No Mar das Trevas

No Mar das Trevas Leandro Coelho




Resenhas - No Mar das Trevas


51 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Revelando livros 21/07/2022

AMEI ! Recomendo
A leitura desse livro foi uma experiência única e interessante. É uma fantasia + terror + romance, ou seja, tudo de bom.

Durante a viagem os marujos enfrentam diversos perigos e as cenas de horror são simplesmente perfeitas. Dão medo na medida certa.
comentários(0)comente



San 18/08/2022

Boa leitura
Gostei da leitura, que fluiu bem e prendeu-me com suas aventuras, e também teve suspense e terror.
Senti-me embarcada na expedição.
comentários(0)comente



Kah Custodio 04/07/2022

História maravilhosa
E se a historia que nos foi contada não é tudo que aconteceu? E se existem coisas que nem conseguimos imaginar? A história de Pedro Alvares Cabral de um modo que nunca vimos ou ouvimos falar. Monstros marinhos, piratas e todo tipo de mistério assombra a expedição de Cabral.
comentários(0)comente



Bela Calli 10/07/2022

A viagem não contada...
Em “No Mar das Trevas: A travessia do Tenebroso”, somos recebidos com uma breve contextualização histórica sobre o Reino de Portugal, e a situação política e econômica mundial que levou ao início da era das navegações. Apesar de se tratar de uma ficção, o autor mantém a verossimilhança da época, sendo bem fiel às características do século XV, mesclando figuras históricas e acontecimentos verídicos com muita criatividade!

Passada a introdução, conhecemos nosso protagonista e futuro capitão-mor, Pedro Álvares Cabral — um mulherengo inveterado — que foi “convocado” pelo Rei Manuel I para conduzir uma expedição a Ilha Brasilis que, até então, dizia-se ser um mito. O problema é que, para chegar até esse destino supostamente cheio de riquezas, seria necessário atravessar o “Mar Tenebroso”. E mantendo-se fiel à história, Cabral partiu com treze navios em sua frota, sem sequer imaginar os acontecimentos terríveis que os aguardavam.

O livro é longo, assim como os 44 dias de viagem de Cabral ao Brasil. A narrativa em terceira pessoa é feita com um português mais rebuscado e isso dá um ar mais elegante e condizente com a época retratada. Às vezes, tive a impressão de ler um clássico. Essa é uma característica que gostei, pois casa muito bem com a proposta.

"Há muitos homens que, apesar de andar e respirar, estão mortos há muitos anos, selados em seus ataúdes de medo, vivendo entre as sombras, no limbo da incerteza, da dúvida. [...] Atente-se para não ser um morto em vida, não mereces isso."

Outro elemento que me chamou muito a atenção foi a forma que as cenas de tensão são formadas, com pequenos indícios aqui e ali que, quando enfim juntos, causa uma grande sensação de terror. Esse livro foi capaz de me causar calafrios em alguns momentos, especialmente porque a parte do horror é MUITO bem feita.

Não pretendo me aprofundar muito em quais adversidades Cabral encontrou em sua viagem pelo Tenebroso, pois acredito que o elemento surpresa é um ótimo aliado na hora de construir a tensão. Você realmente ficará tenso, pois as cenas são tão bem descritas que as emoções simplesmente exalam através das palavras. Tiveram momentos que fiquei muito angustiada, em especial os pequenos detalhes que passariam despercebidos se eu não fosse treinada no gênero do horror. Esses indícios de que dará uma merda gigantesca — com o perdão da palavra — é para mim o ponto mais forte da obra.

"Aviso à alma que ousa penetrar as águas escuras do infeliz além-mar, prepara-te para pagar o preço por teu caminho avante, tuas tripas abertas num imenso mar de sangue.
Volte, Cabral, enquanto ainda tens sorte, pois teu destino te reserva uma dolorosa e macabra morte."

E como nem só de aventuras (nesse caso, desgraças) vive um homem, temos também uma pitada de romance! Quem diria que nosso ávido amante, Pedro Álvares Cabral, se apaixonaria por uma das tripulantes clandestinas da sua nau-capitânia? Pois é. Diziam, naquela época, que mulheres trazem má-sorte quando estão a bordo. Nesse caso, Cabral teria em dobro, já que Bianca — sua irmã de consideração — e sua amiga Ursula se infiltraram. Não foi somente Cabral e Ursula que engataram um breve romance, mas também Bianca com seu admirador secreto.

O romance foi utilizado para dar um fôlego aos personagens e aos leitores, quebrando um pouco a atmosfera tensa causada após tantos horrores. Assim como romances de época, o desenvolvimento é sereno. Por não ser o foco principal do livro e pelo horror ter capturado minha atenção por completo, não me envolvi emocionalmente com nenhum dos casais, mas é algo particular. Na verdade, acho importante momentos assim intercalados na narrativa, pois na dose certa, como está, é um ótimo recurso.

Quanto aos personagens, eles também são bem descritos e possuem personalidades bem demarcadas. Pensei que não me afeiçoaria muito a nenhum, afinal, a maioria foi inspirada em figuras históricas reais. Mas torci pelos protagonistas e suas naus e, de certa forma, também senti suas perdas. Só que isso mudou um pouco quando eles atracaram na tal Ilha Brasilis.

De certo modo, o peso da realidade bateu forte. Nesta ficção, Cabral e seus companheiros não agiram com violência, especialmente porque os indígenas que encontraram eram tão puros que muitos ali desacreditaram. E olha, foi muito bonito a forma qual o autor retratou esse contato entre dois mundos tão distintos, e mais bonito ainda como ele trouxe a inocência dos nativos em sua narrativa. A troca dos presentes, a confiança excessiva, a hospitalidade…

Mas novamente, até mesmo na narrativa tinha alguns lembretes de que esse povo seria morto, escravizado e insultado no futuro. E isso me entristeceu muito! Por que teve de ser assim, tão injusto?…

Em dado momento, acompanhar a viagem daqueles homens por mares tão perigosos me fez esquecer do objetivo pelo qual se lançaram nas águas inexploradas: riquezas. E vê-los chegar na ilha até então “intocada” com sua prepotência de “nação superior” e arrogância de “salvadores da alma” foi um choque de realidade. E isso porque os personagens foram tão cativantes que me esqueci, durante a maior parte da leitura, que se tratava de pessoas reais, que marcaram histórias reais, e é um dos motivos de estarmos aqui hoje. Tem um peso nisso, sabe? Especialmente quando sabemos o desfecho dessa história.

"Achava que aquelas pessoas não nasceram para serem aprisionadas, mesmo que por algumas horas.
Sequer sonhava que, no futuro, aquela gente seria perseguida, roubada, escravizada e dizimada com o passar dos séculos, perdendo a maior parte de suas terras."

Mais uma vez, quero ressaltar que o autor foi muito dedicado, cuidadoso e condizente com as características da época. Os detalhes das embarcações e condições de viagem, por exemplo, evidenciam quão exímia foi a pesquisa. Leandro evidentemente se esforçou muito para fundamentar a história de forma que parecesse relatos verdadeiros, quais foram ocultos dos livros de história porque são “contados por loucos”.
Se me dissessem que tais histórias foram encontradas em diários de bordo, eu não duvidaria… (a vida sempre é mais gostosa com um toque de fantasia)

Uma única ressalva, que me deixou um tanto confusa, é que o final foi bem abrupto. A princípio, pensei que meu ebook estava com algum problema, com páginas faltando, já que estava em 98% e o clímax ali, rolando. Nova ameaça, pessoas desaparecidas, corpos encontrados… e acabou assim, com um baita gancho encaixado na minha mandíbula como o Marlim-azul que Cabral pescou na sua viagem.

O livro terminou e me deixou com várias teorias que serão, certamente, abordadas no próximo livro, como “o quê foi o causador de todas aquelas coisas na viagem?”, “eram fatos isolados?” Ou até mesmo “seria tudo fruto de magia negra?”

É evidente que essas respostas virão na continuação, mas o final me causou um pouco de estranheza. Mas que isso atiçou a curiosidade, atiçou. E muito!

Enfim, “No Mar das Trevas” é um livro que te ensinará (e muito) sobre história, navegações, e de quebra trará curiosidades legais sobre o século XV. Ainda que agraciada com elementos ficcionais, essa é uma aventura cativante, uma grande aula cheia de aprendizados e novas perspectivas.
comentários(0)comente



Netto.Pierre 27/06/2022

Uma surpresa maravilhosa!
Resenha - No Mar das Trevas.
Autor: Leandro Coelho
@

Pedro Álvares Cabral. Acho que a grande maioria já sabe do que se trata a história desse homem. O português que descobriu o Brasil em uma enorme expedição. Mas, e se? Experimentássemos essa história já tão conhecida sob um ponto de vista mais fantástico? Uma nova visão da história onde o oceano Atlântico se chama Tenebroso, e essas águas são temidas por todos os marinheiros? O que existe no Tenebroso?
.
É com essa premissa que No Mar das Trevas tanto me conquistou. O charmoso Pedro recebe a ordem do rei de Portugal para desbravar o mar mais temido de todos. Com a ordem de encontrar uma ilha. Um lugar que existem apenas rumores de existir.
.
Embarcando nessa jornada, Pedro convoca muitos homens de sua confiança para essa longa, é incerta viagem. O que ele não imagina, é que há um plano maligno por trás de tudo. E atravessar o Tenebroso poderá ser uma das coisas mais assustadores que homem fez na vida.
.
O livro traz tantos elementos históricos, que é notável a pesquisa que o autor fez. Foi uma forma muito gostosa de revisitar a história do nosso país.
Ele traz também pitadas de fantasia, suspense e terror. As cenas de batalhas, e de terror são simplesmente fascinantes.
O autor também traz a questão do ocultismo (o que eu adoro ler sobre), o que eu achei que foi muito bem trabalhado.
.
A parte fantástica foi sensacional. Na dose certa. Fazendo com que o que havia sido inserido fantasiosamente, fosse muito bem explicado ao longo da trama. E os personagens são encantadores (alguns deles ?)
.
Essa foi uma viagem assustadora. Passar pelo Tenebroso me rendeu alguns momentos de surto e nervosismo.
Esse livro serve tanto para que ama história ou para quem não liga tanto. Ele vai funcionar das duas formas.
E eu, só tenho a agradecer por ter lido um livro tão especial é bem trabalhado!
Nota 5??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fly 05/07/2022

No mar das trevas
Esse livro foi a experiência mais desafiadora de toda minha vida de leitora, eu amei a história e a riqueza de detalhes de uma narrativa já conhecida mas com uma apresentação totalmente nova, a abordagem usada pelo autor em contar até mesmo os rumores daquela época foi impecável e de uma genialidade gigantesca.
comentários(0)comente



Graziela 22/06/2022

NO MAR DAS TREVAS
É uma obra perfeita para quem ama fantasia e um bom terror, você vai rir, chorar, levar susto e se apaixonar por cada personagem.
A escrita do autor além de ser muito fluída é impecável, fazendo com que seja uma leitura agradável e de fácil entendimento.
O autor teve todo o cuidado para pesquisar sobre a história de Pedro Álvares Cabral, e toda a sua trajetória pelo mar tenebroso em busca de descobrir a ilha do Brasil.
Você está preparado para se divertir e viver aventuras sobrenaturais? Então esse é o livro ideal. 5?+?????
comentários(0)comente



duda.otoni 03/10/2022

no mar das trevas
Nessa aventura com Pedro Álvares Cabral e sua companhia nas embarcações, podemos ver os caminhos que levaram para a chegada dos portugueses ao Brasil, em 22 de abril de 1500. Uma ficção que possui uma bagagem histórica grande que a maioria de nós conhecemos, para quem não sabe ou não se lembra do contexto histórico na época, tem uma introdução bastante explicativa e didática para servir como base.

A história escrita por Leandro demonstra um cenário bastante descritivo e vivo referente ao período mencionado, onde fica evidente os desafios e modo de vida diferente das pessoas naquela época: mortes e doenças causadas por falta de higiene, saneamento, conservante de alimentos raros (sal e pimenta), falta de depósito decente para água potável etc. Tudo isso é bem descrito no livro e cria uma imersão para o leitor. Um bom ponto a ser observado também são os mitos do mar que se tornam reais na história: será que o mar tenebroso é mesmo tão horripilante assim? Cabral e os portugueses conseguirão encontrar a famosa ilha mitológica?

Quando você percebe já está torcendo para os portugueses, mas as coisas começam a sair do eixo e gerar uma forte tensão entre a tripulação. Recomendo bastante a leitura, uma história que prende do início ao fim e com alguns pontos de mistério e desconfiança que dão um charme. O autor mostra conhecer bastante do assunto, relacionando os acontecimentos da época com os que vieram a vir depois, as referências que seguiram para dar nomes às primeiras cidades e demais itens da cultura que hoje conhecemos. A continuação está a caminho e eu mal posso esperar para ler!! O livro está disponível no Kindle Unlimited.
comentários(0)comente



Raysa 13/09/2023

"No Mar das Trevas" é uma ficção histórica bastante ambiciosa em sua proposta de narrar a chegada dos portugueses ao Brasil de um ponto de vista novo, fantasioso e sombrio, e consegue cumprir esse objetivo com maestria!

O livro é bem grande, como um bom calhamaço de fantasia, traz personagens históricos em uma reimaginação original, e muitos elementos de terror/horror que me deram pesadelos. Apesar de ser muito medrosa e nunca me aventurar nesses gêneros, a mistura da fantasia, do mistério e da parte histórica fizeram eu me engajar e querer chegar ao fim do livro mesmo passando muito nervoso (espero que tenha continuações).

Senti falta de estabelecer uma conexão mais profunda com os personagens secundários, que poderiam ter mais aprofundamento e mais diálogos entre si para o leitor poder conhecê-los melhor e temer mais pelo destino de cada um. A presença feminina é bem-vinda, gosto da escolha do autor de colocar mulheres à bordo e gosto bastante da Bianca como personagem.

Fico bem feliz de poder indicar uma obra nacional contemporânea com um escopo tão grande e original e tão bem executada! Recomendo demais a leitura.
comentários(0)comente



Lari reis 22/06/2022

Que sabor!
No mar das trevas vai contar sobre a expedição de Pedro Álvares Cabral na busca pelo Brasil, misturando o real com o imaginário. Uma fantasia histórica cheia de aventura, toques de terror, e personagens muito bem construídos. Quando você mergulha nessa história é impossível largar. Ela tem tudo: aventura, mistério, romance, toque de humor e muitos aprendizados. Esqueça tudo o que você aprendeu sobre a descoberta do Brasil e venha conhecer a história como nunca foi contada!

site: https://www.instagram.com/reel/CeRmUhXFCL0/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
comentários(0)comente



Imyas0 22/06/2022

Esse livro é perfeito!
? Resenha (sem spoilers):

?Se você quer um livro que retrate um momento histórico, mas que se misture com ficção, terror e mitologia marinha, então você PRECISA ler este livro.

?Comecei a ler está obra estando de ressaca literária, e no começo até pensei em deixar para ler só quando a ressaca passasse. Mas eu insisti na leitura e não me arrependo, porque quando peguei o ritmo não consegui mais largar. Carreguei meu kindle pra todo lado que eu ia, só para poder ler essa obra viciante.

?O livro é nacional e a temática é diferente de tudo que eu já li. E o fato de misturar acontecimentos reais e históricos à ficção foi um dos pontos que mais despertaram meu interesse em ler o livro. Sai da minha zona de conforto e eu adorei!

?A escrita do Leandro Coelho é fluida e nos prende de uma maneira que nos faz sentir como se estivéssemos dentro da história.

?Os momentos de tensão, terror, suspense e ação me deixaram tão concentrada e empolgada com a leitura que eu me peguei em vários momentos roendo as unhas! É sério, esse autor sabe criar uma atmosfera misteriosa.

?Cheio de mistérios, reviravoltas e algumas reflexões, N o mar das trevas nos faz mergulhar em uma leitura empolgante e que nos deixa com gostinho de "quero mais".
Mal posso esperar para ler a segunda parte!
comentários(0)comente



Duda 10/01/2023

É um bom bom livro! Apesar de ter algumas coisinhas que me incomodaram, tipo a quantidade de páginas. Ainda acho que não precisavam de tantas assim, se retirassem umas cem páginas, o livro ainda teria o mesmo propósito. Mas, apesar de tudo, continua sendo uma ótima recomendação pra quem gosta de ficção histórica misturado com um pouco de terror
comentários(0)comente



Anna Clara e Clarissa 26/06/2022

NACIONAL IMPERDÍVEL!
?Uma terra assombrada por seres malignos. Um oceano repleto de perigos. Prepare-se para conhecer a história não contada de Pedro Álvares Cabral??

Viemos falar de um livro nacional, do Leandro Coelho, e estamos de boca aberta com esse livro! ?No mar das trevas? será lançado pela Editora Selo Jovem e tivemos a honra de ler antes? demais, né? Vem saber mais!

?Final do século XV. O mundo era uma incógnita. Tão vasto e desconhecido como o próprio universo. [...] Um mapa fenício gravado no interior de um crânio cai nas mãos do rei de Portugal. O artefato continha o caminho para um mitológico pedaço de terra ao sul do mundo, cheio de riquezas e mistérios conhecido como ?Ilha do Brasil?. Cabral é escolhido para o comando. Acompanhado de seus homens, parte na maior expedição marítima da história até então, no comando da lendária nau São Gabriel, a mesma usada por Vasco da Gama em sua viagem à Índia. Ele enfrentará perigos inimagináveis em sua travessia pelo oceano tenebroso, passando pelo mar dos mortos, constelações demoníacas e enfrentando criaturas marinhas mitológicas. Descobrirá, da pior forma, que as lendas da época não eram apenas histórias inventadas pelo clero e mouros, e que seu destino nas selvas obscuras da Ilha perdida, repletas de sinistras criaturas sobrenaturais, poderá levá-lo à perdição.?

Temos aqui um pouquinho de tudo, mas principalmente terror, mistério, fantasia? Conta a história de Pedro Álvares Cabral descobrindo o Brasil, mas de uma forma inusitada e muito instigante. Gostamos muito de como o autor descreveu Pedro e todos os outros personagens reais e muito bem construídos, sem falar dos outros seres mitológicos. As cenas de lutas, brigas, romances e perrengues (parece que o Brasil não vai ser descoberto nuncaaaa haha), dão vida ao livro!

A escrita do Leandro é muito bem desenvolvida e nesse livro ele soltou toda sua imaginação. É um livro que te prende, te deixa muito curioso, e principalmente por aprender e imaginar tanto ao decorrer da leitura.

Embarque numa viagem ao desconhecido! Te convidamos a acompanhar o IG do escritor para não perder nenhuma novidade, hein?
comentários(0)comente



Helena 07/07/2022

Um livro diferente e incrível
Misturando fatos históricos, fantasia e terror, Leandro Coelho nos leva para o alto mar junto com personagens que já conhecemos, Pedro Álvares, Pero Vaz Caminha, entre outros.

O livro tem muitas cenas de ação, momentos em que eu me vi presa nas páginas sem ver o tempo passar, mas também teve alguns momentos em que a leitura ficou mais lenta. Mas isso não atrapalhou minha experiência de leitura de forma alguma. Os momentos de terror foram muito bem escritos e realistas, me deixaram realmente com medo. Algumas partes me fizeram lembrar de livros de fantasia medieval famosos, e eu amei esta atmosfera. E tem ainda uma pitada de cenas românticas e triângulos amorosos, de uma forma bem sutil, pra mim foi na medida certa.

Os costumes e o linguajar são condizentes com a época e fica evidente o trabalho de pesquisa do autor, e a preocupação com a verossimilhança.

Amei a leitura e mal posso esperar pela continuação.

site: https://www.instagram.com/estudandoliteratura/
comentários(0)comente



51 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR