ValeLucas 05/09/2023
Não conseguia largar
O que me convenceu a ler esse livro foi a frase "Pânico encontra A Morte te dá Parabéns", e posso dizer que nada descreve melhor esse livro do que a junção desses dois filmes. É uma história extremamente instigante e que parece muito um filme slasher , onde os personagens discutem muito sobre esse tipo de mídia, sempre fazem referências legais e discutem sobre os estereótipos do terror.
Acompanhamos Alice, que presenciou o ataque fatal a sua irmã em uma festa de halloween num campo de milho (bem clichê né ? kkkk ). Ela tem muita certeza sobre quem cometeu o crime e no dia do julgamento do culpado, onde ela é a única testemunha, é atacada no banheiro e acorda um ano antes, na noite onde perdeu sua irmã. Alice tem então a chance de salvar a vida dela, porém coisas estranhas começam a acontecer e mais pessoas são atacadas, será que Alice sabe realmente o que ocorreu naquela noite ??
O livro já me ganhou aqui, toda a trama bem clichê, onde os personagens tem consciência de si e fazem comparações o tempo todo da vida deles com os filmes slasher. É muuuuito próximo do que Pânico faz, fazendo paralelos com os filmes de terror clássicos. Alice fica sempre sempre comparando suas decisões com as das Final Girls dos filmes e percebendo que tudo na vida real é diferente. Nada é tão simples e as pessoas não são unidimensionais com apenas um traço de personalidade, como nos clássicos.
A trama é bem óbvia e o culpado extremamente claro o tempo todo, a autora fez isso de uma maneira muito legal, onde a gente consegue perceber pra onde a história vai e fica acompanhando a protagonista tomando todas as decisões erradas e não enxergando a verdade na frente do seu nariz. É a mesma sensação que temos assistindo um filme onde conseguimos perceber que tudo vai dar errado e ficamos gritando pra tela " Não entra aí, não desce pro porão, ele está atrás de você, não é ele o culpado". A própria Alice comenta as vezes que se aquilo fosse um filme a audiência estaria gritando com ela pelas decisões burras kkkkk Achei genial.
Como eu falei, o final e o culpado são bem óbvios, e ficamos esperando a revelação aparecer de uma vez. Porém o livro ainda consegue surpreender e com uma virada completamente inesperada pra mim e bem interessante. Essa brincadeira com os filmes de terror funcionou muito bem aqui, além da escrita ser muito envolvente, com diálogos bem legais e com capítulos que sempre terminam com um gancho pro próximo, o que faz com que seja impossível de largar o livro, deixando com a curiosidade a mil.