Coisas de Mineira 16/08/2022
REPUTAÇÃO: UM ROMANCE DE ÉPOCA DIVERTIDO E COM TEMAS FORTES
Hoje venho trazer “Reputação” um romance de época escrito por Lex Croucher e lançado pela editora Rocco esse ano. Na história, conhecemos Georgiana, ou George, uma dama que foi enviada para a casa dos seus tios para passar uma temporada, enquanto seus pais estão de mudança para outra cidade. Se sentindo solitária e abandonada pelos pais, a jovem acaba conhecendo Frances Campbell, uma jovem rica e com uma família bem influente.
A amizade das duas acaba levando George para eventos que ela nunca imaginava participar, além de influenciar ela a certas atitudes impróprias para uma dama. No meio desses eventos, George acaba conhecendo e se encantando por Thomas. Um cavalheiro enigmático que sempre a encontra em situações bem inusitadas,
Essa é a sinopse de “Reputação”, agora vamos para as minhas impressões?
“Caro Thomas,
Papel é caro.
Sua,
Georgiana “
Resenha do livro Reputação de Lex Croucher
Quando “Reputação” chegou na minha mão, eu fiquei bem animada para ler a história. Toda a coisa de “Bridgertons encontrando Meninas Malvadas” e a frase da capa “É uma verdade universalmente conhecida que garotas só querem se divertir”, chamou muito a minha atenção. Então digamos que a expectativa estava bem lá em cima. Como na maioria das vezes, quando a expectativa está lá em cima, ela quase nunca é atingida.
O romance tem umas cenas bem engraçadas e não é ruim como um todo. Mas impliquei com algumas coisas que fizeram com que minha leitura não fluísse tão bem assim: a personalidade de alguns personagens. Acostumada com romances de época em que as moças são irreverentes, quando conheci George, não consegui gostar muito dela.
George é uma personagem muito permissiva e que se deixa influenciar muito rápido. Esse foi meu principal problema com ela. Bem no estilo “Meninas Malvadas”, George entra no grupo de Frances e acaba tratando mal outros personagens que não mereciam esse tratamento. Mas ela tem uma jornada de amadurecimento dentro da história, então quase chegando no final do livro, consegui perdoar um pouco mais ela.
Se você é uma pessoa que não gosta de livros onde os personagens usam drogas ilícitas (até mesmo para os dias atuais), então “Reputação” não é para você! Além do álcool, os nossos personagens principais fazem uso de muita coisa.
“(…) seja como for, a questão é que está bastante escuro agora, mas não ficará escuro para sempre.”
Atenção para os gatilhos de “Reputação”!
Como disse no tópico anterior, há uso de muitas substâncias, lícitas e ilícitas na história. Isso por si só, pode ser um gatilho para algumas pessoas. Mas muito além disso, como o livro é bem no estilo “Meninas Malvadas”, vamos ver muito bullying! Há também a violência em si, com a mulher, além de estupro. É preciso ter muito cuidado na hora de ler e se for um gatilho para você, acho que podemos evitar a leitura.
Preconceito racial é outro tema abordado em “Reputação”. A autora coloca nos agradecimentos que o livro traz uma Grã-Bretanha multicultural na era da Regência. Segundo ela, haviam muitos negros e indianos ocupando posições diversas. Apesar disso, temos também o preconceito com alguns dos personagens.
“Afinal, a vida já é difícil o bastante sem precisarmos dissecá-la e agonizar sobre cada pedaço. Podemos contar com um romance. O caminho para um final feliz é muitas vezes repleto de amantes desprezados e falecidos, é claro, mas se você persistir, geralmente será recompensada com um casamento no final.”
Romance e mais romance?
É um romance de época, então esperei muito para ver o romance e acho que foi isso que mais me desapontou na leitura. Tem um romance acontecendo, mas ele não é o foco da história. Inclusive, acho que merecia mais páginas do que ele realmente teve. No fim, eu consigo entender o porquê da autora ter feito isso e vou falar sobre no próximo subtítulo.
Apesar de ter sido pouco, na minha opinião, o romance foi bem verdadeiro. Gostei muito de como as coisas foram acontecendo e como tudo foi se desencadeando. O fato de alguns dos personagens se encontrarem apenas em momentos constrangedores, deu um pequeno tom cômico para a história.
Uma coisa que é muito importante para mim dizer aqui, é: em Reputação, também temos romances LGBTQIA+. Muitos dos livros de época que leio, são mais tradicionais, com romances héteros, então ver essa diversidade nessa história foi bem gratificante, para mim.
“Nunca ousei sonhar com uma vida em que pudesse ter amigos como Frances, lugares para ir e importância. Talvez seja uma vaidade imperdoável, mas agora que tive um vislumbre desse mundo, não sei como poderia voltar à minha antiga vida e me sentir satisfeita.”
Reputação é um livro sobre amadurecimento, escolhas, amizade, família e lealdade
Muito além de um romance, onde um casal se apaixona e vive uma jornada, “Reputação” é sobre amadurecimento, escolhas, amizade, família e lealdade. Amadurecimento, porque os protagonistas passam por muita coisa, boa e ruim, durante a história, e eles tem essa jornada muito clara.
Escolhas, porque o livro todo é feito de escolhas, não só de George, mas de todos os personagens em si. Escolha de ajudar ou não alguém, de ser empático ou não, de fazer algo ruim ou não. Amizade, porque temos um grupo de amigos bem unidos e temos outras pessoas que mostram essa amizade através de outro tópico: lealdade.
Não só os amigos são leais uns com os outros, mas também tem personagens que têm essa característica dentro deles. E por último, mas não menos importante, família. Para George, os pais parecem não se importar com ela. Enviaram a menina para a casa dos tios e estão vivendo a vida deles, mas há os tios. Prestem atenção neles.
Em suma, apesar da leitura não ter atingido todas as minhas expectativas, que eram muitas, foi bem divertido acompanhar George em “Reputação”.
“As luzes, pensou, eram boas por natureza. As pessoas, por outro lado, tinham potencial para serem más.”
Sobre Lex Croucher
Lex Croucher cresceu em Surrey, mas hoje vive em Londres, com seu gato (inclusive, tem uma foto do gato no site dela). Com um livro de autoajuda para jovens publicado em 2019, “Reputação” é seu primeiro romance adulto, mas já temos um segundo livro que foi publicado em julho. Depois de ler a sinopse de “Infamous”, comecei a jogar expectativas nele.
E aí, já leu “Reputação”?
“Sexo era algo que acontecia a portas fechadas, em camas conjugais confortáveis ou nos recantos escuros de casas de má reputação, era o que acontecia depois do e foram felizes para sempre dos romances que ela lia, ou às vezes, nos mais ousados, aquilo que era brevemente mencionado e logo ignorado por decência. Não era algo que se discutia abertamente em uma festa, como se estivesse debatendo sobre o clima ou o preço da manteiga.”
Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/2022/08/reputacao/