spoiler visualizarKit_Kat_ 31/12/2023
Adivinhável?
Como diria Shirley Jackson, "nenhum organismo vivo permanece por muito tempo com sanidade". Essa história começa quando a enfermeira Amy é contratada para lidar com a paranoica e linda Louise, a qual começou a perder sua sanidade, durante uma viagem para um sítio arqueológico com o marido dr. Leidner, responsável ali pelas escavações, junto da robusta Miss Johnson e do atraente Mr. Carey. Porém, enquanto eles dividem o espaço com a equipe de arqueologia, a Louise Leidner começa a receber umas cartas muitos estranhas ameaçando matá-la, além de uns sustos que um desconhecido começa a pregar nela, como a aparição de um rosto na janela de seu quarto e o roçar de uma mão em seu corpo enquanto dormia.
A tensão é palpável no ambiente e, apesar de belíssima, Linda Louise não é conhecida por seu carisma e sua simpatia, sendo descrita como "La Belle Dame sans Merci", ou seja, a bela dama sem piedade. Seu jeito individualista e egocêntrico de se portar se torna responsável pela maioria dos membros da comitiva a odiarem e poderem se interessar em lhe pregar uma peça.
Entretanto, as dimensões escalam vertiginosamente quando Mrs. Leidner é de fato assassinada e as investigações começam para decifrar o culpado.
.
Bem, vamos lá! Sobre a investigação, é um livro divertido que pode ser lido rapidamente e distrair em uma viagem de carro ou em um dia chuvoso. Entretanto, decepcionei-me um pouco, porque, na segunda metade do livro, eu já tinha descoberto quem cometera o assassinato e havia percebido e suspeitado do que se tratava a outra movimentação suspeita concomitante. E nada disso teria problema se, no desenrolar da trama de ambos os crimes, a história trabalhasse a psiché dos personagens, tentasse me fazer entender porque agiram asssim, aprofundasse o relacionamento de Miss Johnson, Mr. Carey e Dr. Leidner, que, sem dúvidas, são as personagens mais interessantes dali.
Senti falta de uma motivação maior para o assassinato e me aborreci com as personagens que estão ali para "disfarçar" quem cometeu o crime/encher linguiça, são tão secundárias que os leitores não se dariam ao trabalho de pensar que poderiam ser responsáveis pelo assassinato. Quanto à segunda trama, interessante, mas, pelo cenário em que a história se passa, era imaginável que abordaria algo do tipo em algum momento, por isso desconfiei.
Mas se você deseja um livro para distrair, passar a tarde e tentar desvendar o culpado, talvez esse livro funcione melhor para você do que funcionou para mim. Sendo sincera, o que realmente me incomodou foi o desperdício de personagens com potencial para serem mais exploradas e as várias páginas em que a enfermeira tentava me convencer arduamente que a Mrs. Leidner era muito linda, atraente e mitologicamente incrível.