Isabela.Wapenik 11/06/2024
Um belo filler!
Sabe quando a sua série favorita resolveu o grande problema que ela tinha e você sabe que o episódio seguinte vai ser bem aleatório, mas que na verdade, daqui a duas ou três temporadas, vai ser o grande divisor de águas e tudo se encaixa e faz sentido a partir desse episódio meio "aleatório"? É essa a melhor maneira de descrever O Caminho das Adagas.
Para quem está acompanhando a saga, é sabido que os livros 7-10 são bem controversos, justamente por serem lentos e não terem muita ação. Foi com esse pré-conceito que cheguei nesse livro, mesmo tendo me surpreendido no livro 7. Começamos com o mesmo modelo de Prólogo, com diversas coisas acontecendo simultaneamente, e pela primeira vez, não vamos ver esses personagens novamente no decorrer do livro. A escrita continua fantásticq como sempre, EXTREMAMENTE detalhada e agora começamos a nos aprofundar ainda mais na política da série e dos problemas que o Dragão Renascido enfrenta come ela.
Nota-se aqui que é mais u, livro de desenvolvimento do caráter dos personagens, suas ambições, motivações e como eles vão se prostrar diante disso. Pelo desenvolvimento que eles adquiriram, é fácil demais esquecer que eles estão ainda nos seus 18-20 e poucos anos. Abro meu coração e digo que o melhor amadurecimento aqui foi o da Nyanaeve, uma personagem complexa e que me fez passar muita raiva até o livro 6. Para aqueles, que assim como eu, estavam irritados com a hipocrisia dela para com o pessoal de Dois Rios, ela mwlhora e melhora muito. Mas felicidade dura pouco, porque aparece uma pior do que ela e muitos outros personagens irritantes e complexos da saga: Cadsuane.
Rand, meu queridinho e favorito, parece outra pessoa (por que será? Kkkkk), e ainda sim foi ótimo ver ele caindo do pedestal e vendo que ele não é invencível, ainda que o cabeça dura não perceba as sutilezas mais claras na sua frente.
Por fim, deixo uma nota aqui: Esse livro é pior que o Silmarillion em relação a nomes. Foi frustante a quantidade de vezes que personagens secundários foram apresentados, com suas motivações e todo aquele blá-blá-blá que o RJ adora fazer para simplesmente morrerem depois, ou pior, formarem alianças com mais personagens que, sinceramente, nem importam. Aqui fica explícito o motivo das três estrelas e meia.
A todos que chegaram até aqui nessa saga enorme, sinto em dizer que é tarde demais para abandoná-la, muito do seu tempo já foi posto aqui para desistir agora. E o mais importante de tudo, que vale muito a pena nessa história toda, persistência e procurar outro leitores através dos fóruns. A experiência é fantástica.