Thays777 06/08/2024
Me sinto indiferente em te odiar
3 contos iguais em que jovens doutoras saem da área acadêmica e se apaixonam pelo primeiro cara carrancudo que elas acham que odeia elas. Essa é a descrição mais genérica o correta sobre o livro, mas acho que merece uma resenha mais aprofundada por apresentar diversos problemas que já estão se tornando lugar-comum nos livros da Ali.
Começando pelo que eu achei bom/interessante: a escrita da Ali é sempre muito boa, sem erros gramaticais ou erros de roteiro/coesão/continuidade/científicos muito grandes, o que na minha opinião é praticamente o mínimo. Além disso ela deu (ou tentou dar) uma variada na história através dos pontos de vista que iam e voltavam no tempo, mas mesmo a falta de linearidade não consegue esconder a falha principal do livro: REPETITIVIDADE!
Esse foi o livro que mais demorei pra ler no ano (quase 3 meses) simplesmente pelo fato de ser a mesma história contada 3 vezes com nomes e lugares diferentes! Quem já leu os livros anteriores da autora já notaria isso de cara, mas mesmo quem entrou em contato com ela apenas por esse livro já consegue perceber que ela só escreve a mesma história! Isso porque ela se baseia em tropos e estilos de Fanfic, que funcionam muito bem na internet mas acabam saturando no meio impresso! Porque isso ocorre?
1- Às fanfics se baseiam em personagens previamente conhecidos pelo leitor, o que já fornece antes mesmo da história começar uma conexão e empatia com os protagonistas, além de uma química entre o casal, algo que não existe nesse meio de livros impressos ou seja, a autora tem de ter muita qualidade para escrever uma personagem interessante e um casal com química do zero. O que eu acho q não rolou aqui, entre o pequeno espaço para desenvolver cada história e os casais dela se basearem apenas no fato deles serem iguais ou gostarem das mesmas coisas eu sempre acho os relacionamentos bem pobres;
2- Às fanfics se baseiam em tropos ou ideias bem conhecidas diferentes do material base (série/filme/livro de onde foi retirada aquela personagem) como ?enemies to lovers?, ?só tinha uma cama?, ?AU de loja de café?, etc? Apesar da Ali vender o livro como ?Enemies to Lovers? NENHUM LIVRO DELA CABE NESSA TROPO! Pq pelo menos uma das partes (os homens) NUNCA Odiaram os seus pares românticos! O que rola nos livros dela é a falta de comunicação, ou seja, por alguma zica a garota acredita que o cara odeia ela quando na verdade isso nunca aconteceu! Esse uso errado da tropo é muito chato, pq vc acaba comprando um cordeiro em pele de lobo!
3- Por fim, às fanfics disponíveis na internet são sempre muito variadas exatamente por serem escritas por pessoas diferentes, ou seja, mesmo aquelas que se baseiam no mesmo material original e seguem uma tropo específica acabam ficando muito diferentes entre si! Isso não ocorre aqui, porque a repetição da tropo, do arco histórico e a presença de personagens que só tem de diferente os traços físicos e a profissão são escritos pela mesma pessoa e acabam ficando saturados, reciclados, iguais e repetidos! O fato dela publicar 2 ou mais livros por ano tbm acaba saturando o mercado quanto a isso.
É um livro ruim? Não, é bem escrito e mesmo dentro do gênero ?Romance inspirado em Fanfic? ele se segura, porém pra quem quer ler algo nesse estilo de romance sem sentir que está lendo exatamente a mesma história com pequenos detalhes modificados eu recomendo realmente ir ler uma fanfic que é de graça e as vezes muuuuito mais complexa e interessante!
Agora quem gosta de ler algo mais formulaico e previsível (como conforto mesmo, muitas pessoas não querem se surpreender ou acabar lendo algo e não gostando ou não sabendo se tem ou não final feliz) eu recomendo a autora sem nem pensar, os livros são bem nesse estilo e digo isso sem julgamentos, cada um tem os seus gostos e pra quem curte ler algo assim vai gostar!
Resumindo: terminei de ler mais por obrigação, já que achei muito enfadonho em sua reincidência, entregou no quesito de ser um romance, porém mesmo dentro do seu gênero não cumpre todas as promessas a que se propõe!
Nota: 3 ??