Amanda Souza 29/03/2024
Sensacional
Primeiramente, é de grande importância reconhecer que Bunyan foi um exemplo muito grande de verdadeiro cristão. Essa edição é ótima, pois os comentários deixam nítido como Bunyan amava a Deus de todo o seu coração, o mesmo foi preso por anos porque se recusava a deixar de pregar o evangelho e isso é de se admirar, é de se espelhar.
O peregrino conta a jornada de um homem que nos é apresentado como "Cristão", que basicamente sou eu e você que em um determinado momento reconheceu que Jesus é o caminho, a verdade e a vida, e que decide trilhar essa jornada (que não é nada fácil) mas também que é e será vencida pela força que nos é concedida por aquele que tanto nos amou.
Lançado em 1678, e falado/conhecido até os dias de hoje, O peregrino pode ser considerado um manual de como devemos viver, como devemos caminhar na fé, na humildade e na esperança todos os dias de nossas vidas, tendo apenas um objetivo "o paraíso/o céu/a cidade celestial".
Há muitas referências bíblicas, dezenas e isso já é de grande importância. A gente se vê muito no Cristão durante a leitura, é literalmente a vida de um Cristão; não somos santos, mas buscamos santidade porque Deus nos convida a sermos santos, até porque seu maior desejo é ter os seus filhos todos consigo. As alegorias de Bunyan nos mostram que somos trabalhados diariamente através de provas e situações que passamos e tudo isso nos molda para um dia enfim contemplarmos a glória do Senhor de pertinho. Uau! Essa leitura foi sensacional.
Obs: relutei muito em ler, pois o começo tem muitos comentários, introduções e eu não esperava tudo isso (assuntos complexos). Foi difícil, mas essa edição me surpreendeu muito, a história ao todo é de fácil entendimento e nos prende muito, recomendo.
"Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam". (1 Coríntios 2:9).