Leonardy.Negrini 18/02/2024
Da Escuridão
Seguindo com o mesmo autor da postagem passada, o escritor de Terror e Suspense Cosmicista, HP Lovecraft (1890-1937) encontramos nesta outra publicação da Editora Camelot uma coletânea de seis obras.
Aquela que possui maior quantidade de páginas e que nos fornece um tempo e cenário narrativo maior, acaba por nos contaminar o olhar e nos chamar mais atenção, então destaco aqui "Sussurros na Escuridão" (1930) como a obra central, uma ótima história sobre aparições fantasmagórica ou monstruosas em regiões interioranas.
Todavia, "O Habitante das Trevas" (1935), "A Cidade sem Nome" (1921), "Herbert West - Reanimador" (1922), "A Maldição de Sarnath" (1919) e "A Declaração de Randolph Carter" (1919) não deixam nada a desejar. Destaco este último conto, curto, porém com ironias interessantíssimas, a maior delas é os monstros avisarem, por telefone, que cometeram um homicídio. É Lovecraft vislumbrando o que seria o nosso whatsapp e as Fake News.
Ler Lovecraft é perceber, claramente, o aparecimento das grandes temáticas de filmes de suspense e terror até hoje sendo abordadas. Pra quem gosta do estilo, é um prato cheio e obrigatório. Lovecraft está para o Terror e Suspense, como Shakespeare e Nelson Rodrigues estão para o amor e a comédia.
#lerévida #leitura #número07doano #hplovecraft