readcaiou 11/09/2024
A maldição do segundo livro chegou a Little Kilton?
Enquanto lia o segundo volume da trilogia 'Manual de Assassinato', essa pergunta me assombrou um pouco. Não pelo livro ser ruim, mas por, infelizmente, cair muito na sombra do antecessor.
Antes de mais nada, acho válido ressaltar que esse livro é, sim, bom. É bem escrito - trazendo até algumas experimentações no corpo do texto para simular a mente da protagonista num momento de pavor -, aborda temas interessantes, principalmente relacionados a como mulheres são descridibilizadas na sociedade, e o mistério prende.
Contudo, enquanto o primeiro livro foi crescendo para mim, esse permaneceu igual por 80% da leitura. As pistas me pareceram aleatórias e não me senti realmente parte da investigação, apesar de investido no mistério. A própria busca por pistas parece tão tranquila aqui, graças ao podcast que Pip criou, que as pessoas mandam o que sabem e o que viram para ela, o que prejudica um pouco a adrenalina que poderia ter surgido.
Mesmo com as tentativas da autora de criar momentos de tensão, as maiores emoçoes desse livro se deram, como disse, pela abordagem de temas relevantes, e também pelo final, que foge completamente do esperado, algo que gostei muito.
Apesar de um tanto fraco, "Boa garota, segredo mortal" serve bem como uma sequência e mostra o lado mais emotivo de seus personagens e principalmente de sua protagonista. Estou animado para ler o capítulo final!