Ciaran 23/02/2023
Comprei o livro sem saber muito o que esperar dos contos, mais pela curiosidade e esperança de encontrar não só criaturas que já conheço de outras leituras como descobrir sobre lendas e mitos novos.
Fiquei extremamente feliz em ver que dentre os contos, das criaturas escolhidas para algumas histórias estavam os jiangshi, aswang, manananggal e os kappas (só confesso que fiquei triste de a descrição desses youkais não comentar que eles amam pepinos, porque acho isso engraçado considerando o quão sanguinários eles podem ser).
Também me alegrei em conhecer mais sobre algumas outras lendas que já tinha lido por cima ou visto algo superficial sobre e que não esperava que o livro fosse abordar em seus contos, que me prenderam ao ponto de eu terminar a leitura bem rápido. (Recomendo, em especial, os contos “A Filha de Longa Vida” e “O Banquete”)
Além disso, deu pra perceber que muitos dos autores se empenharam nas pesquisas, não apenas nos mitos escolhidos, mas também nas culturas e países desses seres sobrenaturais. E o fato de todo conto ser seguido de uma descrição de cada mito, sem dúvida, ajudou a compreender melhor os elementos destacados nas histórias de cada criatura.
E que ilustrações maravilhosas! (Minha favorita foi, sem dúvida, a do conto do Vetala – que foi um dos meus contos favoritos, “O Banquete”, como disse anteriormente).
Tenho apenas duas observações:
A primeira é sobre a fonte e a cor da contracapa. Mal consegui enxergar o que estava escrito devido à tonalidade do vermelho (?) escolhido contra o fundo preto. E isso também ocorreu com os nomes dos autores e autoras dos contos, com uma fonte de cor muito clara que mal percebi que tinha algo escrito até quase metade do livro. Não é nada grave mas foi algo que acredito que seja válido ser comentado.
A segunda é algo que ficou na minha cabeça depois que terminei a leitura, sobre o uso de nomes e termos japoneses em contos sobre lendas de outros países (não ocorreu em todos, mas acabei ficando com uma interrogação na minha cabeça em certas histórias).