A máquina do caos

A máquina do caos Max Fisher




Resenhas - The Chaos Machine


38 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Gallotti Kenicke 16/11/2023

Foooooooda demais
Me perdoem o palavrão, mas excelente livro! Triste porque só comenta coisas reais não muito boas que aconteceram devido às redes sociais, mas excelente pra se ter a dimensão do que elas podem causar nas nossas vidas e o porque é tão importante ter regulamentação para todas elas. LEIAM!
comentários(0)comente



carolmc_ 03/12/2023

Assustador
A assustadora evolução dos meios de comunicação e como influenciam as nossas vidas sem nem mesmo conseguirmos perceber.
comentários(0)comente



anna v. 23/07/2024

Importante e válido
Este livro não foi a leitura mais fluida da minha vida, o texto muitas vezes se arrastou em descrições muito longas de coisas que não acho muito interessantes. No entanto, o saldo da leitura foi totalmente positivo. Principalmente a segunda metade do livro é muito didática e esclarecedora sobre como os algoritmos operam, como privilegiam o maior engajamento independentemente do conteúdo, e quais as consequências absolutamente sinistras disso.
A relutância das empresas em assumir responsabilidade é uma das coisas mais chocantes do livro, e lembra muito a indústria do cigarro.
Leitura importante e recomendada.
comentários(0)comente



julia.cout 14/09/2024

Um livro necessário para o mundo atual
O livro reúne em ordem cronológica desde a criação até depois da invasão dos trumpistas ao capitólio, como os algoritmos das redes sociais promovem conteúdos extremistas e impactam o mundo real.
As grandes empresas tiveram oportunidade de parar os conteúdos e mesmo assim se insentaram, toda a pressão dos governos por regulação e etc. Foi uma leitura bem difícil pelos fatos apresentados, mas valeu a pena.

(Mesmo tendo mais de 500 páginas oficialmente, o livro tem muitas referências bibliográficas, então considero que ele tem umas 400 páginas de conteúdo de leitura.)
comentários(0)comente



Ju Ajax 04/06/2023

O conteúdo do livro é excelente para entender como as mídias sociais estão afetando o nosso comportamento.

O autor foi fundo para descortinar o poder das informações disseminadas nas redes sociais, sobretudo na amplificação dos discursos de ódio. Indico muito!
comentários(0)comente



Fábio Perrucci 18/01/2024

Internet do caos
A máquina do caos. Como as redes sociais reprogramaram nossa mente e nosso mundo" é um resultado aprofundado de diversos casos de como a internet manipula as pessoas e contribui para a disseminação notícias espetaculosas e falsas. Nele, o autor e jornalista Max Fisher, traz diversos casos reais que embasam as suas teorias. Altamente recomendável.
comentários(0)comente



Mariiebomfim 17/05/2024

Verdades difíceis de ler
Um livro cansativo (por conta da quantidade de informações), mas extremamente necessário. Por vezes, indigesto...

Como pode haver inúmeros relatos e provas de funcionários mostrando a perversidade do algoritmo das redes sociais que impulsiona apenas com o propósito de vc ficar mais tempo no app fazendo com que extremista e informações falsas estejam no topo (mesmo sem a pessoa necessariamente pesquisar sobre isso) causando mortes e discursos de ódio, como pode que exista prova disso e as grandes empresas poderem escolher não ver ou simplesmente culpabilizar o indivíduo e não a plataforma. Como pode?

A resposta é uma só! O capitalismo!

Fiquei diversas vezes ansiosa com os relatos e achei que o final daria uma luz, mas é apenas a informação e a verdade escancarada. Talvez um grito final desse jornalista que passou anos investigando sobre Facebook, Google, YouTube e sentindo impotente diante dos braços cruzados dos donos da empresa.

Já vivemos numa distopia!
comentários(0)comente



Angela.Ataide 01/02/2024

Faz muitas reflexões sobre a influência que as redes sociais têm na vida das pessoas, principalmente o lado negativo. Muito interessante.
comentários(0)comente



Lex28 15/10/2024

De quem é a culpa?
Gostei do livro, embora não o considere um dos meus favoritos. Ele oferece insights valiosos sobre os impactos das redes sociais na sociedade, apresentando histórias que ilustram como essas plataformas podem prejudicar a mente humana. No entanto, achei que o autor foi um pouco rígido ao criticar alguns CEOs, como Mark Zuckerberg. É compreensível que as redes sociais busquem lucro e utilizem estratégias para manter os usuários engajados por mais tempo, mas o mundo sempre enfrentou guerras e problemas sociais, independentemente das tecnologias em uso.

O autor argumenta que as redes sociais exacerbaram o lado negativo das pessoas, e isso levanta a questão: quem realmente é o responsável? O ser humano, que carece de autorresponsabilidade ao clicar em conteúdos nocivos e se envolver em bolhas ideológicas, ou os empresários, cujo foco é o lucro, muitas vezes sem controle sobre os algoritmos? Embora eu reconheça que os responsáveis pelas plataformas possam ter certa culpa por não moderar os efeitos desses sistemas, o livro me fez perceber que a tendência humana de transformar algo potencialmente positivo (como as redes sociais) em algo prejudicial (como fanatismo e extremismo) é uma constante.

Essa reflexão destaca como a mente humana pode ser direcionada tanto para o bem quanto para o mal, dependendo das circunstâncias e das escolhas individuais.

Quotes interessantes:
***"Na verdade, o incentivo é tão poderoso que aparece até em exames de imagem cerebral. Quando recebemos um 'Like', a atividade neural aumenta em uma parte do cérebro chamada núcleo accumbens, a região que ativa a dopamina. Indivíduos com um núcleo accumbens menor — uma característica associada a tendências aditivas — usam o Facebook por períodos mais longos. E, quando usuários assíduos recebem um 'Like', essa região cinzenta mostra mais atividade do que em usuários ocasionais, assim como ocorre com viciados em jogos de azar que foram condicionados a celebrar cada puxada na alavanca."***


***"As plataformas são construídas com base em uma crença supostamente neutra de que a atenção indica valor. Reddit e Twitter elevam publicações com base no número de usuários que as endossam com votos positivos ou retweets. Facebook e YouTube colocam essa autoridade nas mãos de algoritmos. Ambas as abordagens reduzem todas as formas de atenção — positiva ou negativa, irônica ou sincera, seja por algo que fez você rir ou se irritar, despertou sua curiosidade intelectual ou seus instintos mais primitivos — a uma métrica pura: para cima ou para baixo."***
comentários(0)comente



ZePPa 18/03/2024

Como toda grande obra do capilismo , neste livro vemos a dimensão catastrófica que temos de erosão da sociedade quando o lucro se sobrepõe a vida !!
comentários(0)comente



Bianca.Drewnowski 17/01/2024

9/10
Pelo tamanho do livro achei que pudesse ser uma chatice, mas não! O livro tem um ritmo legal, e cada página é necessária, a parte que retrata o descaso das redes sociais no Brasil e sobre o incidente do capitólio foram as minhas preferidas. Aprendi muito com o livro, com certeza vou passar a criticar as redes sociais com mais afinco, Markquinho Zucke tem sangue nas mãos!!!!
comentários(0)comente



Gois 29/01/2024

Esse talvez seja um dos maiores contrassensos da minha vida: saber que as redes sociais fazem mal a vida das pessoas e a saúde mental delas... mas participar delas, postando sobre saúde e saúde mental. Penso nessa ambivalência com frequência. Esse livro não fala exatamente sobre isso, mas fala muito mal das redes sociais, seus algoritmos (que ninguém sabe como funciona) e de vários momentos em que elas foram veículos de acontecimentos ruins. O livro não fala do impacto individual, mas do impacto social e geral que essas redes podem trazer, dividindo, polarizando, colocando em bolhas as pessoas. Alguns dirão que elas são apenas reflexos das questões humanas, mas na realidade (e esse é o ponto do livro) as redes sociais "amplificam males sociais". O livro é bom, cansa um pouco em algum momento e poderia ter umas 100 páginas a menos. Mas é uma boa leitura, muito informativa, cheia de referências. Recomendo.
comentários(0)comente



Beatriz3297 21/12/2023

Cansativo
É um livro com conteúdo muito legal, interessante e muito relevante, dá vontade de excluir todas as redes sociais kkkkk mas, pra mim, foi uma leitura muuito arrastada, até chata às vezes, não sei se são os capítulos muito longos, a escrita, formatação etc
comentários(0)comente



Lucy 21/08/2023

Sem saída
Esse livro me deixou muito chocada, pois ele mostrou como não só as possibilidades de países pobres e pouco desenvolvidos como países desenvolvidos estão nas mãos da desinformação de um modo muito perigoso.
Não é novidade que a manipulação da informação é um modo de garantir violencia e impedir que haja evolução social, haja vista o que as ditaduras sempre fizeram, porém o modo que tem-se feito é muito assustador. Fico imaginando como os estudiosos da mídia nazista se sentiam e acho que tive uma pequena mostra lendo esse livro.
comentários(0)comente



Lulu 20/08/2023

Um livro essencial
Não é uma leitura fácil. A escrita do autor não é fluida e a tradução manteve essa característica. Porém, as informações e temas acabam te prendendo e aí é só ladeira a baixo. O livro retrata a triste realidade da nossa sociedade afundada em ideologia e manipulação visando lucro.
comentários(0)comente



38 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3