Cássio Cipriano 16/01/2024Biscoito ou bolacha???Conheci o trabalho da Barbara Cusin no ano passado e tive oportunidade de encontrá-la na Bienal do Rio, ocasião em que adquiri o exemplar físico de "Nas batidas de Sampa", seu romance lançado em Janeiro de 2023 pela AllBook Editora. Nele, vamos conhecer as melhores amigas Guta e Vivi, que têm a brilhante ideia de fazer com que seus pais fiquem juntos. Madá, mãe de Guta, é uma professora de Biologia, e Hugo, pai de Vivi, é um renomado empresário do ramo alimentício, dono de uma empresa de bolachas. Madá e Hugo são pais solo e, detalhe: eles não se suportam!
A vibe de comédia romântica de sessão da tarde lembra clássicos como "Operação Cupido (1998)" ou "Paixão de Aluguel (2005)", mas é só isso que as narrativas têm em comum: duas jovens tentando unir seus pais. "Nas batidas de Sampa" é uma história com muita identidade, onde Barbara resgata suas vivências da adolescência, como filha de professora, e ambienta a história na Vila Mariana, homenageando suas raízes paulistanas, inclusive, o livro foi lançado na data do aniversário de São Paulo. Está tudo conectado!
Com apenas 116 páginas, divididas em 20 capítulos + epílogo, a história é narrada em primeira pessoa e intercala os pontos de vista dos quatro protagonistas: Guta, Madá, Hugo e Vivi. Nesse sentido, os capítulos se entralaçam, mostrando os mesmos acontecimentos na visão de diferentes personagens, proporcionando ao leitor uma riqueza de detalhes e percepções nas nuances dos sentimentos de cada um, diante das mesmas situações.
Apesar de ser uma leitura leve e fofa na maior parte do tempo, nos entregando uma vibe enemies to lovers entre Hugo e Madá, bem ao estilo Sr. Darcy e Srta. Elizabeth de "Orgulho & Preconceito (1813)", a narrativa não deixa de se aprofundar em assuntos mais sérios e delicados, como identidade e saída do armário, abandono parental, vivências de pais solo e seus filhos, tudo com um drama na medida e temas sendo trabalhados com muita responsabilidade e maturidade pelos personagens.
Eu me encantei pela escrita da Barbara e "Nas batidas de Sampa" foi uma ótima escolha para iniciar minhas leituras de 2024, com algo leve e fofo, sem deixar de ter profundidade e propósito. Sem sombra de dúvidas lerei outras histórias da autora, inclusive, um conto natalino spin-off desse livro.
site:
https://instagram.com/cassiocipriano