_miilasantos_ 11/03/2024
Snow cai como a neve sempre por cima E ENLAMEANDO TUDO UUUAA
Tem um tempo que eu não venho aqui fazer resenhas e tudo mais, mas eu passei ele livro todo com a cabeça pocando de pensamentos e opiniões, então estarei compartilhando.
Começando do começo: eu nunca tive a intenção de ler esse livro. Amo a trilogia principal e acho ela muito bem amarradinha e apesar de desde sempre achar interessante a proposta desse livro, nunca senti vontade real de ler. Com o lançamento do filme isso mudou, ainda não assisti, mas todo o material de divulgação, trailers e etc me chamaram muito atenção e eu fiquei com muita vontade de conhecer a história por trás dos visuais maneiros que eu estava vendo. Assim, resolvi dar uma chance. Sem pressão, sem grandes expectativas.
Dito isso, eu diria que eu gostei do livro, é um bom livro, bem escrito, etc., mas que não surpreende em muitos aspectos.
Ele foi um livro que me prendeu bastante. Principalmente durante as primeiras partes, sempre que eu pegava pra ler eu não conseguia largar e quando largava queria pegar de volta, pq eu tinha muito interesse no que estava sendo contado. Mas eis a questão, algo que eu percebi e que fiquei matutando enquanto lia é que: esse "interesse" não é sustentado pelo próprio livro. Todo o plot de conhecer o Snow, conhecer o funcionamento da Capital, dos Distritos e dos Jogos Vorazes no passado, não é interessante pq é GENUINAMENTE interessante. É interessante pq existe um apego aos primeiros livros que pra mim, Camila, se torna interessante conhecer sobre. É como se esse livro, por si só, não se garantisse. Não acho que isso seja uma lástima, um mega defeito, pensando da perspectiva de que é uma prequel de uma história já muito icônica e adorada, as vezes a proposta é justamente essa, e tá tudo certo. Quase que um livro de curiosidades sobre o universo. Então, nesse sentido, me senti satisfeita.
E é pensando que, com pouco, o livro me satisfez, eu diria que o maior defeito desse livro é ser desnecessariamente extenso. Como eu disse, o livro e a história que está sendo contada por si só não é exatamente interessante, então assim que o processo de "olha que informação legal, gostei de saber disso" passa, eu fiquei só com páginas e mais páginas de descrições e informações que na real eu não estava nem aí. Então na mesma medida que é fácil sentir que o livro faz seu trabalho, é fácil ficar muito entediada.
Acho que minha parte favorita é justamente essa de relacionar as coisas da trilogia com o que tem nessa história, perceber certos detalhes, matutar sobre certas questões e dilemas, refletir sobre o mundo e sobre seres humanos, eu sinto que nesse sentido a Suzanne Collins faz um trabalho muito muito bom. Não me parece que ela só criou um monte de informação de graça, apenas pq sim. A história não é revolucionária mas ela cumpre seu papel e ela é coerente com o que a trilogia se propõe.
Eu diria que é isso. Eu tenho muito mais opiniões específicas sobre cenas e sobre os personagens, mas isso eu fui comentando durante a leitura, e em resumo: Lucy Gray única possível, Snow um chato maluco e a história como um todo um enorme "então tár".
Eu recomendaria esse livro só pra quem gosta de conhecer o background das coisas e gosta de pequenos detalhes, quem tem essa característica, se não, não acho que seja um livro que vá agradar e nem que seja muito necessário.
É isso.