O mito individual do neurótico

O mito individual do neurótico Jacques Lacan




Resenhas - O mito individual do neurótico


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Carlos.Junior 05/11/2024

8/10
O mito individual que dá nome ao livro é a narrativa pessoal que cada pessoa em seu interno cria na subjetividade para dar sentido ao seu desejo e suas experiências. Essa condição estrutura a identidade do neurótico, conectando a sua falta fundamental, o vazio, ao o Outro. Essa ideia organiza os sintomas e fantasias do sujeito, explanando como ele lida com sua angústias e prazeres.

Vale a pena ler? Vale muitíssimo! O livro é sensacional e possui um conteúdo fenomenal sobre a construção do sujeito e suas buscas de vivência ou medos em relação ao seu desejo, mostrando o fato de que nunca alcançaremos nossa verdadeira idealização ficando presos em uma realidade paralela ao objetivo interno que se molda a nossa subjetividade mental mecânica e que foge de um idealismo projetado.

O lado ruim do livro é a dificuldade, ele tem 160 páginas e eu só consegui terminar ele ao final de 15 dias estudando o tema. Lacan, como todo filósofo ou psicanalista francês, exagera em muito na dificuldade gramatical para ser levado a sério pelos seus pares. Me sentia burro em várias vezes durante a leitura.
comentários(0)comente



Ana Tambara 13/08/2023

Um Lacan que dá para ler
Minha primeira leitura completa de Lacan, posso até dizer que entendi as palavras, infelizmente não entendi o que foi dito. Uma leitura interessante, recomendo aos que gostam do autor.
Leticiametal 17/08/2023minha estante
A sensação é de estar sofrendo um derrame.




lilica 25/02/2023

Me senti obrigada a fazer uma resenha desse livro pq minha nossa como pode o lacan falar tudo da forma mais confusa possivel o mundo seria tao mais facil se ele tivesse tido uma aula de linguas
comentários(0)comente



Flavio 04/10/2020

O texto abrange três participações de Lacan em seminários sobre mitologia, religião e etnologia, onde o autor teve considerações sobre essas disciplinas e a psicanálise. O primeiro artigo, é um clássico lacaniano, fala sobre o mito individual do neurótico e sua relação com o familia e o complexo de Édipo.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR