Ludmilla Silva 14/04/2023"O veganismo busca excluir, na medida do possível e do praticável, toda forma de exploração animal."O livro é excelente naquilo que se propõe a fazer: apresentar o veganismo de maneira simples e rápida. Não vai muito, além disso. É interessante ter em mente que esse não é um daqueles livros clássicos do veganismo, livros acadêmicos e densos, cheios de fatos, pesquisas acadêmicas e críticas profundas. É um livro bem raso, no sentido de que é mesmo utilizado para uma introdução àquelas pessoas que não conhecem o veganismo ou que o conhecem superficialmente.
O canal de receitas da Luísa Motta, a autora do livro, atinge muito o público não-vegano ou o público que está nessa transição, então para essas pessoas o livro é perfeito. Para mim que já sou vegetariana e estou na transição para o veganismo a alguns anos não foi uma leitura inovadora, eu não aprendi nada de novo aqui. No entanto, como gosto muito da autora o livro pareceu familiar, quase que uma conversa entre amigos, logo foi interessante revisitar e relembrar algumas coisas do movimento.
Os únicos pontos que me incomodaram foram: algumas referências bibliográficas que pareceram muito rasas ou academicamente fracas e também as informações pessoais que eram apresentadas nos parênteses, achei que estes quebraram muito a seriedade dos assuntos, deixando o livro por diversas vezes muito informal.
Em contraponto, o triunfo do livro é conseguir trazer as informações de maneira muito direta e simples. Ele não fica usando palavras e termos muito complexos e deixa a mensagem muito clara para o leitor. A seção de receitas, em conjunto com as fotos da Laura, foi minha parte favorita. Em relação a elas, a Luísa já se provou muito com seus vídeos incríveis, por isso gosto das receitas aqui presentes, pois elas são acessíveis, conhecidas e aparentemente deliciosas.
Meu veredito final é que é um bom livro, porém ele terá um impacto maior dependendo do público que atingirá. Não será um atrativo muito grande para pessoas com maior experiência no veganismo/vegetarianismo, mas pode abrir portas para aqueles que não conhecem muito bem o movimento. De qualquer forma, respeito e admiro muito a Luísa por usar sua influência na internet, e agora na literatura, para influenciar e apresentar o veganismo para pessoas comuns. É assim que começamos a diferença no nosso mundo.