Ciranda de Pedra

Ciranda de Pedra Lygia Fagundes Telles




Resenhas - Ciranda de Pedra


697 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Bruno Malini 05/03/2023

Gostei mas...
Gostei da história, mas eu esperava outra coisa do meu primeiro contato com a autora, esperava me apaixonar pelo livro. Mas não aconteceu.
comentários(0)comente



Lore 05/03/2023

Uma série de problemas de gente branca e rica
É um daqueles livros que eu não tenho lugar de fala, não me identifiquei com ninguém, são pessoas que parecem que vivem numa realidade paralela. Entendi a premissa da autora de criticar a família tradicional brasileira mas ainda assim essa família é a realidade muito distante pra mim. Ninguém cativa, ninguém presta, a Virgínia é chatissíma o desenvolvimento dela é igual a ela. A escrita não é fluido mas li em audiobook então li em menos de 24 horas, apesar de não me encontrar nesse livro eu devorei ele, achei interessante a forma que o livro foi construído.
comentários(0)comente



Vinícius Tyrone 01/03/2023

Um livro que ensina sobre a vida.
"já que é preciso aceitar a vida, que seja então corajosamente."

Meu primeiro contato com Lygia Fagundes Telles, e amei. Estou muito curioso e animado para conhecer novas obras dela.
Um livro sensível, delicado e forte. Nós não sabemos sobre as pessoas como achamos que sabemos, isso é o que aprendi com a leitura e com esses personagens incríveis e complexos. Virginia é uma personagem tão sensível e exposta, porém, de uma força e imaginação incríveis.
Ótimo livro e ótima leitura.
comentários(0)comente



Isadora Silva 18/02/2023

Um misto de sentimentos
Ciranda de Pedra não foi uma leitura fácil para mim e desde o início eu não sabia exatamente o que esperar.

O livro é um romance de formação e acompanha a Virgínia, uma menina que mora com a mãe enlouquecida e o "tio" que foi seu amante. Virgínia é fruto desse adultério, mas não sabe disse e nutre verdadeiro ódio pelo pai biológico, sente falta da figura que conhece como pai e das irmãs, Bruna e Otávia.

Virgínia é uma criança com acessos violentos de sentimentos, vive com a sensação do abandono e de ser esquecida pela família, o que de fato acontece. Tudo muda quando vai morar com o pai e as irmãs e a menina sente que finalmente será bem aceita, mas grandes revelações a aguardam.

Na minha opinião é um bom romance de formação, a escrita de Lygia é admirável, a escolha das palavras é bem pensada e o enredo me atraiu muito. Eu detestei todos os personagens, menos a Letícia, que poderia ser melhor apresentada na narrativa, mas acredito que foi proposital da Lygia para mostrar como a classe média branca é problemática em sua família tradicional. A Virgínia criança solta diversos comentários racistas, o que é muito incômodo para o leitor.

Justamente por ser um livro centrado em uma única personagem e seus problemas de menina branca ele acaba sendo muito cansativo. Não acho que seja o melhor da Lygia, mas é possível capitar a maestria da autora.
comentários(0)comente



Vicapuca 11/02/2023

Envolvente história de uma vida intrinsecamente real
Ciranda de Pedra conta a história da menina Virgínia. Divida em 2 partes: infância e juventude tardia. A história por si, já envolve desde a primeira página. Leitura fácil e fluída, no entanto, excelentemente desconfortável. Acompanhamos Virgínia ao longo dos anos e vivenciamos suas questões tão de perto que, por ora, acreditamos tratar-se de nossas próprias. As dores do amadurecimento, feridas do passado que se mantiveram aberta e toda influência que não curá-las carrega, a grande máscara sob a face de uma família ?unida?, são assuntos guiados pela crua narrativa de uma existência que se mostra tão indecorosa quanto real.
Lygia Telles transpassa a vida em si para dentro das páginas, e as páginas nos devolvem ao real com os olhos mais abertos e também mais ternos. Para mim, foi um ímpeto de clareza que me trouxe sentimentos empatas; não sabemos quais são as batalhas de cada humano em sua particular humanidade. E, ainda que não possamos saber das quais, são sempre quantas e quantas, vencidas e por vencer.
comentários(0)comente



esquadroz 07/02/2023

Foi interessante acompanhar a vida de Virgínia, ver seu desenvolvimento e a forma como ela foi lidando com as situações que começaram a afetá-la ainda na infância.
comentários(0)comente



Laine Alves 05/02/2023

A dor da solidão
O livro é romance de formação, com escrita em fluxo de consciência e dividido em duas partes: a primeira com a personagem criança e a segunda no início da vida adulta.

Aqui você explora um drama familiar, protagonizado por Virginia, filha resutado de um traição dentro do casamento, por parte de Laura, a mãe.

A obra vai explorando as dores de Virgínia que não se vê inclusa em nada, mesmo tentando entrar no círculo de amigos das irmãs e também participar realmente de sua família.

É um livro mais parado, sem grandes plots, porém trás muitas reflexões sobre ser/querer ser aceito.

O final talvez desagrade quem gosta de um romance ou finais felizes perfeitos, porém eu adoro como o livro se encerra kkkk
comentários(0)comente



Juliana 03/02/2023

Nao me conectei
Eu nao tinha visto a novela , então a história era totalmente nova para mim , mas acho que ficou muito no campo da interpretação ( o que só fui entender após o final do livro lendo as explicações e comentários que vieram na edição ).

Algumas frases de maior impacto da narrativa como amar o inútil e " nascemos todos os dias quando nasce o Sol" que me fizeram refletir .
Porém a história do livro em si achei pouco elaborada.
comentários(0)comente



Marcelo 03/02/2023

Ciranda de Pedra Nota: 9/10
Leitura envolvente. Na primeira parte a narrativa é da criança? já na segunda, da jovem.

Uma verdadeira novela.
comentários(0)comente



oimarly 30/01/2023

Uma leitura com destino diferente do comum. É bom ver como a mente de Virgínia vai mudando no decorrer dos anos e o capítulo final é muito bom
comentários(0)comente



Mai 30/01/2023

Gente que leitura
Fui totalmente envolvida pelo caminhar da vida de Virginia e daqueles que estavam a sua volta. Teve raiva, desespero, angústia, solidão, mas um processo lindo de autoconhecimento ??
comentários(0)comente



Karine 28/01/2023

O livro me surpreendeu em muitos aspectos, confesso que no início me pareceu confuso, mas nada que com persistência e algumas reeleituras tenham se cessado. O que mais me despertou foi a profundidade em que os sentimentos são transparecidos, nos diálogos bem elaborados e principalmente pelo cenário ali construído.
Os acontecimentos em conjunto com os fatos me aproximaram do conto, senti fazer parte do mesmo e isso me despertava ainda mais curiosidade e anseio pela próxima página.
Sem dúvidas se tornou um dos, se não o meu livro predileto!!
comentários(0)comente



glucaxs 27/01/2023

Quem nunca foi Virgínia em algum momento da vida?
Acompanhar a história narrada pela menina Virgínia e pela mulher Virgínia pela escrita da Lygia foi um deleite completo. Acho que nunca tinha me sentido tão conectado com um livro em toda minha vida
comentários(0)comente



Eliete 27/01/2023

Tentando digerir
É um livro sem ação nenhuma mas que traz uma carga bem grande de reflexões. São muitos personagens sendo destrinchados pela visão de menina e de mulher de Virgínia que pra mim foi uma protagonista digna do livro. Uma menina que passou por tantas coisas e ansiava por amor e aceitação, mas que acabou se tornando uma mulher cheia de feridas que são trabalhadas bem rapidamente ali na segunda parte, mas ainda sim me conectei com a personagem, me pareceu muito real tanto nos pensamentos quanto nas atitudes. Gostei muito do final dela e a forma como ela chegou a ele. Ela e o Daniel foram os melhores personagens pra mim
comentários(0)comente



jurcasari 26/01/2023

ciranda de emoções
Esse é o segundo livro que leio da Lygia e sua genialidade me surpreende. Nesse livro ela traz a história de uma família narrada a partir de Virgínia - filha caçula. Virgínia vai morar com a mãe e o amante depois de o pai descobrir a traição, se separando não só do pai mas de suas outras duas irmãs - que ficam na casa do pai.
O narrador nos conta na primeira parte desse romance de formação a visão principalmente de virgínia da vida adulta e da família tradicional, buscando sempre se sentir incluída nessa ciranda mas nunca encontrando seu lugar.
Na segunda parte, já adulta, Virgínia volta para a casa após anos no internato e busca novamente entrar nesse espaço mas se surpreende como as coisas são totalmente diferentes do que aparentam.
O livro consegue fazer a gente entender tudo o que virgínia sente a todo momento com muita destreza. Nos faz refletir sobre a vida é o mundo, sobre qual o significado de viver. Recomendo muito a leitura!
comentários(0)comente



697 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR