José Vitor - @zetalendo 05/08/2024Gays perdidos num mundo pós apocalíptico.Em "All That's Left in the World" o mundo passou por mais um pandemia. Mas, desta vez, o vírus m4t0u grande parte da população mundial.
Andrew, após perder toda sua família, decide sair em busca de outros sobreviventes. Mas após se acidentar, ele acaba encontrando Jamie, que vive sozinho em uma casa onde tem tudo que ele precisa para sobreviver. Jamie é relutante quando a ajudar um estranho que aparece na sua porta, mas ele não consegue ver Andrew sofrendo e acolhe ele.
Após Andrew estar curado e eles terem passado por alguns problemas, os dois decidem seguir para o sul em busca de outras pessoas, já que existe um boato de que a Europa está enviando ajuda para os sobreviventes dos EUA.
Entre muitos segredos não revelados, Andrew e Jamie precisam seguir um longo caminho em busca de uma esperança, algo que pode não ser verdade, mas que eles precisam ter certeza disso.
Um livro pós apocalíptico muito bem escrito, com protagonistas LGBT, found family encantador e com uma moral de história que deixa o leitor muito reflexivo sobre toda a situação.
Eu não costumo gostar quando os livros mencionam a COVID-19, por ser algo muito recente e ainda me deixar um pouco ansioso com tudo o que aconteceu. Mas o autor começou a escrever essa história em 2015, e a publicação estava programada para março de 2020, justamente no mês que o mundo todo parou. Achei interessante que ele menciona de vez em quando, mas não se aprofunda muito, pois é algo que não precisaria.
Esse vírus que ele criou para a trama também me deixou curioso para saber mais sobre como tudo aconteceu. Durante a história, o autor vai mencionando momentos onde a mãe do Jamie, que era enfermeira, já sabia de tudo o que estava acontecendo e de tudo o que iria acontecer.
Os personagens são divertidos de acompanhar. O senso de humor combina muito com a história e a química entre eles é muito bem construída. Eles também fazem algumas referencias sobre filmes que foi divertido ver.
O romance entre Jamie e Andrew é algo que vai crescendo dentro da história, e foi muito fofo acompanhar.
Essa jornada deles, passando por lugares devastados, encontrando vários obstáculos pelo caminho, foi muito bom acompanhar. É muito doido pensar em como o mundo ficaria se uma coisa dessas acontecesse. É mencionado que tudo foi parando aos poucos, internet, eletricidade, comunicação, e cidades inteiras foram devastadas, as pessoas viraram nômades em procura de um lugar seguro para ficar, e algumas acabavam não conseguindo.
Foi bom ter lido agora, depois de ter passado por tudo o que aconteceu em 2020/2021, pois eu vejo a história de uma maneira mais leve, pois se tivesse livro uns anos atrás estaria entrando em desespero com a possibilidade de o que eu estava lendo acontecer.
Apesar de ter gostado, não é um livro com grandes emoções. Nós vamos acompanhar os personagens seguindo "missões" por lugares nos Estados Unidos, com alguns contra tempos acontecendo. Afinal de contas, é um livro YA, mas isso não diminui a história, continua sendo bem divertida, uma leitura rápida e fluida.