Ciranda de Pedra

Ciranda de Pedra Lygia Fagundes Telles




Resenhas - Ciranda de Pedra


697 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ygor Araujo 16/11/2024

Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles
Ciranda de Pedra é um romance de formação que evidencia a habilidade de Lygia Fagundes Telles em criar histórias envolventes, densas e com personagens complexos e redondos.

Na narrativa, a autora aborda questões das vidas dos personagens, como a hipocrisia do fundamentalismo religioso e os relacionamentos extraconjugais, deixando clara a visão de que não existe um ser humano totalmente bom ou ruim.

Por meio da escrita de Lygia, somos levados a conhecer a profundidade psicológica de Virgínia e seu amadurecimento ao longo da narrativa.

É um romance que toca em temas sensíveis, mas faz isso com destreza, ora chocando, ora emocionando o leitor.

Algumas passagens:

"Não há gente completamente boa nem gente completamente má, está tudo misturado e a separação é impossível. O mal está no próprio gênero humano, ninguém presta. Às vezes a gente melhora. Mas passa."

"Ande despreocupadamente e verá que não há nem passo bom nem ruim, é ir andando, tocando para a frente."

"Indiferença era a paz estagnada [...]. E tranquilidade era aquilo, aquela quietude sob a qual a vida palpitava."

"[...] ficou pensando que mais importante do que nascer é ressuscitar."

"[...] já que é preciso aceitar a vida, que seja então corajosamente."
comentários(0)comente



Felipe.Mello 14/11/2024

Ciranda de Pedra
Lygia Fagundes Teles é de outro nível!

Em seu primeiro romance (de 1954!!) ela cria uma trama com discussões muito ?a frente? deu seu tempo.

Nessa obra, acompanhamos Virgínia e sua família. A partir dela, temas como depressão, suicídio, religião e conservadorismo, adultério, liberdade sexual, liberdade feminina, entre outros, são trazidos para o debate.

Lygia nos convida para reflexões existenciais , sociais e econômicas profundas com sua escrita poética, leve e de fácil compreensão. Ela é tão habilidosa que faz isso de forma natural (sem forçação de barra) e sem ser prolixa. Ela insere esses temas no cotidiano de suas personagens sem fazer alarde e de forma sucinta. No entanto, as duas palavras e ideias ficam reverberando em nossos pensamentos por muito, muito tempo!

Dito tudo isso, é impossível eu não dar 5 estrelas pra ela!

Minha escritora preferida de todos os templos!??
comentários(0)comente



marianabonnas 14/11/2024

Achei a história rasa, pouco explorada e com final sem graça. Achei a escrita um pouco confusa em alguns momentos.
comentários(0)comente



Paula 12/11/2024

Ciranda de Pedra
O livro conta a história de Virgínia, filha mais nova de Laura, desde a sua infância até a sua adolescência. O enredo passa por eventos muito sensíveis, até mesmo traumáticos aos olhos de Virgínia, enquanto criança, mas sempre elaborados de uma forma bastante poética, fazendo com que a gente encontre uma certa beleza nos fatos que poderiam ser entendidos exclusivamente por seu viés catastrófico. Acho que o que mais me chamou a atenção na leitura foi o seu desenrolar surpreendente. Conforme a história se desenvolvia, eu ia criando cenários possíveis, dentro de clichês mesmo ou em algo que poderia fugir um pouco do esperado, mas o caminho que se segue é completamente inesperado (pelo menos para mim, obviamente), tanto na personalidade da própria protagonista, seus pensamentos, suas aspirações, quanto sobre o contraste revelado sobre o que ela entendia como verdade e o que se mostrava como tal. Gostei bastante!
comentários(0)comente



Gu Vaz 10/11/2024

Que surpresa!
Meu primeiro romance de Lygia Fagundes Telles e não poderia estar mais deliciado com a história. A desconstrução dos personagens ao longo do fio de Virgínia é estonteante e complexo. Tudo aqui tem um quê de dubiedade, febril, ansioso.
Com temas importantes e o tal de romance de formação - de uma família burguesa, vale lembrar -, já tão utilizado pelas editoras como anzol aos seus leitores, Lygia imprime em virginia tonalidades trágicas e melancólicas, mas não se atém somente a ela, pinta uma gama de personagens presos na norma social, personagens estes que também nos atinge em cheio. Gosto de lembrar de Luciana, mulher que sofre racismo, tanto do mais direto quanto do silencioso, que aparece pouco mas se mostra misteriosa e potente.
Um romance melancólico, que grata surpresa.
comentários(0)comente



julia 09/11/2024

?Eu tinha me perdido e me achei outra vez.?
Estou completamente apaixonada pela escrita da Lygia, muito poética, não é à toa que ela é chamada de dama da literatura brasileira. Um livro escrito em 1954 e que está muito à frente de seu tempo, com temas como: exclusão, pertencimento, autodescoberta, amor e rejeição, bissexualidade, doença mental e traição.
Foi uma experiência que eu nunca tinha sentido, os personagens são profundos e complexos, cada um possui suas fragilidades e as relações entre eles são demonstradas de forma bem realista.
A história não é entregue de bandeja, o leitor vai juntando as peças que descobre ao longo do enredo. É aquele tipo de livro que vale a pena ler, que te faz refletir e que te deixa bem entretido, amei muito.
comentários(0)comente



aghirlanda 06/11/2024

é um livro muito interessante e rapido de se ler, não é exatamente o estilo que mais gosto porém me envolvi bastante na história principalmente no começo, já depois de umas 100 páginas passei a não me interessar tanto
comentários(0)comente



Davi1091 28/10/2024

Chocado
Estou chocado com a escrita da Lygia Fagundes Telles porque é tão bonita que a gente lê e fica em êxtase! Virgínia nas minhas primeiras impressões eu achava que era uma chata e insuportável menina rica e mimada só que ao longo do enredo da história eu percebi que Virgínia é como eu ia como vários amigos meus que sofreram muito sobre essas questões de negligência familiar sobre essas questões de negligência amorosa e Virgínia é aquela garota que sonha em algum dia ter pelo menos uma resposta! quando esse livro termina eu sinto um vazio parece que tem alguma coisa que ainda falta, mas ainda alguma coisa.
foi o meu primeiro contato com a escritora e achei a escrita dela muito acessível!
comentários(0)comente



Cristina 27/10/2024

Ciranda de Pedra
O livro conta a história de Virginia, sua família e círculo de amigos. A linguagem de Lygia é poética e metafórica, o que torna o texto maravilhoso de ser lido!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Milton 24/10/2024

Lygia é fenomenal
O livro é realmente muito bom. gostei muito de como lygia constrói os simbolismo com o passar das páginas.

gosto também de como acompanhamos dois períodos da vida de virginia e de como esses dois períodos se conversam. a rejeição vivida pela protagonista é forte demais, não tem como não sentir empatia.

sinto que eu poderia ter aproveitado melhor se tivesse lido em outro período da minha vida, mas ainda assim eu achei um grande livro.
comentários(0)comente



Indria 22/10/2024

Ciranda
Essa ciranda de segredos, anseios e frustrações... mais importante do que nascer é ressuscitar, tudo recomeça...
comentários(0)comente



e._ 19/10/2024

Descrição de uma família.
É um livro denso, questionável em muitas instâncias, mas muito real.
"Ciranda de pedra" conta uma história de performance que acontece em diversas famílias, várias máscaras perfeitas em função de esconder muita hipocrisia, traição e aquela moral distorcida que só funciona para um lado.
Fala muito também sobre a relevância da aprovação alheia pra uma criança, e ainda sobre a vontade absurda que a gente tem de participar ? principalmente quando a nossa própria companhia não é satisfatória.
Destaco, por fim que o modo de pensar de
Virgínia é muito interessante, divagador (e talvez neurodivergente), me fazendo lembrar até um pouco de Clarice.
Gostei bastante e recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Thaisa 19/10/2024

Quebrou padrões
É um livro escrito em 1954 e muito moderno para a época.

No início eu achei um pouco estranho, mas depois percebi que a autora trás as experiências de acordo com a percepção de Virgínia em dias fases de sua vida: criança e adolescente.

Gostei muito de conhecer o trabalho de Lígia Fagundes Telles. Quero ler outros livros da autora.
comentários(0)comente



697 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR