C de Leitura 06/08/2013
Resenha - Norte e Sul
Se você é fã de romances clássicos, então definitivamente, este é um livro que você não deve deixar de ler. Norte e Sul, de Elizabeth Gaskell, sem dúvida é um dos meus clássicos favoritos!
Porém, tenho uma observação importante, não espere um romance como Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, pois posso atestar que não há qualquer semelhança entre os dois livros. Srta. Hale é uma pessoa muito diferente de Srta. Elizabeth Bennet e Sr. Darcy não tem nada a ver Sr. Thornton.
A heroína do romance é Margaret Hale, filha de um ministro britânico que renunciou a seu cargo após uma dissidência teológica.
Forçados a abandonar sua casa no presbitério em sua amada Helstone, a família Hale muda-se para uma cidade no norte da Inglaterra, Milton. Margaret não está apenas deprimida pelos ambientes pesados da cidade industrial e desconfortável com as circunstâncias a que foram reduzidos, mas também revoltada com a atitude do líder da cidade, John Thornton.
John Thornton é uma das primeiras pessoas na cidade que Margaret encontra. Ele é um dos alunos preferidos de seu pai, um fabricante talentoso, que venceu na vida através de seu próprio esforço, proprietário de um moinho e um dos homens mais ricos da cidade de Milton.
Ela é gentil e letrada, ele não tem requinte e uma educação formal. Superficialmente, eles são tão diferentes como os lugares de onde vieram. Ela o confronta, são inúmeras as discussões sobre as diferenças entre o Norte e o Sul, e as questões sociais em Milton, entre os quais está à extensão das responsabilidades sociais e morais dos senhores sobre os seus trabalhadores.
Uma das principais premissas desse romance é o preconceito que Margaret Hale tem contra os senhores de comércio, mas John Thornton, em última análise, muda a sua percepção.
Na maior parte do romance, o pobre Sr. Thornton é extremamente apaixonado por Margaret, mesmo quando rejeitado e com seu orgulho ferido.
Todas as diferenças habituais entre homens e mulheres, e suas formas de lidar com as situações, afetam o relacionamento de Margaret e Sr. Thornton. Além de ser também muito influenciado pelas sutis diferenças entre o norte e o sul, o orgulho, a rapidez para ofender, a corrente da greve, os trabalhadores, os senhores -, bem como, é claro, muitas outras complicações e mal entendidos. O amor deles parece muitas vezes condenado ao fracasso, e as chances de estarem juntos parece muito remota, às vezes. Uma história de amor complexa e, portanto, muito fascinante.
Elizabeth Gaskell tem um grande talento para descrever a natureza humana, reconhecendo como as pessoas agem em determinadas situações e suas diferenças de experiências. O livro é cheio de comparações e pontos de vista contrastantes. Seus personagens são humanos, tão propensos a cometer erros de julgamentos, como qualquer outra pessoa. O livro em essência é a história da transformação de Margaret Hale, de uma menina gentil a uma mulher forte e determinada. A história de amor entre Margaret e Thornton é um dos principais temas do livro, mas não o único. Na verdade, a ideia central desta história é a situação sócia, econômica e política representada em meados do século XIX, tendo como pano de fundo a revolução industrial. A classe média, que em sua maioria era composta por comunidades comerciais, tornaram-se ricas, e o norte ganhou grande destaque. Então, quando Margaret vem do sul para o norte, seus pensamentos, anteriormente preconceituosos contra a classe trabalhadora, sofrem uma mudança gradual. A luta de classes é outro tema principal deste romance, assim como é o socialismo, que, provavelmente, era um conceito crescente naquela época.
Há muitas coisas interessantes sobre este livro, embora eu tenha ficado surpresa com as descrições detalhadas do cenário sócio-político durante a revolução industrial, especialmente por ser através de um romance. Cada personagem foi detalhado de maneira que o leitor possa compreender suas disposições. Este não é um livro dramático como Oliver Twist ou David Copperfild, de Dickens, e nem cheio de angústia como as obras das irmãs Brontë e dificilmente pode se comparar com os romances de Austen. Mas é um livro fantástico, muito envolvente e bem pensado, altamente recomendado e apreciado.
site: www.concertosdeleitura.wordpress.com