka é algum surreal! O que vc faria?
comentários(0)comente



Alexandre.Cozzolino 05/03/2023

Um bom livro para relembrar
Trata-se de um livro que conta a história do Dr. Korczak, pediatra que amava as crianças e ensinava a todos como lidar e amar as crianças. O enredo se dá na segunda guerra e acompanhamos o desenrolar dos fatos do holocausto com os judeus de Varsóvia. Mais um dos livros que devem ser lidos para que possamos manter acesa nossa memória de uma época tão escura da humanidade, para não deixamos em nenhuma hipótese que façam novamente!
comentários(0)comente



Thalezito 07/01/2023

Triste e comovente
O Bom Doutor de Varsóvia fala aobre as consequências da desumanização de grupos inteiros de pessoas, um cenário horrivel e de tristeza. Mas também fala, através da figura do Dr. Korczac, sobre a importância do cuidado das crianças, e como o caráter de uma nação se revela no modo que ela trata suas crianças.

Excelente livro. É bem pesado, mas é comovente e inspirador.
Thalezito 07/01/2023minha estante
*sobre




Alexandra50 29/12/2022

O bom doutor de Varsóvia
Importante ter em mente que esta é uma história real e que você irá se emocionar ao lê-la. Respire fundo e conheça um pouco sobre a vida de Korczak e os anos no gueto de Varsóvia.
comentários(0)comente



MGrião 18/12/2022

A força da resistência está no amor
O bom doutor de Varsóvia é uma daquelas obras que nos leva a uma reflexão profunda sobre o ato de resistir e sobre a potência do amor. Em meio ao terror do Holocausto, aprendemos com o dr. Janusz Korczak, personagem real da obra, sobre a importância de respeitar e cuidar de nossas crianças. Aprendemos que é possível criar espaços de amor mesmo quando a sombra de uma guerra insiste em nos roubar a alegria. O livro narra os absurdos da invasão da Polônia pelos nazistas, narra o trabalho incrível do dr. Korczak que dirigiu e cuidou de um orfanato com cerca de 200 crianças e narra como a resistência pode ser construída por meio do amor e da lealdade. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Rafa 07/12/2022

?A criança não será uma pessoa amanhã, já é uma pessoa hoje?
O bom doutor de Varsóvia narra a história de Janusz Korczak, de Misha, Sophia e de tantas crianças e judeus que viveram ao Holocausto no Gueto de Varsóvia.
Uma história comovente de união, respeito, justiça e ensinamentos. Korczak, médico e professor, exige o bom tratamento que devemos ter com as crianças, e faz questão de passar seus conhecimentos ao mundo.
A obra, baseada em uma história real, nos transmite valores indescritíveis, e como nossa sociedade pode ser cruel consigo mesma.
Faço a recomendação desse livros à todos, foi uma honra acompanhar essa história e viver junto com eles momentos de dor, sofrimento, alegria, empatia, e poder vivenciar situações que milhões de pessoas passaram, uma tamanha desumanidade.
Essa obra ganhou meu coração, como todas as outras desse tema.
Gratidão.
comentários(0)comente



28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR