IsaDelPallo 26/05/2024
Boa garota, segredo mortal! Sem defeitos
Holly Jackson, autora da trilogia "Manual de Assassinato para Boas Garotas" e best-seller do New York Times, nos traz o segundo livro dessa série incrível. A história conta que, depois do fim do caso de Andie Bell, Pip promete a si mesma que nunca mais irá fazer algo do tipo, mas quando o irmão de um de seus amigos desaparece e a polícia não faz nada, é hora de Pip agir novamente.
Com a ajuda de seu namorado e de seus amigos, ela tenta desvendar o sumiço de Jamie. Há ainda novos vizinhos, o julgamento de Max Hastings e um podcast contando toda a resolução do caso. Dentre todos estes acontecimentos, é possível perceber o quão difícil está sendo para Pip lidar com tudo isso e quanto ela amadureceu desde o primeiro livro.
É uma leitura difícil de parar, daqueles livros lidos em horas, sempre muito tensa e com várias descobertas ao longo dos capítulos. É interessante o fato de que, a cada página do livro, a sua visão sobre o culpado muda. O enredo é muito bem desenvolvido e a escrita de Holly expressa perfeitamente os pensamentos confusos da protagonista. Em certa parte, no desfecho da história, a personagem principal passa por um choque e as palavras vão se separando, como se fossem pensamentos perdidos, uma mente confusa.
Em comparação com o outro livro, é possível perceber uma obra menos expansiva e feita com outro propósito. No primeiro livro, o objetivo é provar a inocência de Sal; neste, o objetivo é garantir a vida do irmão do seu amigo. Além disso, há uma preocupação maior dos familiares e uma cobrança interna para que outra família não seja destruída. É uma narrativa cheia de reviravoltas e autoconhecimento.
O desfecho é simplesmente surpreendente, e a trama é muito bem pensada, instigante e envolvente. A tensão que permeia todo o livro é um dos principais pontos positivos, além da escrita ser clara e objetiva, mas também trazendo algumas metonímias ao longo da obra. Há também uma construção marcante e minuciosa dos personagens. Devido a todas essas qualidades, na minha visão, é um dos melhores livros que já li e eu o recomendaria a todos os meus amigos e inimigos. Apenas com um ponto negativo: tem fim!
resenha por Isabella Del Pallo