A verdadeira história da bibliotecária de Auschwitz

A verdadeira história da bibliotecária de Auschwitz Dita Kraus




Resenhas - A verdadeira história da bibliotecária de Auschwitz


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


spoiler visualizar
comentários(0)comente



MarciaCannecchia 10/11/2024

Holocausto
Eu me interesso muito em saber desse momento do holocausto. Mexe muito comigo, a emoção sempre toma conta de mim. Além da indignação , é claro. Mas uma coisa não ficou muito clara ou dormi em algumas partes: não encontrei a parte da biblioteca de Auschwitz. Deve ter sido implícito, minha mente não alcançou ou perdi msm. Mas msm assim, foi lindo.
comentários(0)comente



Juliana 20/09/2024

A verdadeira história da bibliotecária de Auschwitz
É sempre dolorido ler as memórias de quem viveu os horrores do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial.
comentários(0)comente



Gael.Conte 02/08/2024

O livro é muito bom, a escrita da autora é perfeita, parece que estou vivendo o que ela viveu. No entanto a ordem dos fatos e do capitulo, principalmente no final é um pouco confusa
comentários(0)comente



Sara Marinho 02/08/2024

A escrita desse livro dá aquela sensação de que você está sentada na mesa com sua avó tomando café com bolo e ela está te contando a história da vida dela.
Gostei muito dessa leitura do clube do livro, foi muito interessante pelo fato de contar sobre a vida dessas pessoas após a guerra.
comentários(0)comente



Uélita 06/05/2024

Talvez por já ter lido outros temas sobre a gerra eu esperava um pouco mais, sinto que a autora não conseguiu passar em palavras todo o sofrimento que realmente viveu, gerra, mortes, festas, danças, "namorados" faltou emoção é cheio de detalhes mas ainda assim não é uma leitura completa.
comentários(0)comente



Dominoni 18/02/2024

Sobrevivente
Gostei deste livro pois ele foi muito além de Auschwitz, contou a vida dela após a Guerra, que aliás foi bastante trabalhosa. Que mulher corajosa e guerreira
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mfru 21/01/2024

O livro é bem interessante e eu pensava que ia a história ia focar na bibliotecária, do campo de concentração, durante a guerra, mas é praticamente umas três páginas que aborda o assunto. Eu só tive vontade de ler o livro porque nunca ouvi falar que teria uma biblioteca em Auschwitz. Enfim, o livro é bacana mostra um lado judeu que eu achava que não existia.
comentários(0)comente



Núbia Cortinhas 21/11/2023

Resiliência, essa é a chave!
A Verdadeira História da Bibliotecária de Auschwitz é um bom livro e é bem diferente do Romance que tem Dita Kraus como personagem principal.

   Em sua biografia, Dita Kraus, vai narrar bastantes fatos da sua infância e do pós guerra. Ela foi bem resumida sobre os acontecimentos sofridos durante a Segunda Guerra Mundial, pois ela mesma explicou que a sua memória a protege do sofrimento, das lembranças dolorosas com o esquecimento. E é interessante como ela se lembra ricamente dos detalhes da infância.
  
O livro é ricamente ilustrado com fotos da Dita (criança e adolescente) , dos seus pais e das amigas. Senti falta das fotografias do marido e filhos.

    Apesar de ser breve o relato sobre o período do Holocausto, e ela faz-nos compreendê-la, o livro não se torna menos interessante pelo contrário, a escrita dela nos atrai, atiçando a nossa curiosidade sobre como foi viver as vésperas de uma tragédia, a passagem por ela e principalmente o como foi voltar e dar a volta por cima, seja na sua terra natal, seja num novo país aprendendo uma nova língua e cultura.

   " Compartilho de seu sentimento porque eu tenho a sua idade e sei o que é o sofrimento. É possível que sobreviver a uma catástrofe crie uma irmandade entre os povos."  - frase dita à ela por uma sobrevivente da bomba atômica.

"Não preciso mais adiar. Hoje minha vida é no presente."  Dita Kraus
Silvia Cristina 21/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha


Vanessa.Castilhos 22/11/2023minha estante
Resenha maravilhosa, amiga!! Tbem quero ler esse.?????


Fabio 22/11/2023minha estante
Belissima, resenha, Núbia!
Como sempre um show de escrita!???


Mariana 22/11/2023minha estante
??????????Que resenha linda!!


Núbia Cortinhas 25/11/2023minha estante
Obrigada meus amigos pelos elogios! ? Desculpem a demora em responder. O Skoob ultimamente está desanimando... Demora séculos para carregar os comentários, notificações, perfis... Nem acredito que consegui acessar! ??????




Nouzaíra 24/07/2023

História Real
As histórias dessa época me despertam muita curiosidade, o livro ? é um relato real de quem viveu essa monstruosidade do holocausto ?
comentários(0)comente



dud4books 18/06/2023

A verdadeira história da bibliotecária de Auschwitz
A Bibliotecária de Auschwitz: conto de romance sobre uma mulher que contrabandeia livros para crianças no mais conhecido campo de concentração da era nazista, mas esta, é sua verdadeira história. No livro "A verdadeira história da bibliotecária de Auschwitz" Dita Kraus, a verdadeira bibliotecária, no livro conta sua história desde sua infância, antes dos ataques nazistas. A autora nasceu em Praga, atual República Dominicana. A sobrevivente conta que até sua adolescência, nunca tinha ouvido falar na palavra judeu. “Eu descobri a palavra judeu, pela primeira vez, quando estava no terceiro grau”, conta Kraus, em seu livro. Dita Kraus conseguiu administrar uma biblioteca dentro do espaço, com livros que eram trazidos por ela mesma, que os escondia dentro da saia dela. As obras eram coletadas nas bagagens de judeus mortos recém-chegados em Auschwitz. A bibliotecária foi liberada em 16 de julho de 1945, aos 16 anos, atualmente, Dita tem 93 anos e segue contando sua história para todos. O emocionante livro sobre sua história, foi lançando em 2020, e segue tendo uma grande bilheteria. Não é segredo pra ninguém que sou muito fã de história e lendo este tipo de livro, me sinto cada vez mais próxima de relatos assim...
comentários(0)comente



Cris SP 24/05/2023

24.05.2023
Tantos livros que li sobre a segunda Guerra, mas esse foi o primeiro que fala sobre a migração para Israel e sobre viver em uma comunidade chamada Kibutz. Não discorre sobre a atividade em si da bibliotecária quando estava em um campo de concentração, mas sobre a sua vida. De como sobreviveu e de como conseguiu superar e olhar para o futuro e não para o passado.
comentários(0)comente



Camila 21/02/2023

Um relato forte, emocionante e necessário sobre a vida antes, durante e depois dos horrores no campo de concentração. Detalhes impressionantes e até mesmo inimagináveis sobre a vida dessa sobrevivente do Holocausto. Recomendo fortemente a leitura.
comentários(0)comente



Ragnar 20/02/2023

Preservação de uma memória
A verdadeira história é bibliotecária de Auschwitz nos apresenta uma narrativa pelas memórias de sua autora, Dita Kraus. Acompanhamos todos os seus relatos, desde a sua infância na cidade de Praga, até os seus dias nos campos de concentração nazistas. Uma narrativa que prende o leitor, porém que devido aos acontecimentos apresentados é preciso ter atenção a gatilhos como ansiedade, são evidências de um período terrível da história da humanidade, que precisa ser preservado para que as futuras gerações conheçam e que não venham a torna a repeti-las.
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR