Cartas para o Invisível

Cartas para o Invisível Lincoln Aramaiko




Resenhas - Cartas para o Invisível


14 encontrados | exibindo 1 a 14


Tessaxls 05/11/2024

Cartas para o o invisível
Um livro que prende você do início ao fim mas também que surpreende você do começo ao fim ! É tantas histórias , relata tantas coisas importantes como doenças mentais de uma forma que você compreende o que o outro tá passando e sentindo . Muito profundo e ao mesmo tempo você fica torcendo pra que tudo dê certo para todas as histórias que são contadas dos personagens . Me surpreendi !!!
comentários(0)comente



Gabriel.Milli 27/07/2024

Amar é nao parar de amar.
Meu Deus, que livro foi esse... Muito bem escrito e muito denso também, que desperta muitas emoções e sentimentos.
Ele explora como tratamos nossos sentimentos e as relações que nós temos durante a vida e como sao as consequências disso.
O tanto que eu amei e chorei lendo essa obra prima.
Verifique os gatilhos
Recomendadíssimo e favoritadíssimo.
comentários(0)comente



Carla 27/12/2023

Esse, foi um livro que recebi no ano passado em parceria com a Editora Valentina, porém só finalizei a leitura neste ano, eu simplesmente amei o kit, com livro, marcador, bootons, fitinha para celular e card do autor, o Aramaiko é uma pessoa incrível, ainda pretendendo conhecê-lo pessoalmente!! Peço desculpas ao autor e a Valentina pela demora em finalizar essa obra prima, mas chegou em determinada parte do livro, onde ocorreram diversos gatilhos com coisas que vivi (e achei que tivesse superado), então precisei parar a leitura e retornei quando estive melhor referente a essas questões, e eu simplesmente amei esse livro com todas as minhas forças!!! (Deixando claro, que em nenhum momento os gatilhos foram relacionados ao livro, pois o Aramaiko escreve com muita sensibilidade, mas sim algo interno relacionado a mim com a leitura de certas cenas)

Esdra não vê mais sentido na vida, sem um emprego, sem família, sem nada, ele decide colocar um fim em sua vida, vendendo todas as suas coisas, doando o dinheiro para instituições e montando o S.T.T.S (A solidão de tudo, de todos e de Si), entretanto, ao sair de casa, ele recebe um pacote pertencente a um amigo que ele não via desde a infância, aquilo o intrigou, mas decidiu seguir mesmo assim, seguiu para o mar, pronto para dar um fim em sua vida, mas desiste no último minuto ao abrir o pacote deixado pelo Lélio, onde depara-se com diversas cartas a serem entregue a pessoas que fizeram parte e tiveram um papel fundamental em sua vida.

"Começa pelos olhos: nada além de uma escuridão familiar. A consciência, então, arrisca-se a reagir: os pulmões tentam inflar num vazio sem ar, e o peito, insistente, movimenta-se agonizante por algum ruído que possa despertá-lo."


Esdra encontra neste pedido do amigo uma nova missão, a S.T.T.S teria que esperar, pois ele devia aquilo a Lélio, devia a sua memória, pois o seu amigo se foi da mesma forma que ele estava pretendendo ir... Ele se aventura por diversas cidades e lugares, buscando os mais diversos destinatários de cada uma das cartas, e em cada entrega, ele precisava lidar com uma situação diferentes acompanhando a leitura das cartas. As memórias boas que Lélio carregou, as mais dolorosas e tristes, cada uma das cartas exploram diversas emoções, e muitas farão você chorar.





Cada um dos personagens são incríveis, bem realistas, com características, erros e acertos de qualquer ser humano. Cada um dos personagens são únicos! A vendedora de nuvens, o estranho do lago e até mesmo o homem sem rosto, todos esses personagens nos trazem uma visão de vida distinta e uma lição de vida valiosa.
Ao longo do livro é possível trazer diversas realizadas longe das nossas, como a questão sobre o tratamento aos presos, ao incentivos a voltarem ao mercado de trabalho e não cometerem crimes (quase não vejo livros que retratam essa realidade), a questão do lar de idosos e do sentimento de abandono vivido por muitos.


"Me, se repente, surge a grande pergunta: Por que eu estou me suicidando? Esdras, por um tempo, não tinha intenção de morrer: Ele queria apenas deixar de existir, o que seria indolor, incolor"


É um livro para se ler com calma, essa é uma história que deve ser apreciada para que você entenda todos os detalhes, as reflexões. Em diversos momentos é possível se identificar com o próprio Esdra, com seus medos e inseguranças, com suas falhas e qualidades. Apesar de possuir seus 40 anos, é claro a forma de amadurecimento do personagem. A evolução ao longo da jornada.

Esse foi um livro que nem nos meus sonhos, eu conseguiria prever esse final. Nem em um milhão de anos eu iria prever uma situação desta. (Já corre para ler, pois o final É SIMPLESMENTE MAGNÍFICO)

Esse livro foi vencedor do prêmio orgulho Valentina de literatura LGBTQIAP+, o Aramaiko soube expressar bem e de maneira bastante sensível diversas questões como depressão, transtornos mentais, a sexualidade, o luto.

"A minha vida não foi fácil, ainda mais sendo o que eu sou, o tendo nascido e crescido num mundo que parecia não me caber. Um mundo que eu nunca consegui enxergar com a mesma lógica que se encaixa tão perfeitamente em outras pessoas"

Este é um livro que sem dúvidas, você vai amar.

site: https://dose-of-poetry.blogspot.com/2023/12/resenha-121-cartas-para-o-invisivel.html
comentários(0)comente



Jemilly 06/09/2023

Para onde se foge quando quem te persegue são seus pensamentos?
Quero apresentar para vocês "Cartas para o Invisível", de Lincoln Aramaiko, esse livro foi o vencedor do prêmio orgulho na Valentina em 2022, e eu estava para ler ele faz um tempo, mas por questões pessoais não senti que estava pronta, ou estava em um estado mental certo para essa leitura.

"Para onde se foge quando quem te persegue são os seus pensamentos?"

Para ir direto ao ponto, esse livro fala principalmente de suicídio, de depressão, ou como o nosso principal protagonista Esdras descreve, o S.T.T.S, a Solidão de Tudo, de Todos e de Si.

"...às vezes, parte-se cedo demais da vida, mas nunca se parte tarde o bastante. Então, se você ainda está aqui é porque há alguma missão no seu caminho."

Esdras se encontra no fim da linha do que acredita ser sua vida, não vê mais futuro ou vontade de seguir em frente, então ele planeja tudo para que se torne nada, como se sente, desfaz de bens materiais, documentos, emprego, dia todo o dinheiro que possui, com a única intenção de tirar a própria vida e não deixar nada que se associe a sua existência invisível.

"Eu não quero ser invisível nas memórias de suas vidas."

O que ele não esperava era que no dia que ele daria fim ao seu sofrimento fosse lhe entregue um pacote com uma carta para si e outras 12 para outros destinatários, uma carta de Lélio um amigo de infância, que nem lembrava até aquele momento, e que teria cometido suicídio e deixava um último pedido para que Esdras entregasse essas cartas.

"Mas, quem sabe, você só precisasse mesmo de alguém para mudar o seu trajeto?"

Não sei descrever os altos e baixos de sentimentos que esse livro me passou, o trajeto de Esdras na entrega de cada uma das cartas, em como o livro me pareceu curto ao mesmo tempo não apressado, pegando as nuances de cada um dos personagens, as cartas lidas nos dando um vislumbres da solidão de Lélio e contando um pouco uma parte de sua história, tudo tão bem escrito no formato das cartas, assim como na narrativa do livro.

Eu particularmente já li alguns livros com a temática, mas nada estava me preparando o que foi o desenvolver de Cartas para o Invisível, sinceramente mesmo imaginando várias respostas me descobrir fazendo as perguntas erradas, não tem como não se encantar com a escrita de Lincoln Aramaiko, é daqueles livros que a gente finaliza em completo choque de admiração pelo talento de outro ser humano, eu fiquei assim com a escrita do autor.

"De repente, nasci para ser um prefácio."

Não posso deixar de destacar em como a edição do livro é muito bonita, as cartas em uma fonte diferente do resto do texto, algumas páginas com desenhos que me encantei, e em várias e várias páginas do livro o código de músicas no spotify, como uma opção de uma experiência imersiva de uma trilha sonora durante a leitura.

Enfim, foi uma leitura feita na hora certa, um livro que nos faz refletir em vários momentos, de novas chances e recomeço, de saber pedir ajuda, e consegui se ajudar, fugas e encontros, e principalmente de que as vezes só precisamos de quem nos escute, sem tabus, para que possamos nos enxergar e perceber que não somos invisíveis.

"O suicídio mata mais gente, todo ano, do que a soma dos mortos de guerras, de homicídio e de desastres naturais. Sabia? Como alguém pode ignorar isso?"

site: http://www.clubedofarol.com/2023/07/resenha-cartas-para-o-invisivel.html
comentários(0)comente



Clube do Farol 22/08/2023

Resenha por Milly @codigoliterario
Quero apresentar para vocês “Cartas para o Invisível”, de Lincoln Aramaiko, esse livro foi o vencedor do prêmio orgulho na Valentina em 2022, e eu estava para ler ele faz um tempo, mas por questões pessoais não senti que estava pronta, ou estava em um estado mental certo para essa leitura.

Para ir direto ao ponto, esse livro fala principalmente de suicídio, de depressão, ou como o nosso principal protagonista Esdras descreve, o S.T.T.S, a Solidão de Tudo, de Todos e de Si.

Esdras se encontra no fim da linha do que acredita ser sua vida, não vê mais futuro ou vontade de seguir em frente, então ele planeja tudo para que se torne nada, como se sente, desfaz de bens materiais, documentos, emprego, dia todo o dinheiro que possui, com a única intenção de tirar a própria vida e não deixar nada que se associe a sua existência invisível.

O que ele não esperava era que no dia que ele daria fim ao seu sofrimento fosse lhe entregue um pacote com uma carta para si e outras 12 para outros destinatários, uma carta de Lélio um amigo de infância, que nem lembrava até aquele momento, e que teria cometido suicídio e deixava um último pedido para que Esdras entregasse essas cartas.

Não sei descrever os altos e baixos de sentimentos que esse livro me passou, o trajeto de Esdras na entrega de cada uma das cartas, em como o livro me pareceu curto ao mesmo tempo não apressado, pegando as nuances de cada um dos personagens, as cartas lidas nos dando um vislumbres da solidão de Lélio e contando um pouco uma parte de sua história, tudo tão bem escrito no formato das cartas, assim como na narrativa do livro.

Eu particularmente já li alguns livros com a temática, mas nada estava me preparando o que foi o desenvolver de Cartas para o Invisível, sinceramente mesmo imaginando várias respostas me descobrir fazendo as perguntas erradas, não tem como não se encantar com a escrita de Lincoln Aramaiko, é daqueles livros que a gente finaliza em completo choque de admiração pelo talento de outro ser humano, eu fiquei assim com a escrita do autor.

Não posso deixar de destacar em como a edição do livro é muito bonita, as cartas em uma fonte diferente do resto do texto, algumas páginas com desenhos que me encantei, e em várias e várias páginas do livro o código de músicas no spotify, como uma opção de uma experiência imersiva de uma trilha sonora durante a leitura.

Enfim, foi uma leitura feita na hora certa, um livro que nos faz refletir em vários momentos, de novas chances e recomeço, de saber pedir ajuda, e consegui se ajudar, fugas e encontros, e principalmente de que as vezes só precisamos de quem nos escute, sem tabus, para que possamos nos enxergar e perceber que não somos invisíveis.

site: http://www.clubedofarol.com/2023/07/resenha-cartas-para-o-invisivel.html
comentários(0)comente



skuser02844 06/02/2023

Intenso!
Acompanhar a jornada de Esdras foi intensa e muito vívida! Cada sensação sentida pelo personagem foi descrita com tanta verdade que é impossível não imergir na pele dos personagens.

Esse é um livro de narrativa densa, que nos faz pensar e questionar infinitas coisas da nossa própria vida ou até mesmo a forma como vemos o mundo.

E eu nem tenho palavras para descrever como me senti ao chegar ma última palavra.

Você precisa ler para entender do que estou falando.
comentários(0)comente



skuser02844 05/02/2023

sobre cartas para o invisível
Cartas para o invisível, acredite em mim quando eu digo, é um livro espetacular, não só pela escrita que é simples, fácil de entender, e ainda sim consegue trazer tudo o que propõe, mas também pela narrativa e pela história ali apresentada.

Me encantei com a aparição de todos os personagens e foi um livro que certamente irá marcar o meu 2023, o livro trata de muitos assuntos extremamente delicados com muita responsabilidade e conscientização.

É um livro que, pessoalmente, acredito que todos deveriam ter a experiência de ler.
comentários(0)comente



Alessandra @euamolivrosnovos 23/12/2022

Instagram @euamolivrosnovos
"Para onde se foge quando quem te persegue são os seus pensamentos?"
.
Esdras vive uma solidão profunda e decide tomar uma decisão irreversível depois de anos em sofrimento. Entretanto, sua determinação é abalada quando percebe que um amigo há muito esquecido deixou para ele uma missiva e uma missão: entregar doze cartas de despedida a algumas pessoas que foram importantes em sua vida.
.
Durante a infância, Esdras e Lélio tiveram uma bela amizade, mas o tempo acabou sendo um fator de distanciamento, ainda que o sentimento tivesse sido preservado.
.
Com esse novo propósito, Esdras inicia uma jornada que se revelará imprevisível e que o ajudará a se transformar para sempre.
.
"... às vezes, parte-se cedo demais da vida, mas nunca se parte tarde o bastante."
.
Um livro que merece ganhar o mundo, com discussões importantes e com uma sensibilidade inesperada diante do tema central da narrativa.
.
Esdras foi um protagonista inesquecível para mim. Não imaginava que, mesmo diante de um livro com tantos gatilhos, eu seria capaz de me conectar tão profundamente com essa trama.
.
A leitura é super envolvente e guarda um mistério enorme até o final que me deixou de queixo caído. Lincoln escreve com a alma e aborda os dilemas do personagem com bastante desenvoltura. Falo isso, pois o tema saúde mental ainda é um tabu para muitas pessoas e não é fácil trabalhar uma história inteira dentro desse contexto de maneira inteligente e respeitosa, como feita pelo autor.
.
É impossível não terminar as últimas páginas com lágrimas nos olhos e eu espero, de todo o meu coração, que Cartas para o Invisível ganhe espaço na estante de vários leitores, pois merece, e com certeza estará entre as minhas melhores leituras desse ano
.
"Pois somente aqueles que não subestimam nossas ilusões são capazes de nos admirar como somos."

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos
comentários(0)comente



Amanda.Moura-@vidadebookstan 13/12/2022

Resenha VDB- não copie
Foi a resenha mais difícil que escrevi em 2022. Como explicar a grandeza desse livro sem dar spoiler? Vocês terão que acreditar em mim quando digo: que obra fantástica! Admiro demais a genialidade e sensibilidade do autor.

A narrativa acompanha a história de Esdras, um jovem que não vê mais sentido em sua vida, contudo aceita um desafio que pode mudar o rumo de sua existência: entregar cartas de despedida de Lélio, um amigo de infância. Essa não é apenas uma jornada para encontrar os destinatários das cartas do amigo, mas para se reencontrar na vida.

Embora sejam temas sensíveis, é importante falar sobre depressã0 e suicíd1o. Porque, enquanto tabu, não desaparece, apenas estamos deixando de dar voz àqueles que precisam ser ouvidos.

Já começamos a leitura nos deparando com uma linda e comovente carta ao leitor, de autoria de Murilo Araújo, criador do @muropequeno. Agradeço a ele pelas belas palavras.

?Cartas Para o Invisível? é um livro capaz de emocionar, divertir, e, principalmente, surpreender. Impossível não ficar comovido com a história de Lélio, em especial com o que ele sofreu apenas por sua orientação sexual e por amar. E o final dessa história? Capaz de emudecer até o leitor mais experiente. O plot twist é extraordinário e muito bem construído.

É uma narrativa que carrega muita representatividade e temas sensíveis, mas importantes. Assim, fica o meu aviso de possíveis gatilhos. Porém, deixo claro que o autor abordou tudo com muita delicadeza e responsabilidade.

Um detalhe que não poderia deixar de mencionar é a playlist maravilhosa que nos acompanha nessa aventura literária. A minha dica é realizar a leitura com o celular em mãos, para ler os códigos do spotify e aproveitar as músicas que embalam a leitura e criam o ambiente perfeito para mergulhar na jornada de Esdras.

?Cartas Para o Invisível? foi vencedor do Prêmio Orgulho na Valentina de literatura LGBTQIAP+.

Também tive o privilégio de conhecer e receber o autógrafo do autor Lincoln Aramaiko na Bienal do Livro Bahia. Já o avisei que vou mandar os boletos das sessões de terapia que precisarei após essa leitura.

É inegável o quanto essa obra me marcou. Com certeza entrou para a lista de favoritos do ano. Aramaiko nos faz um convite para olhar não apenas para si, mas para o próximo. Deixo essa indicação para todos os leitores que buscam uma experiência literária inesquecível.
comentários(0)comente



Pollyana 23/11/2022

Uma leitura transformadora!
"O seu algoz, a sua doença, aquilo que parece ser incurável. Ela chegou, um dia, dentro de uma palavra solitária, que não dizia nada sobre o que ele sentia."

Prestes a acabar com a própria vida, Esdras recebe a carta de um antigo amigo que lhe pede uma missão especial: entregar cartas cheias de memórias boas, dolorosas; despedidas, esperanças, sonhos, lutas, confissões e segredos.

Uma leitura necessária e surpreendente sobre as mudanças da vida.

O leitor acompanha de pertinho o conflito interno não só de Esdras como de outros personagens, os destinatários das cartas.
Em muitos momentos me comparei com as figuras trazidas na obra, isto porque o autor trás muitos conflitos realísticos que muitos de nós já passamos, como por exemplo, roubar o álbum de figurinha do amigo que estava completo, e nos arrepender futuramente ao lembrarmos de ter feito algo tão egoísta, embora quando criança a ideia não parecesse tão ruim assim.

A cada relato somos convidados a transportar para nossa própria trajetória, mergulhando em nossas lembranças mais antigas, nos questionando e pensando "quem somos nós atualmente?"

"Cartas para o Invisível" toca o leitor pela profundidade da abordagem de questões delicadas como violência física, depressão, suicídio e transtornos psicológicos.

A obra também possui uma playlist especial no Spotify que combina perfeitamente com o clima da história, entregando ao leitor uma experiência única e memorável.

"Uma cratera foi aberta entre ele e o mundo, e não havia motivação suficiente para sair dela."

site: https://www.instagram.com/thefawkes_/
comentários(0)comente



dearmasen 18/11/2022

Surpreendente e delicado
?Um homem que não deixa lembranças não existiu de verdade.?

Esse livro me surpreendeu num nível que eu não imaginava. De uma sensibilidade ímpar, de modo que realmente mexe com a gente, sabe?

Vamos conhecer a história de Esdras, que já está frustrado e cansado da vida, e, ao pensar em tomar medidas mais severas, se dá conta de que recebeu a missão de entregar diversas cartas de despedida de um amigo de infância, o Lélio, que tomou o mesmo caminho que ele estava pensando tomar.

Forte, não é?

Ele resolve, portanto, ?adiar o seu fim?, e entregar essas cartas passa a ser, então, a sua missão de vida, ganhou o seu foco e atenção. Isso foi modificando a sua rotina, tendo em vista que ele não tinha ânimo para fazer mais nada, só pensava em atender ao último pedido do Lélio, custe o que custar.

Ao mesmo tempo em que lidava com a surpresa do ocorrido (é realmente impactante) e com a busca desenfreada pelos destinatários, também se perguntava os motivos que o levou a fazer o que fez? e é nesse momento que vem a angústia por se culpar em ter se afastado, não ter mantido contato ou até mesmo ter furtado o seu álbum de figurinhas.

? As cartas retratam o quanto os detalhes fazem a diferença, um simples gesto pode modificar o dia de alguém (para melhor ou pior).

Não é uma leitura fácil em razão da sensibilidade do assunto, os acontecimentos nos tocam de maneira muito profunda e é preciso respirar fundo para seguir em frente. Esdras é um personagem muito real, de sentimentos verdadeiros e crus, e suas palavras são muito claras para explicar o que sente, ainda que seus sentimentos, por vezes, sejam tão conflitantes.

? Todo o enredo é uma verdadeira jornada, de maneira muito fluida e linguagem fácil, e ver a evolução do personagem é algo muito interessante. Não apenas isso, o plot me deixou de queixo caído, foi INCRÍVEL e isso fez eu querer me atentar ainda mais a cada detalhe.

É uma leitura profunda, reflexiva e sensível. As passagens são maravilhosas e nos leva a pensar muito sobre tudo. É preciso um olhar gentil sobre os outros e sobre nós mesmos.
comentários(0)comente



Rita 18/11/2022

Um livro incrível para ler e reler
Eu achei o livro incrível. É muito interessante a forma como a história vai sendo conduzida, envolvendo a gente na história dos 2 personagens principais e dos que vão surgindo. Mas o mais fascinante é que ela cumpre 2 papeis essenciais pra mim: primeiro, a história em si... É daqueles livros que você começa ao lado de um personagem que está meio perdido no mundo, então é impossível imaginar pra onde a história vai nos levar... e quando eu digo impossível é porque pra mim foi inimaginável os caminhos que a história tomou. Não tem nada mais gratificante numa leitura do que ser surpreendida e perceber que todas as teorias que você vai criando estãoe erradas, e que o óbvio passou longe dali. E meu Deus, o plot twist que existe no meio da história me fez pular do sofá quando eu tava lendo. E o mais incrível é que o autor não espera a última página pra trazer grandes viradas na história; mas o final do livro pra mim, a última página, que genial! Nesse ponto, vale dizer que é um livro que você deve ler com atenção, pois a história é contada nos detalhes, nas entrelinhas, numa sutileza sensacional. O segundo ponto é que este é um livro que nos leva a muitas reflexões, daqueles livros que a gente para de ler e fica pensado sobre o que foi dito... As reflexões dos personagens me fizeram mergulhar dentro de mim de uma maneira que quando me dei conta, já estava completamente envolvida naquelas discussões. E é muito natural se identificar com o protagonistas e suas inseguranças, seus receios de estar indo na contramão do mundo. Quando terminei a leitura, subtamente me deu vontade de reler, primeiro pra ter um novo olhar após saber como tudo termina, mas também porque me deu saudade de alguns personagens... Tudo que eu queria era sentar num banco de praça pra poder conversar com o Esdras.

PS. Recomendo fortemente que se assista os booktrailers do livro antes de ler, mas principalmente depois de ler!!! Ah, e ao longo do livro, tem uns QR Code do spotify pra você ouvir as músicas que tem a ver com a página, algumas inclusive fazem parte da história.
comentários(0)comente



Fernanda 09/11/2022

Cartas para o Invisível - Lincoln Aramaiko
Resenha disponível no blog:

https://modoliterario.blogspot.com/2022/11/resenha-cartas-para-o-invisivel-lincoln.html

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/11/resenha-cartas-para-o-invisivel-lincoln.html
comentários(0)comente



Mary - @mundo_literario.mary 27/10/2022

Achei um pouco arrastado, mas no geral é bom ??
É possível salvar a vida de alguém que está morto?

? Esdras não aguenta mais a vida chata que vive, para acabar com tudo isso ele tem um plano para por um fim nesse tormento. Mas ele não contava com uma coisa, uma notícia inesperada o faz mudar todos os seus planos, e qual sabe até o seu futuro.

? Esdras é desafiado a entrega as cartas de despedida de Lélio, um amigo de infância, agora a jornada de Esdras será encontrar destinatários desconhecidos e depois de tudo não ter para onde voltar. Este terá que compreender muitas coisas em sua vida.

? O livro foi vencedor do prêmio orgulho na Valentina de literatura LGBTQIAP+, o livro aborda a representatividade e vária questões importantes, o autor consegui transmitir assuntos como depressão, e transtornos da mente com uma delicadeza genial.

? Gostei bastante da leitura, mas para mim algumas partes foram meio arrastadas, e fiquei meio confusa ao final da leitura, mas tirando isso é uma leitura maravilhosa e que recomendo bastante.
comentários(0)comente



14 encontrados | exibindo 1 a 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR