Norte e Sul

Norte e Sul Elizabeth Gaskell




Resenhas - Norte e Sul


197 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sidineia.Cristina 10/02/2024

Norte e Sul...
É um livro bom, conta a história de Margaret e Thornton, um romance cheio de emoções, discussões e tragédias, uma verdadeira montanha russa. A trama acontece durante a Revolução Industrial, um choque de cultura e preconceito entre as classes sociais. Pra mim faltou um capítulo pra encerrar o livro, pois tem um final abrupto. Pra quem gosta de romance de época é um prato cheio.
comentários(0)comente



Anne__ 25/01/2024

Amei tanto quanto amei a série.
Confesso que o interesse em ler o livro surgiu após assistir a série da BBC (quem não assistiu, faça um favor a si mesmo e presenteie-se), mas amei o livro em cada detalhe. Durante pouco mais da metade do livro sofri para gostar da Margaret. Sua educação, o ambiente onde foi criada e a região onde morou tiveram forte influência na construção da personalidade da personagem. Inicialmente, ela é uma moça presunçosa, preconceituosa e acredita ter conhecimento a respeito de todos os temas da vida (como a maioria dos jovens no início da vida adulta). A forma que ela vê Milton, os industriais da cidade e a população me irritaram um pouco no início. Em contrapartida, o John Thornton ganhou meu coração de primeira. Apesar de não possuir origem nobre, o seu caráter, comportamento, diálogos e ações são dignos de um bom personagem principal. Prendi a respiração durante todas as suas interações com Margaret. O encontro dos dois representa muito bem a junção de dois mundos alheios à existência um do outro, mas que conseguem se conectar de alguma forma. Os valores pessoais dos personagens são bem semelhantes e eles formam um casal, no mínimo, interessante. Gostei muito da combinação.
O enredo se desenvolve de forma levemente tensa durante boa parte do texto, já que tem como plano de fundo o mundo trabalhista em seu estágio "inicial" e levanta debates profundos a respeito das bases em que foi fundado o mundo do trabalho, da forma mais imparcial possível, mostrando as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores e pelos "patrões", além da dificuldade de estabelecer um diálogo que seja equânime para ambos. Essa tensão de fundo só tornou o livro mais fascinante.
Gostaria de ter visto os dois mais tempo juntos (apenas porque sim) e me deliciar com mais diálogos e interações primosas, maaas... É isso.
Os personagens secundários, a não ser pela mãe de John e Higgins são um pouco irritantes. Os pais de Margaret a tratam muito mal e não achei uma interação sensata ou posicionamento adequado para os papeis deles. A tia dela e a prima seguem na mesma linha: egoístas, mimados e egocêntricos. Até mesmo Bessy se tornou uma personagem enfadonha e a todos falta um pouco de senso, mas isso não tira a beleza do livro. Muito pelo contrário, traz um leve alerta para como isso reflete também a realidade de algumas pessoas.
Se você gosta de um livro com um plano de fundo social, muito respeito, personagens principais determinados e uma dose de romance, este livro é para você.
comentários(0)comente



Kris 18/01/2024

Para os amantes de Jane Austen
Norte e Sul foi escrito numa época muito difícil, principalmente para uma escritora. Vou começar falando pelo final pois acho importante frisar o fato do livro ter sido escrito de forma a encurtar a história por pressão (não ficou claro da parte de quem), deixando a gente com um gostinho de quero mais. Mas isso não muda o fato de todo o livro ter sido escrito de forma maravilhosa e encantadora, nos apresentando uma mulher firme e decidida, mesmo comentendo vários erros, principalmente de julgamento. Mr. Thornton infelizmente teve que ser o alvo dos preconceitos de Margaret, mas ele desde o início estava sempre inclinado a perdoar ela por suas falhas. De modo bruto, mas de muito caráter, Mr. Thornton aos poucos também foi conquistando Margaret, e a tão assustadora realidade do sul para os do norte foi se transformando em um cenário comum, com pessoas muito mais respeitáveis que outras de nível mais elevado.
É muito divertido acompanhar os problemas de Margaret e Mr. Thornton, e não fosse pelo final rápido, o livro estaria num nível maior de perfeição.
comentários(0)comente



Gabi.Maia 16/01/2024

Norte e Sul: um livro de opostos que se complementam
Eu amei esse livro! Bem estilo livro das irmãs Brontë que eu amo demais!

Romance ambientado no final do século XIX, apresentando como cenário a era da Revolução Industrial na Inglaterra e suas discrepâncias: a diferenças entre Norte e Sul, e a relação entre patrões e trabalhadores.

A história se desenrola quando a protagonista, Margareth, e seus pais se mudam do Sul (bucólico e aristocrático) da Inglaterra para o Norte (industrial) e vivem o impacto dessa diferença de visão de vida. Se no Sul eles valorizavam a vida lenta, a relação entre as pessoas, o trabalho manual e mais acomodado e a natureza, no Norte eles esbarraram com a pressa, ruas cheias, as fábricas, a fumaça e a valorização da pessoa pela posição que ocupa nos negócios.

O olhar da protagonista para entender esse modo de vida em uma grande cidade e as perguntas que ela trouxe foram tão impactantes para mim! Me levaram a pensar um pouco mais sobre meus valores e modo de vida aqui no RJ?

Alem disso, a vivência da Margareth durante um período de grande greve nas fábricas foi muito interessante! O pouco conhecimento dela nesses temas e o fato dela ter amigos tanto do lado dos mestres ou patrões quanto do lado dos operários e do sindicato trouxe perguntas para esses ?dois lados?, provocando um olhar mais humanizado pela sua forma mais ?pura? de pensar.

Apesar das mais de 700 páginas, eu super indico essa leitura!
comentários(0)comente



Cris 11/12/2023

?Faisce que dois, advienne que pourra??
?A forte idéia dele vagava pelo pensamento dela.?

?Rogando-lhe humildemente, por misericórdia e piedade, que desta grosseira feitura tenha compaixão.?

?A senhorita fala como se considerasse uma desonra ser amada por mim. Não pode evitar isso. Não. Mesmo que eu quisesse, não poderia libertá-la dessa desonra. Mas eu não o faria, se pudesse. Nunca amei mulher alguma antes. Agora eu a amo e continuarei amando.?

Margaret Hale é arrancada de sua idílica e calma
Helstone, para um mundo corrido, poluído e nebuloso. Infeliz, sentindo-se perdida, logo desenvolve um senso apaixonado de justiça social.

Isso é intensificado pelo seu tempestuoso relacionamento com Mr. Thornton, cuja oposição feroz oculta uma atração mais profunda. Elogiado por Charles Dickens como uma história admirável, cheia de personalidade e poder, o romance entre uma heroína arrogante, porém, sensível, e um homem inteligente e dinâmico, aborda questões políticas, filosóficas e econômicas. Uma descrição inabalável das condições sombrias dos trabalhadores da era vitoriana. Gaskell habilmente criou uma das heroínas mais originais da literatura vitoriana!
comentários(0)comente



vivianne 03/12/2023

Primeiro experiência satisfatória com a escritora.
Gostei da escrita, como sempre me ligo mais aos personagens secundário do que aos protagonistas. O contexto histórico foi o que mais me agradou, observar o comportamento das pessoas dessa época com seus julgamentos entre as classes que logo se misturou com a questão da era industrial foi um ponto de vista prazeroso.
comentários(0)comente



Caroline132 28/11/2023

Lido em 2019
Ótimo! Livro perfeito que retrata a vida em plena revolução industrial na Inglaterra, escrito naquela mesma época. Não tem preço ler algo assim. As cenas em Milton nos deixam sem ar, de tanta fumaça, tanta poluição. Sentimos tudo na pele.
comentários(0)comente



Vanessaliteraria 28/11/2023

Elisabeth gaskell definitivamente é uma escritora que tem meu coração na palma da mão dela . Que livro meu Deus! Que delícia ...
Primeiro shipei o casal errado kkkkk depois Margaret tem uma mudança de vida tão radical tadinha , com tantos infortúnios e sofrimentos no caminho ?
Margaret é apaixonante não só pela sua força e bom senso em tudo, mas como ela lida com as coisas que surgem em sua vida.
O final pra mim foi a cereja açucarada do bolo ??
Que cena foi aquela meooo Deooossssssss
E pensar que o thorton tava bem baixo no meu conceito , subiu pra mil derrepente ?
Que homem, que amor ... Aiiiii gente não poderia ter escolhido leitura melhor para o mês de novembro só quero dizer uma última coisa ... LEIAM!
comentários(0)comente



Cristiane.Rocumback 27/11/2023

Demorei, mas terminei!
Livro longo, mas que me prendeu a atenção. Não o li mais rápido por falta de tempo. Gostei do casal, embora pela forma como descrita a história tudo tenha parecido tão "seco e frio". Quem viu a série baseada nesse livro tem uma percepção mais romântica de tudo.
Gostaria que o final fosse um pouco mais "recheado" de detalhes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ariana62 18/11/2023

Mais ou menos
Comecei a ler pq assisti a série de tv e amei e também pq , segundo a sinopse, bebia da fonte "orgulho e preconceito".

Mas confesso que achei um pouco chato e demorei uns 2 anos pra terminar.

Não sei se é pq não eu estava no clima da história, mas só sei que gostei mais da série de tv
comentários(0)comente



Gab 16/11/2023

MARAVILHOSO
A escrita de Gaskell é envolvente, nos transporta com excelência à uma época distante. Neste livro ela compartilha e ensina sobre os dilemas da luta de classes durante a Revolução Industrial enquanto conta um romance que nos lembra Orgulho e Preconceito. Eu amei demais essa leitura, só daria um final ainda melhor para os personagens principais. Acho que eles mereciam mais páginas e um epílogo que fechasse bem a obra. No mais, achei maravilhoso! ??
comentários(0)comente



Ludmilla 29/09/2023

Resenha do livro norte e sul
O livro é muito bom, gostei da forma como a autora desenvolveu a história. Me lembrou muito os livros da Jane Austen, embora a leitura seja mais leve e rápida. Só achei que faltou desenvolver mais o romance entre os protagonistas da história e, por isso, achei que o final terminou de forma muito abrupta.
Eu assisti a série primeiro e, por causa dela, resolvi comprar o livro. Posso dizer, sem sombras de dúvidas, que a série é bem melhor que o livro (não me julguem, geralmente costuma ser o contrário). A série explora mais o romance entre a Margaret e o sr. Thorthon, sem deixar de exprimir a crítica social presente no livro.
Enfim, acredito que quem fizer a leitura, não irá se arrepender, mas ficará com o sentimento de que faltou algo a mais no final.
comentários(0)comente



Gabriella440 07/07/2023

Elizabeth Gaskell foi uma grata descoberta. "É como uma Jane Austin, só que com crítica social", foi o comentário que me levou a ler sua obra.
Norte e Sul mostra os contrastes da sociedade inglesa Industrial e agrária em plena revolução industrial, o romance é muito bem escrito e a personagem principal é uma das melhores que conheci. Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



197 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR