Amarelo Seletivo

Amarelo Seletivo TalessaK




Resenhas - Amarelo Seletivo


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Karol 23/10/2024

Amarela, sim
Sendo filha de japonês e brasileira, sei bem o que é ser estrangeira em meu próprio país. Sei também que, embora sentisse na pele as "brincadeiras" de colegas e vizinhos, só entendi muito tarde que sou amarela. Queria que o convívio entre ele e João fosse mais desenvolvido, tive um "João" na escola e lembro bem como aconteciam as comparações, que se pretendiam inofensivas, mas que incomodavam muito. A história de André e a descoberta delicada de sua amarelitude é um alento pra todos nós. Obrigada! ?
comentários(0)comente



WenddyT 11/08/2024

Uma boa pedida
Mais uma boa indicação que trás sobre as experiências de pessoas amarelas a partir da perspectiva de pessoas amarelas, acho extremamente importante que tenham mais espaço e voz pra falar de suas próprias experiências que são plurais e diversas e que convergem principalmente na intenção de desconstruir estereótipos e preconceitos. Achei um bom roteiro, lindas ilustrações e o uso do amarelo em toda HQ fazendo jus ao tema e nome da obra, achei genial.
Além de ser também mais uma obra do projeto da Conrad um selo que tem apresentado HQs nacionais a preços mais acessíveis.
comentários(0)comente



Odivany 08/08/2024

Amarelo Seletivo
Com um tema interessante em mãos, que é o preconceito contra brasileiros de origem japonesa, se desenrola uma história simples demais onde deveria ser destinada para o público infantil.
comentários(0)comente



Ei, Bora Ler Mais! 06/07/2024

? [RESENHA LITERÁRIA] ?
? ?Amarelo Seletivo? é um quadrinho estilo mangá nipo-brasileira, que conta a história de André, um garoto brasileiro que precisa lidar ainda na sua infância com o preconceito devido à sua origem japonesa e, ao mesmo tempo, ele busca saber mais sobre si e saber mais sobre Okinawa (terra dos seus avós).

? Com a sua arte delicada e sua escrita fluida, o autor te leva a ?mergulhar? através dos olhos de um garotinho como foi viver em uma época em que muitos imigrantes japoneses e seus filhos que nasciam no Brasil sofreram devido à ignorância de muitos brasileiros.

? É uma história necessária e sensível, que mostra assuntos que devem ser discutidos e que devemos erradicar todo tipo de preconceitos, pois somos todos seres humanos iguais, que ninguém é superior a ninguém! Achei bem interessante as diversas curiosidades e informações sobre a cultura japonesa e como era o governo naquela época, principalmente o porquê de serem obrigados a adotar nomes brasileiros.

? Uma pequena história que abre os olhos de seus leitores e causa empatia pelo próximo!

? Uma breve curiosidade sobre a obra: ela foi premiada com a categoria Bronze no 16th Japan Internacional MANGA Award, honraria japonesa para mangás produzidos fora do Japão. O que já mostra o quão incrível e única é ler esse mangá.
comentários(0)comente



Raiane.moraes 28/06/2024

"Por que tá escrito que minha cor é amarela? [...] Porque você é amarelo. Japonês é amarelo."

Amarelo seletivo

Essa história lindíssima e sensível nos apresenta André, um garotinho de origem japonesa que nasceu no Brasil. Porém vem enfrentando muitos preconceitos em sua escola. O que faz com que André questione mais sobre sua origem a sua mãe.

A questão de encontrar em sua certidão de nascimento "cor: amarela" o deixa bastante intrigado, sem entender ao certo essa por que "amarelo". É uma obra de poucas páginas que nos ensinam a praticar a "empatia".

E nos mostra o infeliz preconceito que é sofrido por pessoas com origem japonesa em nosso país. Essa edição contem extras exclusivos para o selo "HQ para todos" da conrad. E vale super a pena ser lido, deveria ser obrigatório nas escolas.

"Só soube mais velho que a geração dos meus pais e avós chegou a ser proibida de se comunicar em Japonês. [...] Resquícios da 2ª guerra mundial: O Brasil esteve com os aliados contra o grupo do eixo, que tinha o Japão."
comentários(0)comente



Satoshin 07/08/2023

Amarelo brasileiro
Sou descendente de japoneses, igual o personagem, meu dichan (avô) nasceu em hokkaido e migrou para o Brasil ainda criança. Nasci em uma cidade com forte influência da cultura japonesa e, por sempre viver nesse meio, não percebia a importância dessa cultura na minha vida. Mudei de cidade esse ano, ainda com cultura nipônica, mas muito menos do que na cidade que cresci.
Percebo só agora a importância dessa cultura na minha vida, de quem eu sou. Não me sinto localizado nessa nova cidade e nem na cidade em que cresci, me tornei estrangeiro, estrangeiro para outros lugares e para mim mesmo
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 17/01/2023

Passado no Brasil, nos anos 80, o quadrinho acompanha André, uma criança de 10 anos que, ao mesmo passo que lida com a mudança de escola, começa a perceber o tratamento diferente que sofre por conta de sua origem.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!
comentários(0)comente



CRIS LI 29/03/2022

Hq curta que é uma gracinha
Tentando variar mais as minhas leituras, cheguei até amarelo seletivo, que vai mostrar um pouquinho do preconceito que filhos de asiáticos sofrem no dia a dia, seja no convívio com os outros ou com a mídia.
Recomendo!
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR