dudinharoan 15/09/2022
Forte e corajoso
Nunca, nem quando tive aulas sobre a Segunda Guerra Mundial na escola (cerca de um semestre inteiro) eu li tantos detalhes sobre o Dia D. Mesmo retomando o assunto algumas vezes depois, era sempre só uma citação ou no máximo uns dois parágrafos, por isso nunca tive noção da importância que essa organização teve (porque com certeza não foi só um dia).
A coisa é: eu, que adoro ler sobre a segunda guerra, não fazia a mínima ideia da grandiosidade e engenhosidade da mentalidade por trás disso tudo, algo que motivou o mundo a acabar com a miséria do "império" hitlerista.
Através de códigos por rádio, codinomes, grandes e diversas organizações colaboradoras e MUITAS pesquisas de rotas importantes e válidas, contatos e preparações para possíveis derrubadas, várias história são entrelaçadas e várias batalhas são vencidas e perdidas.
Foi um conflito inteiro, praticamente; demorado, sofrido e bem intenso. Com esse livro eu finalmente soube como a Resistência teve várias e várias derrotas e conquistas, mas absolutamente ninguém desistiu até que seu objetivo fosse cumprido.
Achei INCRÍVEL o quanto o/a autor/a fez questão de mostrar o papel das mulheres em cada batalha, o dia a dia delas numa sociedade tão desigual até hoje, como lutaram tanto quanto os homens ou até mais que eles em alguns pontos/momentos, mas não foram nem notadas, imagine valorizadas da forma que deveriam. Foi ralmente especial pra mim acompanhar tudo como se eu estivesse lá, lutando na Resistência com eles.
É tão lindo quanto demorado, e bem demorado, mas valeu MUITO a pena, acrescentou muito na minha vida. Aqui são contados detalhes que nunca vou esquecer; histórias de vida, inspiração e motivação pra que sempre, sempre continuemos, não importa de que forma.
"Se há vida, há esperança."