A pintora de henna

A pintora de henna Alka Joshi




Resenhas - A Pintora de Henna


809 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Andreia.Britez 23/08/2022

Boa leitura!
Tinha expectativas bastante altas em relação a esse livro e ainda estou tentando absorver os sentimentos em relação a ele.
Ele é muuuito bem escrito apesar de ter muitas palavras em indiano e ficar um pouco chato esse negócio de ter que ficar indo pras notas de rodapé pra entender do que se trata.
Em alguns momentos fiquei bastante irritada com a postura da protagonista em achar que tudo é culpa dela e da suas atitudes mesmo sabendo que devemos respeitar as questões e diferenças culturais. Ainda assim o desenrolar da história é lindo e o desfecho foi perfeito.
Apesar de ter ficado um pouco abaixo das expectativas, recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



Aline Pfeiffer 22/08/2022

A história de uma mulher forte que tenta mudar de vida... Achei a leitura um pouco cansativa pelo tanto de detalhes e termos em outra língua, apesar disso, é interessante conhecer outra cultura e suas tradições!

"As mulheres merecem o poder de tomar as decisões que afetam seus destinos."
comentários(0)comente



Jamille 21/08/2022

Descobertas da cultura indiana
Um livro muito enriquecedor no sentido de agregar conhecimentos da cultura indiana, e mostrar a realidade dos povos. A evolução e a quebra de expectativa deixam o livro bem interessante.
comentários(0)comente



Thais 21/08/2022

A pintora de henna é um livro lindo, que me encantou mostrando a cultura indiana. Confesso que não esperava metade do que aconteceu na história, o que foi ótimo pois tornou-a nem um pouco previsível. Ameei o final, e acredito que ele trouxe uma bela mensagem sobre resiliência e esperança. Sou apaixonada por livros que trazem culturas ou épocas diferentes, e esse trouxe os dois, o que me deixou muito animada pela leitura, que foi muito prazerosa, pois atendeu às minhas expectativas.
comentários(0)comente



Fabby 20/08/2022

Favoritado, amei!
A Pintora de Henna


Vou iniciar minha resenha com 3 dos trechos que mais me marcaram nesses 2 dias de total imersão nessa leitura:

"Meus pais nunca imaginaram quantas vezes eu tinha pensado em deixar Hari nos dois anos em que ficara casada com ele. Só o que me segurava era o medo do que minha fuga faria com a reputação deles, até o dia em que não pude mais suportar meu marido me batendo, as palavras que me cortavam. As manhãs em que eu mal conseguia sair do chão. E tudo por quê? Por causa do filho que eu não podia lhe dar."

"Havia tanto que permanecia não dito entre nós. Tinha acontecido o mesmo no terraço quando dei banho nela, ao amanhecer, antes que as varredoras de rua passassem e que a criada da Sra. Iyengar tirasse os sáris de ontem dos varais. Radha recusou-se a falar sobre algumas coisas, enquanto eu permaneci reticente sobre outras. Eu me sentia dividida: parte de mim queria saber se Hari a havia machucado (como machucara a mim), mas outra parte tinha medo de descobrir. Qualquer que fosse a resposta, teria sido minha culpa. Ele teria feito isso para se vingar de mim."

"Ela sabia tão bem quanto eu que, uma vez casada, a mulher era propriedade do marido. Esposas infelizes não podiam simplesmente voltar para a casa dos pais, esperando compaixão. Algumas famílias até mudavam o primeiro nome da nora assim que ela entrava para o seu círculo, como se o seu eu anterior nunca tivesse existido."

Um dos livros que mais me conquistou esse ano, comecei sem nenhuma pretensão e apenas pq me apaixonei pela capa. Não tinha muita expectativa mas esperava um romancezinho clichê e me deparei com uma história incrível de uma mulher forte, guerreira, que muitas vezes faz coisas que seriam questionáveis porém no contexto fazem sentido e entendemos os motivos de Lakshmi para tais atitudes. Obrigada a um casamento arranjado pelos pais quando tinha apenas 15 anos, acaba em uma relação abusiva com um marido agressor que não hesita em feri-la física e emocionalmente. Encontra na sogra ensinamentos que a ajudam a se manter quando tem coragem de fugir e começar a vida do zero.

O livro se passa num período curto (setembro de 1955 a novembro de 1956) mas acontece tanta coisa que me senti lendo um romance de formação, longo.

Uma escrita tão envolvente que me fez não largar o Kindle um momento sequer. Para mim, que não consigo ler um livro apenas, estar nesse processo imersivo é algo que me faz favoritar um livro.

Amei, vou indicar pra todo mundo!!!
comentários(0)comente



Paola 17/08/2022

Leitura gostosa e interessante. Acho que faltou alguma coisinha na trama para ser perfeito, mesmo assim é um ótimo livro
comentários(0)comente



luana 14/08/2022

À novos recomeços!
Me encantei pela história de Lakshimi, mulher forte e surpreendente. A narrativa do livro é envolvente, o final celebra exatamente o que a personagem procurava desde o início, independência, novas possibilidades.
É muito bonita a forma como a personagem principal se relaciona com as pessoas do seu convívio tentando sempre lidar da melhor maneira mas também reconhecendo seus vários defeitos enquanto enfrenta diversos desafios como a chegada repentina da irmã, o ex marido que mostra que as pessoas podem mudar, a relação platônica com Samir, as pessoas nem sempre são o que parecem aos nossos olhos e dessa forma o livro é cheio de nuances maravilhosas.
Uma das melhores surpresas da TAG livros até agora.
M
comentários(0)comente



Chris 14/08/2022

Um livro que vale a pena ser lido
A pintora de Henna conta a história de Lakshmi, uma mulher indiana que fugiu deum casamento arranjado com menos de dois anos de casada e de seu passado, em busca de sua liberdade e independência ela foge para uma cidade longe de sua família e se torna uma artista de Henna. A pintura de Henna vai muito além de só ornar os corpos, eles contam histórias pessoais, contam desejos e sonhos, falam sobrea cultura e cada desenho tem um propósito e um significado especial. Lakshmi se torna a melhor na região nessa arte é muito prestigiada e sua agenda está sempre cheia, sua vida estava segura e seus sonhos estavam em andamento até seu ex marido aparecer. Esse foi um livro que me cativou e me prendeu desde o início, ele é um convite ao leitor para conhecer uma índia em construção enquanto país livre que vai assumir seu próprio governo. Ao mesmo tempo te leva a uma imersão na vida de uma mulher que enfrenta muitas dificuldades e obstáculos como o sistema de casta, não ter condições financeiras e escolher uma profissão onde sua casta não se encaixa. Conhecemos outros personagens que fazem essa obra ser composta de forma magnífica. A Pintora de Henna é um livro cativante com uma escrita sensível, em que sentimos as emoções dos personagens e um banho cultural magnífico. Só por isso já é fascinante, porém lendo os agradecimentos descobri que a autora escreveu esse romance para sua mãe em uma homenagem a ela e a cultura delas. PS. Vale muito a pena ler os agradecimentos e o pós.  Resumindo, estou encantada e apaixonada por essa obra que recomendo.   

site: https://www.instagram.com/vivendomilvidasliterarias/
comentários(0)comente



Nicole Longhi 11/08/2022

Uma leitura poética!
Esse foi o livro enviado pela TAG livros em janeiro de 2002, escrito pela autora indiana Alka Joshi. Perfeito para quem saber mais sobre a cultura do país, e suas tradições.

A trama se passa nos anos 50 e se concentra em Lakshmi, uma mulher de 30 anos que para fugir de um casamento cheio de violência foge de sua cidade para tentar ir atrás de uma vida melhor. Sua fuga trouxe para seus pais muitas mágoas e decepções, e a acabou manchando a imagem de sua família na vila em que moravam. Após conseguir se estabilizar na cidade de Jaipur, Lakshmi começa a construir sua própria casa e tem um único sonho: conseguir juntar dinheiro o suficiente para que seus pais possam ir morar com ela e também terem uma vida melhor. Seu talento com os desenhos com henna se espalha por toda a Jaipur, e assim ela consegue levar uma vida estável, atendendo as mulheres mais ricas da cidade e juntando todo o dinheiro que pode para atingir seus objetivos.

Mas seu mundo desaba quando o marido que ela tanto lutou para fugir bate a sua porta, com uma jovem de 13 anos e muitas revelações. A garota é Radha, uma irmã que ela nunca soube que existia, pois nasceu somente após a sua fuga. Além de descobrir a nova familiar, ela tem que lidar com a devastadora notícia de que Radha é toda a família que ela tem agora, pois seus pais faleceram. Assim, ela se vê em uma nova realidade em que terá que descobrir como criar uma adolescente, esconder os segredos que ela sempre evitou que todos soubessem e ver todo a sua agenda crescer.




Essa era uma leitura que eu estava querendo muito fazer, pois havia sido um dos livros indicado pela Reese Witherspoon no seu clube de leitura ( que eu sou apaixonadíssimaaa), então quando veio na caixa da TAG inéditod vocês nem imaginam minha felicidade, então já sabem, eu devorei esse livro.

É uma trama que a gente vibra, chora, ri e sente todas as dores dos personagens. Lakshmi me fez passar por diversas emoções, que era como se eu tivesse realmente vivendo a história. Os lugares são tão bem descritos, e a cultura e tradições foram muito bem explanadas para o leitor que parece que nós realmente viajamos até a Indía para viver com os personagens. A trama se passa na época da pós dependência da Índia, então muitas coisas ainda estavam em transição. Não conhecia a autora ainda, mas definitivamente entrou no meu roll de favoritas.

Resenha completa em:

site: https://www.sheisabookaholic.com/2022/08/resenha-pintora-de-henna-alka-joshi.html
comentários(0)comente



Larissa Benevides 11/08/2022

?A pintora de Henna - Alka Joshi ?
?"Os pobres não eram os únicos aprisionados por sua casta."

Gostei tanto que li em um dia!

Peguei esse livro na estante sem saber do que se tratava a história. Que maravilhosa surpresa tive, esse livro é um dos favoritos do ano?

Apesar de não ter capítulos curtos (característica da maioria dos livros de rápida leitura), a própria história me cativou e enquanto não terminei não consegui parar.

O livro traz a historia de Lakshmi que ganha a vida sendo pintora de henna apesar de não ser um serviço que uma pessoa de sua casta faria por tocar nos pés de outras pessoas. Ela tem sua vida planejada e tudo sai do rumo quando sua irmã de 13 anos Radha , uma irmã que ela nem sabia que existia, aparece em sua casa.

Vamos acompanhar as irmãs tentando levar a vida em Jaipur, na época pós Independência da Índia. Onde as antigas regras sociais se misturam com as novas. Um livro incrível, mostrando a força que as mulheres tem. Ao passar das páginas cada momento de reflexão tocava o meu coração

Um livro sobre relação familiar e amadurecimento, metas de vida, liberdade feminina e maternidade. A escrita da Alka Joshi trouxe esses assuntos de forma tocante. Tudo isso enquanto imergimos na cultura indiana.

?? Contém cenas de agressão, aborto e relação sexual?

?"A reputação, uma vez perdida, raramente é recuperada."

site: https://www.instagram.com/p/ChDtN_1LgE6/
comentários(0)comente



akasaori 10/08/2022

A edição da tag está muito linda, mas a história não é do meu agrado. Reconheço que é boa e bem bacana, mas pra mim foi esquecivel
comentários(0)comente



Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Carol Finco @blogpretenses
Olá, faroleiros. Vocês são do tipo de leitores que gostam de sair da zona de conforto nas leituras ou que não fazem isso? Eu confesso ser do primeiro tipo, não com todos os gêneros literários, mas se o livro tem final feliz, eu costumo ler, mas costumam ser leituras únicas. Gosto muito de ler um livro de outro gênero, principalmente para não enjoar da minha leitura predileta que é romance de época.

Quando recebemos este livro em parceria com a Record, senti um desejo enorme de lê-lo e digo com toda propriedade que foi uma excelente decisão. Apesar de não curtir muito a cultura e costumes indianos, e na leitura a autora nos mostra algumas coisas que reforçam isso, como pode acontecer com qualquer cultura e costumes de qualquer país, há coisas muito lindas também, que merecem ser respeitadas e admiradas, e a pintura de henna é uma delas. Por isso a leitura é tão rica e importante, ela transmite conhecimento, até mesmo através de um romance.

A editora nos traz um livro com uma capa linda, uma diagramação excelente, uma apresentação dos personagens no início do livro, bem como o significado de nomes e tratamentos de respeito, riquíssimas notas de rodapé e, ao final, a autora ainda nos presenteia com anexos, como um pouco de sua pesquisa, receitas e, o mais bonito para mim, saber que esta história foi inspirada em sua mãe (mas não se baseia em fatos reais) e escrita como uma homenagem para ela, tendo total apoio dela, seu pai, seus irmãos, seu marido e amigos.

Essa história tem personagens variados, mas com propriedade podemos considerar três como principais, Lakshmi, sua irmã Radha e seu ajudante Malik. Com certeza a história não aconteceria sem os três. Apesar do ponto principal entre eles ser Lakshmi e sua decisão de fugir de seu marido abusivo após menos de dois anos de casada, tendo apenas dezesseis anos, tudo o que vem a acontecer no decorrer da história até o seu final apaixonante, depende da trajetória de Radha e Malik também.

O livro inclusive começa com a Radha fugindo de sua vila aos treze anos, após a morte dos pais, atrás da irmã desconhecida. Ela procura o marido (digo isso, pois ela ainda é casada) da irmã, para conseguir ajuda e chegar até a cidade Jaipur, onde sua irmã reside. Chegando lá ela irá descobrir um novo mundo. Mas nem tudo será flores pelo caminho.

Lakshmi vê seu mundo começar a desmoronar quando seu marido finalmente a encontra e traz junto sua irmã, nascida no ano em que fugiu e da qual nunca teve conhecimento, para completar tanto seus pais, quanto sua amada sogra faleceram, jogando por terra seu maior sonho. Agora ela precisa conseguir que seu marido lhe dê o divórcio e educar sua ingênua irmã.

Todos os personagens são bastante complexos e a história lhe prende de maneira impressionante, o modo como a autora trabalha os costumes do país, a transição política e social que ele enfrentava neste período histórico, o desenrolar dos traumas e o passado de forma gradual da Lakshmi foi perfeito. Eu confesso ter tido um certo ranço da Radha e me apaixonei pelo Malik.

Gente, eu amei o livro por vários motivos, a profundidade da história e dos personagens, o fato dela ter dado um fim para todos os personagens citados, a reviravolta surpreendente no fim, o final maravilhoso que, para mim, só não foi favoritado, pois fiquei desejando que a personagem encontrasse o amor (romântico) com determinado personagem no final, que só me entenderá quem lê o livro. Porém esse desejo não estragou o lindo fim que me trouxe lágrimas aos olhos (final feliz, tá, bem feliz). Aliás eu chorei em diversas partes da história, em vários momentos me senti na pele da personagem, é uma leitura arrebatadora. Inclusive, esta citação acima é para mostrar algo fundamental neste livro, os contrastes entre passado e presente.

Meu agradecimento a autora por ter se dedicado tanto na escrita deste livro e, principalmente, por ter tido a coragem de compartilhá-lo conosco, obrigada também a Verus pôr o ter traduzido e publicado. Uma leitura que nunca será esquecida.
Boa leitura,

site: http://www.clubedofarol.com/2022/05/resenha-uma-carta-de-amor-escrita-por.html
comentários(0)comente



anna 06/08/2022

Gostei
Um livro escrito por uma indiana que reside nos Estados Unidos, sobre a cultura de seu país natal em 1955. Como você deve imaginar, uma história repleta de machismo, desigualdade social, pobreza e os sistemas de castas. Ele contudo vai além, a protagonista além de fazer hennas (prática comum na Índia, que além da estética, tem fins refrescantes e medicinais) produz chás abortivos de maneira ilegal na época.
Fugindo de um casamento onde sofria diversas violências, constrói sua vida independente com tais funções laborais. Mas surge uma irmã de 13 anos que vem para abalar sua segurança que o trabalho havia lhe dado. E mais pra frente uma contradição inesperada e bem colocada.
Assim como grandes escritores, a autora constrói personagens cheios de defeitos e qualidades, como seres humanos reais.
Não sei se por ter lido no Kindle, mas dificultou um pouco tantos termos hindus que só eram esclarecidos na última nota do capítulo (não sei se em outras versões é assim).
É um livro bom, com temas relevantes e atuais mesmo se passando na década de 1950.
comentários(0)comente



Maria 06/08/2022

Muito Bom
A história prende pois queremos saber o que acontece a seguir. Mostra uma realidade a qual nós, do ocidente, não temos contato e algumas passagens podem gerar um certo choque.
comentários(0)comente



Bruna B 05/08/2022

Que leitura incrível. Daquelas que te faz mergulhar em uma outra cultura, realidade, sociedade.
O papel da mulher, a sororidade, a maneira com que a sociedade nos faz pensar a maternidade. Temas que apesar de serem tratados de forma muito distintas na Índia, nos aproxima enquanto mulher.
Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



809 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR