Mau_Caetano 20/01/2024
A história de um gênio atormentado pela sua época
Esse é o primeiro volume da duologia que narra a história de Itachi Uchiha. Arco este que foi adaptado para o anime, contudo, sem seguir o livro. De modo que a leitura apresenta acontecimentos distintos e não fica ?repetitivo? ler o livro, uma vez que não se sabe o que vai acontecer (dentro do esperado, obviamente).
A obra é narrada em 3ª pessoa, com um narrador onisciente, que, em determinados momentos, nos conta o que está passando na cabeça do personagem.
Ademais, como a duologia pretende contar toda a história de Itachi até o começo do Mangá de Naruto, apresenta um pace rápido, passando rapidamente por determinados pontos de sua vida, dando foco nos principais.
Nas minhas reviews, não costumo diminuir a nota de um livro por ser escrito de uma forma que não é da minha preferência -I.e. slow-paced e narrado em primeira pessoa -, como é possível observar em algumas reviews aqui no Skoob.
Isto porque, caso não seja detrimental para a obra, penso que não faça diferença o ritmo ou a forma que é narrada.
Sendo assim, não vejo problema no ritmo acelerado do livro, que passa por vários anos da vida do Itachi. Contudo, vejo problema no narrador onisciente.
Penso que a obra seria mais proveitosa caso fosse narrada em primeira pessoa e pudéssemos ler como o Itachi se sentia, os seus sentimentos de impotência, grandeza, sua genialidade ou seu propósito.
Os vislumbres do pensamento do Uchiha deixam a desejar nesse ponto. Em várias oportunidades fiquei no sentimento de ?quero mais?, em virtude da pouca exploração de sua psique.
De resto, não tem muito o que criticar, o livro entrega de uma forma incrível o que pretende, isto é, nos contar a história de Itachi.
Dou, ao fim 4.5 estrelas (tendendo para 4.25), pois sinto que perdemos muito com a ausência do narrador em primeira pessoa (o Itachi nos contando sua própria história). A despeito disso, o livro é uma leitura rápida, boa, e essencial para todo fã de Naruto.
4.25/5