gabi.jones 25/11/2023
EXCEPCIONAL
"O ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe? (Jean-Jacques Rousseau).
Acredito que não haja palavras suficientes para expressar o brilhantismo excepcional de Suzanne Collins. Ela conseguiu construir uma trilogia de livros que falam sobre o que há de pior na sociedade e, não se contentando em escrever sobre isso, ela criou um livro na visão do ditador. Analisando a frase do filósofo Jean-Jacques Rousseau e trazendo para a realidade do Snow, ele seria um homem bom, mas a sua sociedade o corrompeu? Ele teria seguido outros passos se não fosse a sociedade em que ele vivia? Quem seria Snow sem as desculpas das sociedades em que ele viveu para justificar a pessoa que ele se tornou?
Acredito que essas sejam as principais perguntas feitas pelos leitores para si mesmos, sem contar na pergunta "Ele amou mesmo a Lucy Gray?". Enfim, é uma teia de dúvidas que nos traz uma grande reflexão sobre quem foi Snow. Na minha opinião, ele já era uma pessoa ruim: sua ambição, sua manipulação que foi capaz de influenciar até os leitores. Mas, além de tudo, a forma como ele SEMPRE distorcia até os próprios pensamentos. Ele começava pensando como tudo era horrível, mas no meio do pensamento ele começava a justificar todas as coisas ruins que aconteciam. Essa é a minha VISÃO sobre tudo que foi mostrado durante o livro.
Volto a dizer que Suzanne teve uma genialidade incrível ao escrever esse mundo dos distritos e mostrar todos os lados da história, além das adaptações bem fiéis aos livros (eu ainda não assisti à adaptação desse livro, mas pelo que eu já vi, está extraordinário).