Mikaelen.Bezerra 01/05/2024
Muito bom!!
Se alguém me perguntasse qual o estilo de escrita da Agatha eu daria para ela esse livro como exemplo, pois aqui a autora faz tudo que a deixou tão famosa por ser a rainha do crime. A fórmula é a mesma, uma pessoa é assassinada e a suspeita sobre quem seria o criminoso recai sobre o grupo do qual a vítima fazia parte. Clássico. Um clássico bem executado.
O assassinato é muito intrigante, porque parece realmente um crime impossível, já que durante o livro todo é realmente muito difícil visualizar como poderia ter acontecido. E quando Poirot começa a investigar e tentar recriar os passos do assassino, fica mais complicado ainda.
Os personagens tem uma dinâmica bem interessante. Uma tensão entre eles que deixa o clima do ambiente ainda mais pesado e intenso do que já estava por conta do crime. E isso foi outra coisa que eu gostei muito. A ambientação da "casa" que eles estão é muito bem feita. Podemos praticamente sentir toda aquela desconfiança no ar, junto como medo, ou de o assassino realmente estar entre eles, ou, de ter seus segredos descobertos (já que aparentemente todos nesta história escondem alguma coisa).
Agora, as coisas que eu não gostei foram, primeiro: o racismo e a xenofobia escancarados que a Agatha tinha para com aquelas pessoas. Os comentários dela aqui são muito absurdos e desnecessários e que querendo ou não acabaram me incomodando durante a leitura. Óbviamente eu levei em consideração a época e o lugar em que o livro foi escrito, mas ainda assim me incomodou. A outra coisa, agora relacionada diretamente a história que me incomodou im pouco, foi algumas incongruências que achei difícil de engolir relacionado ao assassino(a). Teve algumas coisas meio forçadas, mas nada que me tirasse muito da história. Mas tirando isso o final é realmente muito bom e me deixou embasbacada e óbviamente me sentindo uma completa trouxa. Desses últimos cinco livro que eu li da Agatha, esse para mim foi o melhor e com o final mais satisfatório.
Portanto, tirando as falas preconceituosas e alguns exageros, o livro é muito bom, com um mistério muito bem feito e bem amarrado, além de bem intrigante. Recomendo.