Vanessa Aragao 28/03/2024
Em um mundo extremamente abundante de informação, comida, acesso irrestritos e tudo mais o que se possa imaginar, a dopamina um neurotransmissor, liberado pelo cérebro como uma ?recompensa? nos faz presa fácil para os vícios modernos. Redes sociais, fast food, enxurrada de informações etc? todos somos presas em potencial do mal do século. A própria psiquiatra Anna Lembke relata o vício, sim, pasmem: em livros.Ler compulsivamente, sem um foco, somente pelo prazer de ler sem motivo, sem sentido.
Estamos cada vez condicionados a fazer tudo no automático, o livro nos faz pensar e refletir se é isso mesmo que queremos: ser escravos da tecnologia, estar sempre buscando mais e mais, não se atentar aos pequenos detalhes de uma caminhada ao ar livre, nos livrar dos processados como açúcar, alimentos ricos em glúten e tudo o que é industrializado. É a velha fórmula: o básico funciona: atividade física, boa alimentação, mente equilibrada e o mais importante sem recompensas ?vazias?.
O livro me fez rever o que quero para o futuro e com certeza estou mudando e ainda mudarei muitos hábitos. Leitura imprescindível.