Norte e Sul

Norte e Sul Elizabeth Gaskell




Resenhas - Norte e Sul


197 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Raquel 02/03/2022

Após questões relacionadas a fé o sr. Hale, decide abandonar o presbitério. E assim, ele e a família são obrigados a mudar-se da amada Helstone, cheia de campos verdejantes, para a poluída Milton-North.
Os preparativos para a mudança recaem sobre Margaret, pois a mãe com tamanho desgosto acaba contraindo uma enfermidade.

E assim, quinze dias depois, já estão instalados no novo lar. O Sr. Hale, com a nova ocupação de professor, encontra amizade no maior industrial da Cidade, o Sr. Thornton. Porém, os preconceitos que Margaret cultivou durante uma vida, não serão desfeitos tão fácil.

Em seguida, os trabalhadores das fábricas exaustos de seus trabalhos, aderem a uma greve, pedindo melhores salários e melhores condições de trabalhos.
Em meio a isso Margaret consegue ouvir os dois lados: dos patrões, devido a proximidade do pai com o Sr. Thornton; e dos trabalhadores, pois fez amizade com um operário, Sr. Higgins.
Quando a crise da Cidade reduz. Outra se abate com a piora do estado de saúde da Sra. Hale.

Minha visão
A mãe de Margaret (Sra. Hale) tinha origem de família abastada, mas por conta do casamento, era pobre. Margaret (filha do casal) mesmo sendo pobre, era cheia de preconceito com comerciantes e industriais, como se esses, não fossem importantes.
Meu personagem favorito foi o Sr. Higgins, que no momento de necessidade colocou seu orgulho de lado e fez o que foi necessário para conseguir um emprego. Também, gostei do Sr. Thornton, que com esforço e dedicação chegou a condição de patrão e embora tivesse seus preconceitos, soube ouvir quem tinha opinião diferente da dele.

A leitura foi cansativa, os diálogos nem sempre foram claros para mim. E nem sei do que a sra. Hale morreu.
comentários(0)comente



Doralice.Ramos 19/07/2022

O título deveria ser orgulho e preconceito
Eu amo a Jane Austen, mas sinto que o título deve livro deveria ser "orgulho e preconceito". Pois a personagem Margareth parece muito fria em relação aos sentimos do Thornthon. Mas, eu preciso dizer que esse livro não é um romance parecido com os livros da Jane Austen. Essa história fala muito mais sobre o contexto sócio-politico do interior da Inglaterra, principalmente com início da revolução industrial. Porém, eu gostei muito do Thorbthon, confesso que queria que a Margareth fosse mais "amorosa".
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jaque 20/10/2022

Finalmente consegui concluir a leitura deste livro. Comecei a ler Norte e Sul no começo do ano, e as expectativas estavam bem altas por conta da comparação que é muito feita entre esse livro da escritora inglesa Elizabeth Gaskell, com Orgulho e Preconceito da Jane Austen. Como fã da segunda, fui confiante de que iria gostar da narrativa apresentada por Gaskell.

Mas infelizmente, a leitura do livro foi penosa ( tanto que demorei muito pra finalizar). Não achei ele de todo ruim, mas ao findar suas 744 páginas fiquei com a impressão de ter lido uma história superficial, com uma trama e personagens pálidos, que não me divertiu e não me emocionou.

Publicado em 1854, Norte e Sul é classificado como um romance industrial, pois a história acontece durante o período da revolução industrial inglesa, e a despeito das poucas passagens em que são mostradas as condições miseráveis dos trabalhadores das fábricas da fictícia cidade de Milton, a autora concentra a sua argumentação em prol de ressaltar que o problema é que existem patrões " bons" e " maus". Gaskell até faz uma crítica à exploração dos trabalhadores, mas faz isso de forma essencialmente moralista, pois condena os atos de violências quando são praticados por esses trabalhadores. Como se a violência maior não tivesse sido feita antes pelos donos das fábricas.

O romance do casal protagonista também é ruim. Em ambos falta carisma, humor ou qualquer outra qualidade que nos faça gostar e torcer por eles. Margareth e Thornton é a versão desbotada de Darcy e Elizabeth.
comentários(0)comente



GeL 17/12/2022

Resenha para o blog Garotas entre Livros
Hey galera, vamos para um clássico da literatura?

Margaret Hale ou Norte e Sul como ficou conhecido, é um clássico da literatura que vai nos apresentar a história de Margaret, uma jovem que depois de ter passado vários anos vivendo com a família da tia em Londres, e sendo dama de companhia de sua prima, volta para a casa dos pais após o casamento dessa prima.

Margaret tinha boas lembranças de sua casa de infância, que ficava em Hellstone, uma cidade pequena ao Sul da Inglaterra. Lá a vida era bem pacata e com seu pai sendo o vigário local, ela tinha uma boa relação com os moradores da cidade. Tudo muda quando seu pai toma uma decisão que transforma completamente a vida da família. Eles mudam de cidade e saem de Hellstone para a cidade de Milton, uma cidade industrial ao norte da Inglaterra.

Em Milton, Margaret vai conhecer outras pessoas e descobrir um estilo de vida bem diferente do seu, diferente até daquele que ela conhecia ao viver em Londres. Ali as pessoas eram focadas em trabalhar nas indústrias, encaravam outros tipos de problemas e nesse momento vamos conhecer personagens que vão nos mostrar o paralelo de vida em Milton, destaco os principais que são Mr. Thornton e Mr. Higgins.

Thornton vai entrar na vida de Margaret porque ele se torna um dos aprendizes de seu pai, que ao se mudar para Milton, começa a ensinar jovens que tinham o interesse de crescer intelectualmente. Ele era um dos grandes industriais de Milton, que empregava muitas pessoas e tinha um bom feeling para negócios, porém não era o mais “sensível” dos homens rs. Com ele a nossa Margaret vai ter vários entraves e entender mais sobre a visão dos patrões, e sim vamos ter um hate to lovers aqui rs.

Mr. Higgins já é o outro lado dessa moeda, um homem simples e trabalhador, vai fazer parte da vida de Margaret por conta de sua filha Bessy, que se torna boa amiga de Margaret. Bessy era uma jovem muito adoentada e provavelmente sua doença se agravou por conta da poluição da cidade. Logo que conhece Margaret, elas desenvolvem uma forte amizade e assim a nossa mocinha vai entender sobre a vida de quem está na classe mais baixa e sobre suas necessidades e lutas.

Ao longo de todo o livro vamos encontrar esses paralelos entre estilos de vida, locais e muito mais. O livro tem o começo um tanto lento, não nego que senti sono algumas vezes durante a leitura, mas depois da metade ele ganhou novo fôlego, conforme as reviravoltas aconteciam, o que deixou a leitura bem mais interessante.

Mr. Thornton é o meu personagem favorito e eu sofri por ele em alguns momentos. A Margaret é bem chatinha, não é aquela personagem que nos cativa de cara, mas ao longo do livro ela vai melhorando, ainda mais após conhecer as pessoas de Milton, que fazem com que ela seja menos altiva.

No geral é um bom livro e eu indico a leitura para você que gosta dos clássicos, mas preciso fazer algumas observações quanto a edição. A primeira é sobre o nome, ele é popularmente conhecido por Norte e Sul, mas a editora preferiu alterar para o nome que a autora tinha preferência – Margaret Hale. O livro foi originalmente editado por Dickens, e foi decisão/indicação dele alterar o título, após a leitura eu digo que concordo com Dickens, Norte e Sul faz muito mais sentido.

Outro problema que encontrei foi que o livro está cheio de erros, encontrei vários ao longo da leitura e isso é um problema de revisão. A minha edição é de 2015, quando a editora estava ainda no começo, eu creio que já mudou muita coisa desde então e eu espero que a revisão também tenha melhorado. Mas deixo avisado para vocês que ainda lerão o livro.

Um ponto positivo foram as notas de rodapé, tem várias curiosidades interessantes e referências que enriqueceram a leitura. Pelo conjunto da obra, o livro ganhou 3,5 estrelas, ainda quero ler mais da autora e decidir se gosto da escrita dela ou não. Amei o final e a forma como ficou aberto a várias possibilidades, achei muito bom.

Leiam se sentirem curiosidade, fica a dica.

site: https://www.garotasentrelivros.com/2022/12/resenha-429-margaret-hale-norte-e-sul.html
comentários(0)comente



Bruna.Barreto 26/12/2022

Livro bom
O livro traz um contexto importante da revolução industrial, tratando não ser só de um romance comum mas traz temas como desigualdade econômica, preconceito e mudanças. Achei muito muito bom, porém, denso demais.
comentários(0)comente



Carol 23/01/2023

O romance é ambientado na cidade industrial fictícia de Milton, que se baseia na cidade de de Manchester. A história se concentra na personagem de Margaret Hale, uma jovem mulher do sul de Inglaterra que se muda para Milton com a sua família depois de seu pai decidir se demitir do emprego como pastor. O romance explora as diferenças culturais e sociais entre o norte industrializado e o sul agrário da Inglaterra, através dos olhos de Margaret, que é inicialmente repelida pela feiura e barulhos da cidade industrial, mas que gradualmente vai compreendendo e apreciando o povo de Milton. O romance também explora temas de classe, gênero, e o papel da religião na sociedade, através da relação entre Margaret e o Sr. Thornton, um proprietário de uma indústria têxtil bem sucedido.
comentários(0)comente



Gabriella440 07/07/2023

Elizabeth Gaskell foi uma grata descoberta. "É como uma Jane Austin, só que com crítica social", foi o comentário que me levou a ler sua obra.
Norte e Sul mostra os contrastes da sociedade inglesa Industrial e agrária em plena revolução industrial, o romance é muito bem escrito e a personagem principal é uma das melhores que conheci. Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Caroline132 28/11/2023

Lido em 2019
Ótimo! Livro perfeito que retrata a vida em plena revolução industrial na Inglaterra, escrito naquela mesma época. Não tem preço ler algo assim. As cenas em Milton nos deixam sem ar, de tanta fumaça, tanta poluição. Sentimos tudo na pele.
comentários(0)comente



vivianne 03/12/2023

Primeiro experiência satisfatória com a escritora.
Gostei da escrita, como sempre me ligo mais aos personagens secundário do que aos protagonistas. O contexto histórico foi o que mais me agradou, observar o comportamento das pessoas dessa época com seus julgamentos entre as classes que logo se misturou com a questão da era industrial foi um ponto de vista prazeroso.
comentários(0)comente



Monaliza20 16/05/2024

Orgulho e Preconceito em um contexto industrial
Que delícia de livro!

Adoro romances vitorianos,mas confesso que não imaginava que iria gostar tanto deste aqui! Personagens sensacionais, um enredo emocionante e uma protagonista, sobretudo, humana, cheia de falhas.

O romance entre o casal é construído de uma forma muito gostosa de acompanhar e o desfecho é incrível.

Ponto super positivo para personagens secundários mas tão cativantes, que acabamos querendo saber cada vez mais sobre eles.

O livro tem sim um discurso social forte, comovente. Mas para mim isso ficou em segundo plano, me apaixonei mesmo pela história de Margaret, suas perdas, amores e amadurecimento.
Isabela623 07/07/2024minha estante
Oi, eu tô interessada em ler esse livro, mas eu sou mto chatinha com esses negócios de classificação, queria saber se tem alguma cena assim...+16 ou +18. E qual classificação vc daria pra esse livro?
Obg.


Monaliza20 08/07/2024minha estante
Olá, Isabela! O livro não possui absolutamente nenhuma cena mais sensual ou sexualizada. É um livro do século XIX, cheio de pudor. Se essa é sua preocupação, saiba que poderia ser lido por qualquer pessoa, inclusive jovens de 12 ou 13 anos. Um abraço e boa leitura!




Michelle.Leonhardt 24/09/2024

-- Uma leitura muito agradável --
Margareth Hale é uma jovem que, repentinamente, se vê em um processo de mudança de sua bucólica cidade natal de Helstone, sul da Inglaterra, para Mílton, uma cidade industrial localizada no norte do país.

Com isso, ela é colocada em contato com um novo ambiente, precisando rever suas opiniões acerca de uma série de assuntos, bem como tomar um maior protagonismo na condução da sua vida diária.

O livro, como a maioria dos clássicos, tem seu enredo sendo desenvolvido de forma mais lenta.

Publicado originalmente em forma de folhetim, cada capítulo aborda apenas um grande acontecimento, sem grandes cenários paralelos e reviravoltas como os romances contemporâneos.

Na história, acompanhamos o desenvolvimento de Margareth, seus conflitos e o desenvolvimento de uma nova visão de mundo, bem próximo da linha de um romance de formação.

Em resumo: uma leitura muito agradável, com um pano de fundo de crítica social.

A avaliação em 4 estrelas é somente pelo fato de que o final, diferente do resto do enredo, se deu de forma abrupta, resolvendo em duas ou três páginas e de uma forma muito corrida os conflitos internos da protagonista e de todos a sua volta. O final, apesar de satisfatório em conteúdo, foi insatisfatório na sua forma.
comentários(0)comente



isalados 13/10/2024

Quando dois mundos se chocam
Fazia um tempo desde a última vez que eu havia lido um romance histórico. Tanto que, durante a leitura de Norte e Sul, eu me recordei de quando eu tinha quinze anos e li Jane Eyre pela primeira vez. Ou seja, foi uma experiência nostálgica e querida para mim.
Porém, além de me relembrar de algo, esse livro foi uma avalanche de emoções. O seu tamanho, embora intimidador no início, pareceu insignificante ao decorrer da leitura. Norte e Sul é o tipo de livro que você inicia meio oscilante e termina engolindo as páginas, cada vez mais imerso naquele universo. É extremamente detalhado, tanto nas descrições quanto nas relações dos personagens. Margaret Hale, a protagonista, é lançada a um mundo completamente diferente do que estava acostumada. É interessante acompanhar o seu amadurecimento e o quanto ela vai crescendo e se moldando a essa nova realidade, que, inicialmente, ela tanto odiava. E, além disso, é uma experiência enxergar através dos olhos da autora, que vivenciou o processo de industrialização na Inglaterra e os seus prós e contras.
Amei o livro de verdade. Acho que sou muito romântica, pois imaginei que após tanto sofrimento (e coloca sofrimento nisso!) seríamos recompensados com um afago na cabeça. Imaginei que o reencontro final entre Margaret e John seria mais detalhado e explícito. De qualquer modo, isso não anulou o resto das qualidades para mim.
comentários(0)comente



Books Friends & News 04/02/2011

Movie Review da minissérie North and South
O livro ainda não foi lançado pela Editora Landmark, mas a minissérie em dvd já saiu no brasil, se quiserem dar uma conferida que postei no blog acessem --->>> http://guardiadameianoite.blogspot.com/2011/02/movie-review-north-and-south-minisserie.html
comentários(0)comente



197 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR