Ana Rosa 05/02/2024
Não abuse da graça
Este livro trata da tibieza, um vício e uma doença espiritual que aflige a alma e dá-lhe uma conformidade à mediocridade, uma certa paz ao hábito de pecar. Dá definições, características, espécies, consequências, males e, por fim, seus remédios.
Vencer a tibieza é uma tarefa que se dará, sobretudo, pela oração: terço, meditação constante e outros atos de piedade que elevam a alma aos céus.
Sua abordagem é bem diferente do que se costuma ler e ouvir sobre o tema. A exposição de Monsenhor Ascânio é bem jurídica: dá definições, as condições para uma alma ser considerada tíbia, os remédios para combatê-la etc.
Quando ouvimos falar em tibieza, especialmente influenciados pela literatura tomista, logo lembramos da acídia, tomada pelo Santo enquanto sinônimo da tibieza. Além disso, lembramos de uma tristeza que advém da preguiça, da inércia?
Não é o que trata o autor neste livro; sua exposição propõe esclarecer objetivamente o que é, pontuando suas causas, mas não as descrevendo nem detalhando.
É uma leitura rápida, cirúrgica, bem objetiva para quem ainda não ouviu falar sobre o tema ou ainda, para quem descobre sofrer dessa doença e busca se livrar dela.