Norte e Sul

Norte e Sul Elizabeth Gaskell




Resenhas - Norte e Sul


197 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Camila Felicio 16/06/2024

Melhor que Orgulho e Preconceito
Muito bem feito, com bastante contextualização sobre o período da Rev Industrial!
O romance vitoriano da Gaskell ao meu ver supera a Austen. Temos um mocinho com mais personalidade (às vezes até demais), uma mocinha em busca de seu espaço e que tem uma visão social muito mais ampla que qualquer personagem austeniano. É o norte industrial vs o sul aristocrático e agrícola, uma família sulista migra ao norte e o choque é imenso, seja pelo clima, seja pela dureza ou pela luta de classes que existe na região.. Seria como se um personagem típico de Austen tendo que parar de pensar em futilidades de vestidos, festas e baronetes solteiros se deparasse com o crescimento acelerado e o capitalismo extremo no norte que levou a população proletária à miséria!
Um livro em que o romance de Margaret e John Thornton é apenas o mais secundário dos elementos (por isso o final do casal ser considerado corrido para muitos). A Gaskell aqui buscou criticar o desalento do trabalhador e a luta entre empregadorx empregado!
Extremamente atual! Baita livro!
Cito Austen pois é tido como um Orgulho e Preconceito Marxista (errado! nem marxista- trabalhista quiçá- nem Austen)... O livro seria uma versão melhorada de Shirley de sua grande amiga Charlotte Brontë com pitadas da Austen, em seu melhor aliás.... Amei o irmão da prota se chamar Frederick e ser marinheiro, uma clara referência a Persuasão (meu prefiro da Jane kkkkk).
comentários(0)comente



Monaliza20 16/05/2024

Orgulho e Preconceito em um contexto industrial
Que delícia de livro!

Adoro romances vitorianos,mas confesso que não imaginava que iria gostar tanto deste aqui! Personagens sensacionais, um enredo emocionante e uma protagonista, sobretudo, humana, cheia de falhas.

O romance entre o casal é construído de uma forma muito gostosa de acompanhar e o desfecho é incrível.

Ponto super positivo para personagens secundários mas tão cativantes, que acabamos querendo saber cada vez mais sobre eles.

O livro tem sim um discurso social forte, comovente. Mas para mim isso ficou em segundo plano, me apaixonei mesmo pela história de Margaret, suas perdas, amores e amadurecimento.
Isabela623 07/07/2024minha estante
Oi, eu tô interessada em ler esse livro, mas eu sou mto chatinha com esses negócios de classificação, queria saber se tem alguma cena assim...+16 ou +18. E qual classificação vc daria pra esse livro?
Obg.


Monaliza20 08/07/2024minha estante
Olá, Isabela! O livro não possui absolutamente nenhuma cena mais sensual ou sexualizada. É um livro do século XIX, cheio de pudor. Se essa é sua preocupação, saiba que poderia ser lido por qualquer pessoa, inclusive jovens de 12 ou 13 anos. Um abraço e boa leitura!




Cris SP 06/05/2024

06.05.2024
Romance onde a autora faz uma comparação de ambiente, quando Margarete, filha de um ministro religioso sai de uma cidade pequena, bucólica, e vai viver com a família na cidade grande e industrial. Em meio à sua nova vida, presencia a greve, o capitalismo, a pobreza e condição de vida dos operarios, mas também convive com empresários. Gostei bastante da escrita e da proposta de conhecimento político e social daquela época. Quero ler mais Gaskell.
Maria Claudia 17/05/2024minha estante
Tem um seriado curto da BBC ótimo sobre essa história.


Cris SP 17/05/2024minha estante
Bom saber. Obrigada.




Vanessa 24/04/2024

Leiam Margareth Hale (Norte e Sul)
"A forte idéia dele vagava pelo pensamento dela."

Eu achei esse livro incrível, primeira vez que leio algo de Elizabeth Gaskell e amei a escrita dela. O livro aborda várias temas sociais e filosóficos, fala sobre a revolução da indústrias, questões políticas e opiniões religiosas, desenvolvendo no meio disso tudo o romance envolvendo Mr.Thornton e Margareth, e o livros traz mensagens e aprendizados muito bonitos. O livro mostra com clareza a diferença entre o Norte e o Sul e como as pessoas vivem nesses lugares (o que faz ser o título mais conhecido do livro). Li pq muitos disseram que era semelhante a Orgulho e Preconceito, e no que se trata do casal é semelhante mesmo, mas a história não deixa de ter suas próprias características, o que me fez favoritar esse livro. Mesmo quem não gosta mto de clássicos deveria dar uma chance pra esse livro, e quem gosta, tá perdendo tempo se ainda não leu.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Isabela623 07/07/2024minha estante
Oi, eu tô interessada em ler esse livro, mas eu sou mto chatinha com esses negócios de classificação, queria saber se tem alguma cena assim...+16 ou +18. E qual classificação vc daria pra esse livro?
Obg.




yaamartins 06/04/2024

Já era apaixonada pela série da BBC, então sempre pensava de ler o livro, mas acabava deixando para depois. Até que esse ano resolvi colocar em ação, e me apaixonei mais ainda pelo enredo, personagens e tudo o que há no enredo. Concluo que essa história sempre será marcante para mim, e estar no meu coração. Acredito que será aquele livro que futuramente vou reler como fiz inúmeras vezes com a série ?.
comentários(0)comente



Alan (@coracaodeleitor) 30/03/2024

A família de Margareth que morava em um vilarejo no sul da Inglaterra, se muda para a cidade de Milton que era um polo industrial.

Ao sair da sua zona de conforto Margaret se vê em lugar hostil e cheio de diferenças sociais. Com o passar do tempo, apesar de tudo, ela consegue fazer amizade com as pessoas que ali moravam.

Nesse meio tempo também conhecemos o sr. Thornton que é um comerciante rico e de classe bem mais elevada. Porém ele carrega uma história de luta e superação. E nesse ambiente industriário uma greve estoura, e quando o sr. Thornton sofre uma tentativa de agressão é Margaret que o protege e a partir daí iremos ver o relacionamento entre eles florescer.

Gostei muito da leitura pois amo livros históricos e aqui o livro me ganhou por não deixar o romance como foco principal e sim toda situação que acontecia na Inglaterra naquele momento e todos os percalços que a sociedade daquele momento passou.

Já aviso que pra quem vai atrás apenas do romance que esse livro é um tanto mais complexo e histórico. Assim como pra mim isso foi um ponto positivo, pra outras pessoas talvez não seja.

Achei muito imersivo e o Sr. Thornton vai ganhando nosso coração aos poucos. Os personagens são complexos e muito bem construídos.

Acho que eu estava com saudades de ler uma obra assim mais clássica. E mesmo achando que poderia ter algumas páginas a menos, eu amei o livro.
Isabela623 07/07/2024minha estante
Oi, eu tô interessada em ler esse livro, mas eu sou mto chatinha com esses negócios de classificação, queria saber se tem alguma cena assim...+16 ou +18. E qual classificação vc daria pra esse livro?
Obg.




Cintia295 28/03/2024

Gostei, me surpreendi, sabia pouca coisa do livro, gostei da parte da revolução industrial, como isso afetou tantas pessoas. A escrita foi super boa, fluída. Gostei de alguns personagens.
A parte romântica do livro não me agradou muito, esperava mais, demorou tanto para acontecer e no final foi super corrido e na minha opinião ficou a desejar. Fora que faltou muito diálogo entre eles, chegava a irritar.
comentários(0)comente



Amanda.Sangbusch 22/03/2024

Nadou, nadou e? mal ?chegamos? na praia?
Primeiro de tudo: eu amei a leitura.
Os primeiros capítulos foram chatinhos, confesso, mas assim que fui introduzida ao Thornton a leitura fluiu maravilhosamente. Não queria largar ao livro, a partir dali todos os núcleos se tornaram irresistíveis à minha curiosidade: Eu precisava saber o que aconteceria na próxima página.

O final abrupto me desagradou, pois deu a impressão de que nadou, nadou e ?quase? morreu na praia. Migalhas nesse final, hein?
Roubou uma estrela da minha avaliação.

A edição bilíngue não indico!
Se possível leiam a edição da Martim Claret com tradução de Carlos e Anna Duarte, está muito boa!
comentários(0)comente



Mylena.Esteves 17/03/2024

Eu fui positivamente surpreendida, pois achava que seria um livro com foco no romance do casal e não foi o que aconteceu. O livro trouxe muito sobre o ambiente da época da revolução industrial e tudo o que aconteceu na sociedade durante esse período. Só que acho que eu esperava mais do casal também. Essa parte, para mim, foi arrastada por uma enorme falta de comunicação entre o casal para, de repente, ficar tudo resolvido em 3 páginas no final.
comentários(0)comente



Priscila95 13/03/2024

Gaskel misturou com maestria romance e crítica social nessa história que nos leva a refletir o quanto a sociedade na qual somos criados molda nossa personalidade.
comentários(0)comente



Lua 05/03/2024

Não posso deixar de comentar. O livro para mim tinha tudo para ser bom, mas o final foi mal planejado e tão apressado que acredito não valer a pena essa leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Amanda.Sangbusch 25/02/2024minha estante
Eu amei a leitura, mas esperava mais do final. Ainda tô decepcionada com a forma abrupta que terminou.
E sim, coitada da Margareth, mal teve um respiro, era bomba atrás de bomba.


Geyza.Pereira 26/02/2024minha estante
Concordo, o final poderia ter sido melhor!




spoiler visualizar
Amanda.Sangbusch 25/02/2024minha estante
Vc descreveu minha opinião sobre o final. Foi muito abrupto né?


DanieleNapoli 29/02/2024minha estante
Muito abrupto.. queria ter visto um pouco mais do casal :(




spoiler visualizar
comentários(0)comente



197 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR