Felipe HQs e Mais 02/12/2023
A prisão de cada um
Incluí 'Gefangene - Sem Saída', da editora Zarabatana, na minha lista de leituras de terror a julgar pela ilustração da capa, com seu singelo caixão com duas mãos (vivas) segurando hastes de ferro de uma prisão. A HQ assusta sim o leitor, mas por outros motivos.
Escrita e desenhada pelo brasileiro Koostella, erradicado na Alemanha há algum tempo, 'Gefangene' é um quadrinho mudo, com as cadeias como tema.
"Preso" em um país que não é o seu, tendo sempre que mostrar documentos e ter uma postura exemplar como um estrangeiro, Koostella retrata no gibi cotidianos de celas em que um humano (seja brasileiro, alemão ou que for) fica preso. A construção da HQ, com os clássicos 9 quadros iguais por página, dá ao leitor a sensação de ser ele a estar atrás das grades.
Situações trágicas, críticas, engraçadas, filosóficas e até algumas nonsense ilustram as páginas sem texto de 'Gefangene'. Koostella tem um traço que flerta entre o cômico e o crítico, numa mescla perfeita da proposta do gibi.
Terror? Não, não é um gibi total de terror. Mas pensar no universo que é uma prisão - física ou imposta por fronteiras - dá um certo medo. E por isso já valeu ler 'Gefangene'.