becka 14/08/2024
Decepcionante
Enrolei pra ler este livro, poxa enrolei bastante.
foi uma grande decepção, ouvi das minhas amigas que era um livro que evoluía em relação ao primeiro, confesso que mesmo ouvindo isso não achei que fosse ser uau porque sei que seria pedir demais de uma investigação adolescente, mas esperava que mantivéssemos o ritmo do primeiro ou melhorássemos um pouco e meu deus.
sinto que a autora ouviu as críticas feitas ao primeiro livro e pensou ?hora de consertar? mas ela não sabe escrever, aí não conseguiu. A protagonista parece que perdeu QI desde o último livro, as pistas embora fossem forçadas em determinada medida no primeiro, elas iam aparecendo de maneira natural na minha visão, aqui foi tudo meio desconexo pra mim.
a investigação se tornou incrivelmente mais tediosa, claro que tem de se ter em mente que quem está sendo procurado aqui é um fracassado de 25 anos que é obcecado por um fake da internet? sim! mas mesmo assim?
percebo a tentativa da autora de trabalhar a personalidade da pip e os traumas dela pós investigação da andie, mas sinto que fica algo meio jogado em paralelo com a investigação, e de novo não sinto que a conheço. O romance que ja senti que era forçado no primeiro livro, virou um ?afterthought? no segundo, a ponto que me pergunto? pra que desperdiçar páginas com isso?
juro acho que o ravi representa menos de 10% do livro, e tudo bem não ser o foco, não é um livro de romance sabe? mas se é pra fazer algo ser tão forçado e pouco, era melhor nem colocar em primeiro lugar sabe? se eles pelo menos tivessem tido uma base forte no primeiro e aqui serem algo secundário, daria pra engolir melhor.
e o final. meu deus o final.
o final é tão ruim, eu gravei áudios refletindo sobre o fato de que se a autora não tivesse matado o Jamie eu abaixaria a nota desse livro automaticamente e foi isso que eu fiz, foi algo tão absurdo ele estar vivo e a história que ela inventou pra ele estar vivo que eu só não consegui sabe?
e eu até consigo entender a crítica que ela quis inserir ali com a situação do Charlie, mas fala sério kk foi algo tão rápido que não acho que dá pra se absorver de verdade. E por ser um livro de mistério, eu poderia perdoar a falta de profundidade dos personagens, de sentido e conveniências, mas a própria investigação foi fraquíssima nesse livro, ela parece mais burra agora que tem gente pra ajudar do que quando não tinha.
enfim, acho que o livro falha em tudo que se propõe kk queria que ela tivesse feito o stanley alguém mais interessante antes pra ter impacto eu ver ele morrendo, mas um ponto positivo é que se você aguentar as pataquadas uma vez que você pega pra ler o livro sempre flui! e eu acho que é legal ela trazer a premissa de que é uma cidade cheia de segredos, e no primeiro revelou os da assassinada, do assassino, de todos os envolvidos ali sabe? e no segundo trouxe também o de muitas pessoas envolvidas no caso, que são da cidade.
é de fato uma cidade com muitos segredos kk pena que os do jamie são muito desinteressantes tal como ele, e o caso foi chato, e tudo isso que falei até aqui.
é isso!