A pintora de henna

A pintora de henna Alka Joshi




Resenhas - A Pintora de Henna


809 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Shirley.Peixe 13/09/2022

Bem gostosinho de ler...
Esse livro tem uma leitura tão fluida, mesmo com o uso constante de termos em hindu.
Gostei dos personagens, me irritei e não concordei com alguns pontos de vista/posturas (faz parte), adorei conhecer sobre a cultura, sobre a questão da medicina natural. Me envolvi bastante.
Até agora, boas experiências com os livros selecionados pela TAG.
comentários(0)comente



Duda Pereira 12/09/2022

Impactante demais!! Amei conhecer um pouco mais sobre a cultura indiana. Sobre os aspectos culturais, raciais e digo que é um livro sobre autoconhecimento, amor e MUITA dor...
comentários(0)comente



Gabi 12/09/2022

Bem ruinzinho
Ruim, pra mim fala muito sobre chantagem e ingratidão, a menina do mau agouro é realmente a do mau agouro e incrível como trata mal a irmã, ingrata, sei la, torci demais pela personagem principal, o final foi feliz pra ela, mas ela sofreu demais e injustamente? enfim, expectativas frustradas?
comentários(0)comente



Michele485 11/09/2022

Força feminina
Pintora de rena é um livro muito gostoso de ler. A história em si, os detalhes da culinária e cultura local, são realmente envolventes. A vida que ela viveu foi difícil.
A personagem principal é um exemplo de superação.
Cada página é marcada por essa luta, pelo amor da família, amizades, desilusões, renúncias, por buscar uma vida melhor, etc...
comentários(0)comente



Luiza Helena (@balaiodebabados) 09/09/2022

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Lakshmi é uma famosa pintora de henna entre a sociedade de Jaipur. Quando jovem, fugiu de seu marido violento e por isso só descobre a existência de uma irmã mais nova quando este surge novamente em sua vida.

Narrado em primeira pessoa por Lakshmi, logo nas primeiras páginas você é se vê imergido em uma Índia nos anos 50. A história não tem muita reviravolta, mas seu ritmo constante e a escrita fácil da autora faz com que a leitura seja bem prazerosa. Lakshmi é uma mulher resiliente, esperta e astuta, qualidades indispensáveis para se transitar na sociedade indiana da época, principalmente entre suas clientes.

A cultura indiana é bem explorada no livro. Além de termos no original, a descrição e ambientação faz com que você se sinta ali ao lado de Lakshmi andando pelas ruas de Japur. De início pode ser muita informação, mas aos poucos você vai se acostumando.

Além do seu negócio de henna, Lakshmi também é responsável por produzir sachês ab0rtivos. Achei interessante a autora abordar esse assunto e ainda mais dentro de uma sociedade machista e misógina, como a sociedade indiana. É nesse ponto que a autora trabalha questões como a decisão do aborto, maternidade, os deveres da mulher no casamento, entre outros.

Sua relação com Rhada é cheia de conflitos. Da noite pro dia ela tem que se tornar mãe, irmã e responsável por uma adolescente que ela nunca tinha ouvido falar. Já sua relação com Malik é bem divertida, já que a criança é bem esperta também e ajuda Lakshmi em seus negócios.

A Pintora de Henna foi o tipo de leitura que não prometeu nada e entregou tudo. Fica a dica se você deseja mergulhar em uma cultura diferente.

site: https://www.instagram.com/p/Cguup0ZvpYj/
comentários(0)comente



Lima 07/09/2022

Um ótimo livro sobre a força da mulher que luta para ser independente. Também fala sobre o amor da família, seja ela como for. Sofri um pouco com algumas palavras em hindi, até descobrir que tem um glossário ao final do livro KKK.
comentários(0)comente



Renata 05/09/2022

Gosto bastante de ler romances que são ambientados em países do oriente, cuja cultura tão diferente da nossa ocidental, nos apresenta realidades muitas vezes inimagináveis. A Pintora de Henna é um exemplo.

Situado na Índia, no final dos anos 1950, o romance conta a história de Lakshmi , uma mulher que ganha vida fazendo tatuagem decorativa de henna na pele das mulheres ricas de Jaipur. Além disso, retrata um país em pleno processo de reconstrução, após a independência recente do Império Britânico.

Lakshmi havia fugido de sua cidade e abandonado seu marido, deixando para trás sua família, um casamento infeliz e a sua submissão. Após anos trabalhando para a casta nobre da cidade, onde pôde fazer contato com pessoas influentes, conseguiu economizar para ter sua casa própria, um velho sonho.

O que ela não contava era que sua irmã e seu ex-marido apareceriam de repente, trazendo a necessidade de realinhar sua vida naquele momento, adiando alguns de seus planos.

É interessante como a autora explora alguns costumes milenares da cultura indiana: a medicina informal e popular praticada, com suas ervas; a tatuagem de henna e seus rituais, a religiosidade; os arranjos matrimoniais; a alimentação, com seus famosos chás.

Além disso, explora a situação do aborto, praticado informalmente com naturalidade, numa sociedade demasiadamente preconceituosa e hipócrita. Nesse panorama, Lakshmi é requisitada tanto para interromper a gravidez das amantes dos senhores da alta sociedade, como para ajudar na fertilidade das mulheres com dificuldade de conceber seus herdeiros.

Embora seja mais um livro sobre a trajetória de uma mulher que vence numa sociedade machista, concretiza seus sonhos e alcança realização pessoal, nos traz o mundo dos marajás, num universo de aromas, ervas terapêuticas, romance, sensualidade, porém com seus subornos e sua corrupção, suas misérias e mazelas.

Uma leitura leve e interessante!

Recomendo!
comentários(0)comente



JuszAraujo 02/09/2022

Me prendeu da primeira página até a última, ótimo livro, muito interessante aprender sobre a cultura e a como era a vida das pessoas pós independência da Índia, da luta das mulheres para ter uma vida que possa chamar de sua, na época que a reputação valia muito. Amei a experiência de ler esse livro, foi muito interessante e aprendi bastante com ele. Amei a história de Lakshimi, e amei todo o enredo da história. Esse livro me surpreendeu bastante com várias reviravoltas que nunca nem sequer tinha passado pela minha cabeça que poderia acontecer.
comentários(0)comente



Lediane 29/08/2022

Que leitura incrível !
Por que não li este livro assim que o recebi na caixinha da Tag? É, pois é, eu também não sei.
Quando que comecei a ler A pintora de henna, foi como se eu estivesse em uma conversa entre amigas. Fui transportada para a vida de uma indiana com todas as suas dificuldades, costumes, cultura, força, anseios, e o desejo de ser uma mulher independente, que poderia sustentar a sua família e assim se redimir dos erros cometidos, no passado.
Em a pintora de henna vamos passear pela vida da Lakshmi, que anos após ter fugido da vida miserável de casada, reencontra o marido e de presente ele a entrega uma irmã que ela não sabia que tinha. Com uma boca a mais para alimentar e sem saber direito com criar a irmã, Lakshmi afoga-se mais ainda no trabalho para dar a oportunidade de uma vida melhor a Radha.
Com 30 anos de idade, uma irmã de 13 e uma Índia de 1950 recém declarada independente, Lakshmi se depara com visíveis mudanças sociais, porém ainda com um sistema de castas muito consolidado na cultura indiana.
Ganhando a vida como pintora de henna Lakshmi fazia muito mais que desenhos, através da henna ela contava histórias de mulheres que ela servia com seus desenhos complexos, como ela mesmo dizia.
Me surpreendi com essa leitura, foi rápida e muito prazerosa, mesmo ao longo da leitura a autora abordando assuntos tão importantes e delicados.
As semelhanças da cultura indiana com a brasileira são muitas, e se deparar com elas foi reflexivo.
Alka Joshi escreve como se estivesse conversando com uma amiga, e aqui reforço a minha experiência com essa leitura, por que foi assim que me senti. Fluido e rico em detalhes A pintora de henna é um livro pra ler já.
comentários(0)comente



Ariane 28/08/2022

Impressionante
Esse livro me deixou impactada e emociada. Mulheres lutam por dignidade, independente de sua cultura. Excelente!
comentários(0)comente



Queila 27/08/2022

O livro trata da história de uma mulher indiana da casta brämane que precisa se virar sozinha na vida, fazendo desenhos de henna em mulheres ricas de mesma casta. Com a leitura podemos ter uma idéia de como vive uma sociedade dividida em castas e o papel da mulher nesse contexto.
comentários(0)comente



Ray 27/08/2022

muito interessante
mto bom aprender mais sobre a cultura e costumes indianos com esse livro, gostei bastante da leitura, não achei que é um livro taooo rápido de ler, mas sem dúvida mto interessante
comentários(0)comente



Mavi.Reads 26/08/2022

Esperava mais
A história é envolvente até certo ponto, mas em um dado momento, as personagens são extremamente irritantes e, bem, burras.
É cada atitude idiota que fica chato.
No fim, você odeia todo mundo, odeia os desfechos?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Emanuelli.Poczapski 24/08/2022

?
Um espetáculo de livro, de verdade. Me surpreendeu, me prendeu, me encantou. A protagonista é extremamente complexa e cheia de nuances, e os demais personagens são tão interessantes quanto. É impossível não gostar. Adorei conhecer mais sobre a cultura indiana também.
comentários(0)comente



809 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR