Thaisa 29/02/2024
Desde o meu primeiro contato com a escrita de T. Kingfisher (Ursula Vernon) através de "A Queda da Casa Morta" (um ótimo reconto da trama "A Queda da Casa de Usher", de Edgar Allan Poe), eu já fiquei encantada pela maneira com que ela constrói suas narrativas e decidi que leria mais de suas histórias.
Assim, finalmente li "A House With Good Bones", uma trama atual, divertida e assustadora!
Sam é uma entomologista que costuma trabalhar em escavações arqueológicas, mas decide tirar um período de folga ao lado da mãe. Mas quando ela retorna à sua casa de infância, que era de sua avó, ela percebe que transformações estranhas, desde a decoração até o comportamento de sua mãe, estão ocorrendo. Ela tenta compreender, de forma racional, as mudanças na personalidade da mãe, os pesadelos febris que tem tido, as lembranças de um passado longínquo retornando; mas enquanto a narrativa avança, situações cada vez mais bizarras acontecem e cabe à Sam entender o que ela mais nega: o sobrenatural.
Eu gostei bastante da protagonista e como a autora narra sua história, mostrando desde traumas da infância há muito esquecidos até reflexões pertinentes sobre nossa sociedade através da comicidade. Durante boa parte da leitura, é palpável a sensação de incômodo e tensão, como se algo maligno que está rondando essa casa, além de mexer com Sam, também nos rondasse, já que o livro é imersivo e flui deliciosamente.
No entanto, sinto que no último ato a trama perde essa aura de mistério e medo e vira um grande clichê de acontecimentos rápidos, sem muita explicação e profundidade, me deixando levemente desapontada com o potencial que a narrativa tinha (e entregava até o momento) e como o final é mais do mesmo, ainda que continue se apoiando numa visão tão única que Kingfisher conseguiu construir em sua mente e abordar em sua obra.
Como um todo, foi um livro divertido e que me prendeu muito e, ainda que tenha elementos clichês, a autora consegue subverter boa parte deles... Não é minha obra favorita dela, mas com certeza eu lerei seus outros livros!
Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros e no canal do Youtube "Livre em Livros"!