Lim 29/08/2024
Carrie Soto é um livro sobre amor e determinação!
O que acontece quando uma ex-tenista, de 37 anos, resolve voltar a jogar para recuperar um recorde? É isso que descobrimos no livro “Carrie Soto está de volta”, de 2022, da Taylor Jenkins Reid. A história narra a trajetória de Carrie Soto, “a maior tenista de todos os tempos”. Após ter tido o seu recorde de ganhadora de 20 grand slam (No tênis, o vencedor de um Grand Slam é aquele que é campeão de um dos quatro principais torneios do circuito mundial: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open.) superado por Nicki Chan, Carrie Soto resolve voltar da aposentadoria para recuperá-lo.
Com apoio de seu pai, Javier Soto (ex-jogador de tênis e seu treinador desde os 2 anos de idade), Carrie volta a treinar e anuncia sua volta para os torneios de tênis, a fim de ganhar e recuperar o seu título de “maior atleta de tênis do mundo”. O livro se passa entre os anos de 1955 e 1996 e faz parte dos universos dos livros: “Os sete maridos de Evelyn Hugo”, “Daisy Jones & the six”, “Malibu Renasce” e “Evidências de uma traição”.
No entanto, estarei sendo reducionista se definir o livro apenas com a justificativa de que a personagem volta para ganhar mais títulos. A história, além disso, trata-se de redenção, de encontrar a si mesma, de determinação e além de tudo, sobre amor (paterno, ao esporte e amoroso). Carrie é uma personagem complicada, com uma personalidade forte e difícil de lidar.
Ao decorrer da história acompanhamos algumas fases do seu desenvolvimento, desde sua infância, início dos treinos, primeiros campeonatos, início, auge e fim de sua carreira e nesse meio tempo as relações e tentativas conturbadas de relacionamentos; até a volta após sua aposentadoria e tudo que resulta nessa decisão. Acompanhamos essa última fase um desenvolvimento da personagem, as dificuldades de voltar aos campeonatos depois de tanto tempo. Somos apresentados também ao arco de relacionamento com Bowe Huntley, jogador de tênis, de 39 anos, que passa a treinar com ela e é alguém com quem ela se relacionou no passado.
A história te deixa totalmente imersa no mundo que Taylor nos apresenta, tenho realmente a sensação de que todos os personagens existem de tão bem escritos que foram. Me emocionei demais com a história e com acontecimentos específicos (não vou dar spoiler), mas realmente me tocou. Por fim, recomendo a leitura e dou 5 estrelas e favoritado.