The Husky and His White Cat Shizun

The Husky and His White Cat Shizun Meatbun Doesn't Eat Meat




Resenhas - The Husky and His White Cat Shizun


13 encontrados | exibindo 1 a 13


Lala262 09/09/2024

A história é muito boa, porém é muito problemática, e se a pessoa quiser mt ler (vale a pena) vai ter q ignorar um monte de coisa, eu passei muito raiva na época que eu tava lendo, mas a história te prende e só vai melhorando ao decorrer dos livros
comentários(0)comente



mystic 29/08/2024

Início Exemplar
É impossível sair deste primeiro livro sem experimentar pelo menos umas quinze emoções diferentes. A escrita de Rou Bao Bu Chi Rou (ou para os íntimos, Meatbun Doesn't Eat Meat) é tão envolvente e intensa que é difícil largar. Não posso culpar aqueles que tentaram devorar a história inteira em uma semana; é quase impossível parar de ler!
A construção dos personagens é simplesmente fantástica. A complexidade deles é impressionante, e o desenvolvimento revela um profundo conhecimento (e uma honestidade brutal) sobre a psique humana. A crueldade de Mo Ran, ligada ao seu passado e suas dificuldades com (quase todas as formas de, haha) socialização, é particularmente marcante. Mesmo sendo uma pessoa deplorável, você acaba se vendo nele, assim como no Chu Wanning.
Estou ansiosa pelos próximos volumes e já estou imaginando como essa história poderia terminar. Espero que a qualidade da escrita se mantenha – se for assim, mal posso esperar para explorar outras obras da autora!
comentários(0)comente



Virginia9 12/06/2024

The husky and his white cat shizun (vol. 1)
Mo Xiang Tong Xiu é, sem dúvida, um dos nomes mais conhecidos e badalados dentro do género danmei. A par da autora, estão também outros nomes como Meatbun ou Priest. Enquanto não me é possível obter a cópia física dos últimos volumes de Heaven Official's Blessing, decidi dar continuidade a esta minha caminhada num género que ganha cada vez mais atenção nos países ocidentais. Nesse sentido, peguei em Erha - que já tinha vindo a despertar o meu interesse.

“Human nature is set. It isn´t so easily changed, not without tremendous resolve”


Neste primeiro volume, conhecemos o protoganista, Mo Ran (nome de cortesia, Weiyu). Logo nos primeiros capítulos, Mo Ran é-nos apresentado como um tirano louco, que cometeu as maiores atrocidades possíveis e inimagináveis. Cansado de viver, Mo Ran comete suicídio. Acontece que ele acaba por renascer no seu corpo de dezasseis anos, sendo-lhe concedida uma oportunidade de corrigir certos eventos do seu passado.

Mo Ran é uma personagem complicada. Sim, dizer que uma personagem é complicada no mundo do danmei é um eufemismo, no entanto não consigo pensar noutra palavra no momento que explique os meus pensamentos sobre esta personagem em particular. A personagem é pintada como sendo extremamente cruel, calculista e manipuladora, porém arrependida (embora não seja claro até que ponto) de alguns dos seus atos cometidos na sua vida passada. Não é que a personagem não possua uma noção de certo e errado, contudo a sua bússola moral gira para o lado que lhe for mais conveniente. Apenas duas coisas são certas sobre Mo Ran: o seu intenso amor por Shi Mei e o seu intenso ódio (e outros sentimentos) por Chu Wanning.

Achei interessante que, em vários momentos da narrativa, Mo Ran é acometido pelas suas lembranças da sua vida passada, ao ponto que ele não consegue discernir muito bem onde se encontra na linha temporal. Aliás, é através desses flashbacks que nós vamos tendo uma noção do que aconteceu e da sua personalidade. Ao contrário de muitas críticas na internet, eu não odiei logo de caras Mo Ran. Todavia, também não gostei dele. Pessoalmente, diria que a personagem ainda está em banho maria, simplesmente à espera para ver o que acontece daqui para a frente. Para além disso, a personagem não é um narrador confiável, uma vez que as suas memórias da vida passada em certos momentos são confusas.

“Did you know the most wonderful dreams are rarely even true?”


The husky and his white cat shizun (também conhecido como Erha, sendo por vezes estilizado como 2ha) não conta somente com a narração do ponto de vista de Mo Ran, apresentando igualmente o ponto de vista de Chu Wanning - o seu shizun, isto é o seu professor.

Chu Wanning é uma personagem que foi feita para os leitores simpatizarem logo de caras. Pode ter um exterior frio e distante, mas no fundo ele só quer um pouco de amor e de carinho. Chu Wanning é uma personagem que foi posta num pedestal por todos; o mínimo erro e o mundo cair-lhe-á em cima, cobrando pela mais pequena falha, esquecendo-se que ele também é humano. Ao mesmo tempo, por ter sido posto nesse pedestal, ninguém se quer aproximar dele. Por conta disso, a personagem não sabe como interagir com as demais pessoas, escondendo-se atrás de uma máscara de orgulho. Enquanto lia, não me parava de vir à cabeça a música I'm a mess de Bebe Rexha. Acho que se enquadra muito com Chu Wanning.

A acrescentar a isto tudo, a personagem nutre ainda sentimentos amorosos por Mo Ran, seu discípulo. Gostei que a autora não tentou embelezar a situação, mostrando logo o quanto é problemática a situação, pois estamos a falar de uma situação onde ocorre um desnível de poder - para além de que uma das personagens é menor de idade. Ainda assim, Meatbun tenta redimir Chu Wanning aos nossos olhos ao demonstrar que a própria personagem está consciente de que se trata de uma situação problemática, nunca agindo verdadeiramente sobre esses sentimentos.

Quanto às restantes personagens, eu até que gostei delas. Xue Meng é pura e simplesmente o alívio cómico. As brigas entre ele e Mo Ran são demasiado engraçadas. Já Shi Mei, eu fiquei com um pé atrás. Porquê? Segundo a nota do tradutor, um possível significado para o seu nome é «esconder algo». Se o próprio tradutor chama a atenção para isso, é porque ali há gato.

Não poderia deixar de fora o próprio mundo. 2ha é um livro do género xianxia. Basicamente, é um género literário fantástico que retira grandes inspirações da cultura chinesa no seu todo. O género caracteriza-se sobretudo por existirem três reinos (embora alguns autores modifiquem um pouco as regras): o reino dos imortais; o reino humano; e o reino dos demónios. Em 2ha, os três reinos encontram-se numa constante dialética, influenciando-se mutuamente. Achei interessante a construção de mundo neste primeiro volume. A autora não nos maça com descrições muito detalhadas sobre toda a estrutura de poder que permeia o mundo, em vez disso focando-se em fornecer-nos as informações necessárias quando a situação assim o exige. Logo de caras, já dá para perceber que o mundo de 2ha é vasto, no entanto nós apenas vamos deslindando a sua vastidão arco a arco. Pessoalmente, prefiro este esquema, pois alicia a minha curiosidade em saber mais e compreender melhor como o mundo afeta as personagens.

Estou muito curiosa para ler os próximos volumes, uma vez que já foi referido que a linha do tempo foi alterado e, portanto, agora está diferente - ainda que alguns eventos sejam comuns. Quero ver como a história se vai desenrolar.
comentários(0)comente



camomiIa 27/03/2024

So to escrevendo pro desafio de leitura so to escrevendo pro desafio de leitura so to escrevendo pro desafio de leitura
comentários(0)comente



Arduna 17/03/2024

História de tirar o fôlego!
A escrita da Meatbun simplesmente te faz voar pela história.
A premissa é extremamente interessante e cheia de mistérios, o mundo (apesar de graficamente cruel em alguns momentos) é lindo, cativante e vivo, repleto de locais distintos e criativos.
Os personagens são super bem caracterizados! Nós sabemos rapidamente seus gostos, desgostos e como se relacionam entre si. Cada um tem traços próprios e distintos uns dos outros, tanto na aparência quanto nos modos de falar e preferências.
O casal principal é repleto de altos e baixos, o que torna a história engajante ao mesmo tempo que te faz querer bater na cabeça do Mo Ran (ou Morango kkkkkkk) por ser tão denso.
Mas acho que o que realmente me fez começar essa leitura foi a premissa em si. Será que é possível buscar redenção após uma vida de pecados? Afinal, dada oportunidade quem não gostaria de desfazer os maiores erros de suas vidas? Mas além disso, viver novamente pode provar que sua percepção de acontecimentos passados não era toda a verdade...
E acima de tudo: Chu Wanning merece ser colocado num potinho com todos os doces que ele quiser!
comentários(0)comente



giwag0 05/01/2024

Demorei bastante tempo pra começar essa leitura, mas fico feliz de ter sido a minha primeira de 2024. Eu to adorando a história, é muito bem escrita e amo os personagens e o universo.
comentários(0)comente



brusilvah 04/01/2024

Meu Deus...
Primeiro livro da Meatbun que leio. Tendo como referência só a MXTX, me chamou atenção ela colocar um pouco do ponto de vista dos dois personagens principais. Logo no primeiro livro já ficamos cientes de que eles estão morrendo de tesão um pelo outro. Um enemy to lovers do jeito que gostamos, com as maiores atrocidades cometidas entre os personagens, muito humor e uma pitada de angst ???. Prevejo que vou sofrer muito ainda.
comentários(0)comente



Kiri 25/11/2023

Amor da minha vida
Essa tá sendo minha quarta releitura da obra então sim, pra mim vale DEMAIS! Tô amando a tradução em inglês, da pra pegar muitos detalhes que se perdiam na tradução de fã, até pelas notas de rodapé.
Pra quem tiver caído aqui sem nunca ter lido: FUJA DE SPOILERS, porque é tombo atrás de tombo.
Chu Wanning pode ser bruto mas é o personagem mais adorável que existe e tá tudo bem odiar o Mo Ran. Faz parte do processo, confia que melhora mas se permita odiar ele nesse livro 1 se se sentir assim
As ilustrações também são perfeitinhas. Na época eu fiquei triste porque não eram de Danke Reversa mas a conta vai ilustrar o outro livro da autora, então SÓ VANTAGENS
comentários(0)comente



Tatiana 12/11/2023

Eu queria um slow burn, Xianxia com enemies to lovers e erHa ( the husky and and his white cat Shizun) se encaixava nessa categoria. Eu não esperava que Mo Ran fosse tão ruim em sua primeira vida mas o primeiro livro me deixou curiosa o suficiente para andiar por seu ato de redenção e como o romance irá surgir.
comentários(0)comente



LAvia267 09/11/2023

Amei
Simplesmente perfeito apesar de ter passado muita raiva com o Mo Ran, só sei que aquele final acabou comigo.
comentários(0)comente



zoluzitos 06/11/2023

Me deixou com depressão, mas amei
Comecei a leitura já sabendo que iria ficar abalada em vários momentos, não foi falta de aviso, me avisaram várias vezes que eu iria sofrer, mas a curiosidade foi maior, então decidi arriscar
não me arrependo, pelo contrário, que obra espetacular, muito bem escrita e com desenvolvimento excelente que prende a sua atenção e deixa com aquela pontinha de curiosidade sobre o que acontecerá depois
eu chorei horrores, não vou mentir! se apegar demais a personagens é uma faca de dois gumes, sabe? você aproveita bem mais a obra quando tem um vínculo com a história, mas é dolorido ver um personagem que você gosta sofrer, ser incompreendido... você sente tudo junto.
ansiosa para ler o livro 2, mas ao mesmo tempo morrendo de medo.
comentários(0)comente



VirgAnia.Lazzari 02/07/2023

Eu demorei pra engajar nessa leitura. O estilo de escrita da autora é muito bom, ela escreve ótimas metáforas e analogias, mas a narrativa em si é um pouco confusa. Eu queria ser como todos os outros leitores que se apaixonaram logo de cara pelo Chu Wanning, mas ele me irrita e me tira do sério, infelizmente não tenho empatia. Mas o livro é interessante, quero ver o que vai ser estendido em mais 3 livros
comentários(0)comente



13 encontrados | exibindo 1 a 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR