A Terra Delas

A Terra Delas Charlotte Perkins Gilman




Resenhas - A Terra Delas


23 encontrados | exibindo 16 a 23
1 | 2


Sabrina758 27/09/2022

Em "A Terra Delas" conhecemos este país autossuficiente, super desenvolvido e civilizado, povoado apenas por mulheres há 2 mil anos. Através do olhar de Van e seus amigos, Jeff e Terry, exploradores que estavam em uma excursão até encontrarem esse "novo mundo", de fato, utópico. E foi uma experiência de leitura bastante peculiar e curiosa.

Nesse país, onde elas tem como objetivo de vida a maternagem e o constante desenvolvimento e evolução em prol da comunidade, observamos uma forma de amor, ética, justiça e pacto social de maneira nunca imaginada. É uma sociedade que, de fato, funciona para o bem estar de todas. Um país em que não há desigualdade, fome, violência, doenças e em que as crianças são tratadas e criadas de forma digna, sendo preparadas para liderar e aperfeiçoar o futuro da nação. Acho que o que tem de mais bonito nessa cultura é em como todas, exatamente cada uma delas, tem importância vital para o país. O senso de companheirismo, amor, serviço e cuidado que tem umas com as outras, de respeitar e encorajar a curiosidade, os estudos e preferências de cada uma, fora a coragem de exercerem sua liberdade, de serem quem são, é incrível.

Apesar da invasão desses homens desconhecidos (e insuportáveis, diga-se de passagem), a história nos faz refletir o tempo inteiro sobre a cultura, crenças, costumes e religiosidade ocidentais, e essa falsa soberania de acharmos que a nossa forma de pensar e viver é melhor que no resto do mundo. Toda a ideia por trás dessa entrada deles no país é completamente revoltante, e nos pegamos apreensivas sobre o que eles vão fazer, querendo retirá-los dali. Mas, como dito anteriormente, essa é uma sociedade altamente funcional, e elas sabem se articular e defender perfeitamente. São corajosas e sábias, e contornam a situação da melhor maneira, sem precisar de violência.

Além de críticas relativas a pensamentos imperialistas/colonizadores, essa é uma sociedade matriarcal, que contrasta diretamente com a visão e comportamento misóginos enraizados nos três visitantes. Tem muitas falas e expectativas deles em relação a esse país de mulheres que causam profundo asco, mas que dialoga diretamente com a realidade que vivemos. É realmente um livro muito interessante, com uma construção de mundo fenomenal, bastante descritiva e que eu amei visualizar na minha cabecinha durante a leitura. Devido a isso, a escrita se torna um pouco arrastada, mas a história não deixa de ser instigante e original. Não entendo porquê ele é tão desconhecido, tem muito mais que eu poderia falar sobre A Terra Delas, mas estragaria a experiência de leitura. Recomendo bastante!
Jeffez 18/03/2023minha estante
???????




anaartnic 22/08/2022

Uma pena a história ter se perdido :(
Este foi o primeiro livro do gênero ficção científica que eu li, e posso dizer que ele me incentivou a ler outros livros do gênero. Apesar disso, não fiquei muito satisfeita com a história e acho que ela acabou se perdendo nos enfoques.

Na história, três homens, em uma expedição, encontram uma terra habitada apenas por mulheres. Eles ficama impressionados e custam a acreditar que não existem homens, dado o grau desenvolvimento, a existência de bebês e as grandes construções. A narração é em primeira pessoa e é feita no tempo passado, ou seja, o Van está nos relatando o que se passou na expedição.

A linguagem do livro é bem tranquila, por conta disso consegui ler bem rápido. As reflexões sobre o conceito de feminilidade, o machismo e algumas micro agressões tão naturais na nossa sociedade são abordadas de forma muito inteligente pela autora. Além disso, também existem críticas muito pertinentes ao sistema de ensino e a religiões, que geram reflexões muito interessantes.

Apesar desta riqueza teórica, na minha percepção o livro se perdeu, seu ritmo se tornou mais cansativo e focando em um enredo chato, enquanto tinha todo um país e seus diferentes aspectos para explorar. E teve um momento que a narração ficou meio truncada pelo fato de ser em primeira pessoa e a linha de raciocínio do personagem que a narra se perder.

Eu amei a quebra de expectativa que ocorre na temática de encontro de civilizações diferentes, assim como os perfis machistas são externados por meio dos três protagonistas (eu odiei cada um deles).

PS. Não foi legal ouvir algumas baboseiras estadunidenses sobre o resto do mundo ao longo da leitura.
comentários(0)comente



Thata 05/08/2022

A terra delas
Este livro é uma utopia de uma sociedade só com mulheres, eu gostei da forma que a autora descreveu a sociedade além de que em vários aspectos, eu acredito que se existe uma sociedade somente feminina seria daquele jeito, só achei irritante a parte em que elas só vivem pela maternagem e eu até entendo o porque, justamente por conta do passado delas. Enquanto aos personagens principais os homens, Terry o mais machista me irritou um pouco , o Jeff é um amorzinho e o Vandyck é um ser humano normal que se caísse em uma sociedade diferente da dele e tivesse a mente aberta se comportaria do mesmo jeito que ele. O livro é bom , recomendo para leitura!
comentários(0)comente



sandim_steh 26/06/2022

SIGA O IG: @PAPEANDOSTEH
?Ama-se mais o que se conquista com esforço."


{RESENHA: "A Terra Delas - Charlotte Perkins Gilman"} Neste livro vamos conhecer três homens: Terry O. Nicholson, Jeff Margrave e Vandyck Jennings, colegas de classe e amigos, que tinham apenas uma coisa em comum a Ciências.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH
comentários(0)comente



Dri - @leiturainsone 06/06/2022

Será que é possível um país só de mulheres?
Três homens saem em uma expedição e escutam boatos de um país habitado apenas por mulheres. Curiosos, resolvem empreender uma outra expedição, dessa vez focada apenas em encontrar essa Terra das Mulheres.

Os homens esperam chegar em um país habitado por seres extremamente selvagens e violentos. Assim, vão preparados para o pior ao mesmo tempo em que sonham poder ajudar essas mulheres, mais ou menos quando colonizadores acreditam que sua forma de viver é superior à do colonizado, sabe? A ideia do homem salvador? Então!!!

“Não eram jovens. Não eram velhas. Não eram, no sentido feminino da palavra, bonitas. Não eram nem um pouco ferozes.”

Mas qual não é a surpresa desses queridos quando encontram um lugar completamente pacífico, com uma estrutura de subsistência mais voltada para o vegetal e uma organização política de tolerância zero com violência.

As mulheres acolhem esses homens, ensinam sua língua e todo o conhecimento que possam oferecer a eles em troca de que eles também lhes ensinassem como era o mundo fora daquele país, já que estavam exiladas havia séculos.

Preparem-se para passar muita raiva!

Charlotte Perkins Gilman não escreveu esse livro para agradar. Escolheu deliberadamente narrar os fatos pela perspectiva de homens.

O livro todo é um relato sobre essa expedição, sobre como eles, os homens, tinham ideias pré-concebidas sobre aquele país e as interpretações que eles vão construindo ao longo da estadia, será que eles mudam de ideia?

Não vou mentir que torci, a todo momento, para que esses homens se dessem bem mal no final. Mas já adianto que essas mulheres são extremamente pacíficas que chega a dar inveja.

Foi meu primeiro contato com utopias na ficção e fiquei completamente presa a essa leitura, desejando que não terminasse, mas, como nem tudo são flores, o final foi muito abrupto, me desapontou um pouco e me fez tirar uma estrela da nota.

Uma leitura que recomendo a todos, pois é aquele livro curto que vai te fazer pensar dias sobre o que aconteceu ali, seja para ridicularizar situações e pensamentos ou para se compadecer com certos personagens e ações.
Emyllaynny.Freitas 07/06/2022minha estante
Nossa, sua resenha me deixou muito curiosa kkkkk


Dri - @leiturainsone 10/06/2022minha estante
? esse livro é muuuuito bom!


Cah.Muniz 29/06/2022minha estante
Concordo com você. Nas últimas páginas eu estava me torcendo de ansiedade, querendo saber como é que o "novo mundo" seria gerado naquela terra. E foi tão abrupto o final que fiquei insatisfeita, queria muito saber como é que a Ellador encararia o nosso mundo e entender qual a ligação do final com o começo, pois não se sabe como é que esse retorno foi concluído.




Marcia.Santos 12/03/2022

A terra Delas
Um livro que trouxe reflexão de diversos aspectos da condição da vida da mulher... A percepção de feminismo de um prisma diferente.
comentários(0)comente



Flavinha 25/02/2022

Me surpreendeu
Eu achei que ia ser um livro mais de boa, mas acabou sendo algo muito sério e provocador. Ele traz uma perspectiva muito interessante de que certas características ditas femininas só são desenvolvidas diante de uma demanda q é masculina, mas a história é meio morosa e por isso não foi tão prazerosa quanto eu esperava.
comentários(0)comente



@emcadacapa 23/02/2022

Incrível!
Três rapazes, em uma expedição, se deparam com um rumor de um país além das planícies totalmente habitado por mulheres, claro que eles não acreditam nisso, porque ninguém nunca ouviu falar de tal lugar? Mas ao se depararem com um rio bem curioso e um pedaço de tecido, eles decidem explorar e tentar encontrar esse lugar, caso exista. Logo eles tropeçam nessa sociedade inacessível composta apenas por mulheres e que existe há séculos, mas como isso é possível?

?Esta obra é considerada literatura feminista, e isso se encaixa perfeitamente em Perkins, porque ela era, antes de mais nada, uma feminista.?

Imagine aí, três homens, cada um com sua especialização em algum aspecto da ciência, cada um com seu nível de machismo altamente enraizado no seu ser, descobrindo toda uma sociedade nada atrasada composta apenas por mulheres? É bem louco e utópico, não é? É justamente isso o que encontramos aqui nessa história. O livro, em sua maioria, consiste no contato e em como é feita a troca de informações, as mulheres que estão há séculos sem a visita de nenhum homem, e os três rapazes que querem saber como aquilo é possível.

Uma obra de grande reflexão e que pode expandir seu modo de pensar sobre diversos aspectos. Um livro curto e que deveria ter uma importância imensa nos dias de hoje. Um livro escrito em 1915 e que é capaz de nos ensinar tanto após todos esses anos.

?Vamos! - exclamou Terry, seguindo em frente. - Ó, vamos logo! Rumo à Terra Delas!?
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 16 a 23
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR