Pedro3941 14/03/2024
Você está vivendo uma distopia digital!
Li uma frase há algum tempo que se aplica muito bem à ideia desse livro: "Ratos morrem em uma ratoeira pois não entendem o motivo de o queijo ser grátis." Não me lembro do nome do autor nem da origem, mas o livro segue um raciocínio básico parecido. Nessa obra incrível, as redes sociais adotam o papel do "queijo" e a "ratoeira" acaba sendo invisível.
O livro aborda diversos aspectos e é extremamente completo, sendo provavelmente uma das melhores leituras que já fiz. Senti-me empolgado, chocado e quase a todo momento tive um choque de realidade.
Ao abordar toda a evolução das principais redes sociais, o livro nos mostra quais foram os designs das redes e quais são seus objetivos, por que as redes sociais mudaram e como elas mudaram, qual o real objetivo dessas redes sociais, fique tranquilo, o livro não conduz para o clichê do "lucro" e se mantém nele, nesse livro podemos perceber que há algo a mais além disso, tenha como exemplo um investidor que disse que ao buscar talentos e startups para investir no vale do silício, buscava pessoas com "brilho de pirata" no olhos. Essa percepção e todas as outras que o livro passa são embasadas por meio de declarações, delações, etc..., o que acaba criando um aspecto de realidade muito forte para o livro, evidenciando o que ele é.
Para finalizar, o livro aborda o tema das IAs nas redes e como o design baseado em algoritmos é asqueroso, entendendo que nem mesmo os criadores das inteligências artificiais entendem como elas funcionam e as consequências deste uso para elas, onde basicamente elas utilizam das nossas fragilidades cerebrais evolutivas sem qualquer freio seguindo a finalidade que os designers definirem.
É um livro incrível, a única ressalva fica sobre uma possível tendência do autor para criticar movimentações de extremização à direita, senti falta do oposto. Contudo, isso é apenas um detalhe em um ou dois capítulos no final do livro e que é justificado pela tendência do algoritmo para esse lado, nesse sentido, não tira qualquer mérito da leitura. Leitura essa que é simplesmente incrível e necessária!