@vcdisselivros 27/04/2023Uma leitura sensível e de descobertasO QUE VOCÊ PRECISA SABER
° Mio Chibana é um colegial nostálgico que passa os dias de forma apática olhando para o mar e se lembrando da falecida mãe.
° Shun Hashimoto é um jovem tentando emplacar como escritor, que se aproxima de Mio a fim de entender o motivo desse adolescente ser tão solitário.
° Com o passar dos dias os dois se conhecem melhor e descobrem que essa amizade pode resultar em algo mais.
° A fim de estudar, Mio precisa se afastar da ilha com a promessa de um dia voltar. O romance naquela época não era possível, mas agora que se passaram três anos, Mio está pronto para amar.
° No entanto, ainda que diga a Shun que gosta dele e está disposto a tentar, Shun percebe que coisas mal resolvidas do passado podem atrapalhar e que ainda não consegue dar o próximo passo.
POR FIM
Estranho à beira-mar foi criado para ser um volume único e talvez por isso uma profundidade maior no conteúdo, no romance em si, faz falta.
Os saltos na linha temporal sem nenhuma sinalização também incomodam, o leitor precisa estar atento e observar se o capítulo seguinte está no mesmo período ou não, mas o corte de cabelo dos personagens é uma característica que facilita identificar.
A criação de Kii Kanna é sensível, traz inseguranças, descobertas e receio que alguns têm de se aceitar e poder amar. Ainda que curto, o mangá consegue apresentar as dificuldades que alguém LGBTQIA+ enfrenta ao se assumir para a família e dependendo da reação os traumas que isso pode ocasionar.
Ao término, a mensagem é positiva e o amor prevalece, deixando o leitor com a expectativa de quero mais. No exterior a recepção foi tão boa que um segundo volume foi publicado, então por aqui seguimos com o desejo de que a New Pop aqueça mais uma vez o coração dos leitores com esse mangá.