A Tibieza

A Tibieza Monsenhor Ascânio Brandão




Resenhas - A Tibieza


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Julia.Santos 25/06/2024

A doença dos mornos
A tibieza é o estacionamento da alma, não é nem quente nem frio, é pior é morno, quando demos pouca atenção às coisas pequenas ao ponto de ficar cego e cometer grandes pecados. A tibieza é a invalidação dada aos pecados veniais, o acomodamento da vida espiritual que abre portas para os pecados maiores e mortais, Ai de nós se permanecermos mornos, já que os mornos serão vomitados. É então de nossa responsabilidade tratar essa doença tão terrível, que assim como a tuberculose, vai enfraquecendo gradualmente nossa espiritualidade e acabando com nossa fé. Os remédios são simples, e de chata resolução como sempre, mas é melhor uma vida combatendo pecado aqui na terra que uma vida eterna de sofrimentos no inferno, as recomendações de medicamentos são: ler sobre o sagrado coração de nosso senhor Jesus Cristo, mortificação, penitencia, confissão muito bem feita e o mais fácil de todos o Santo Rosario, essa combinação de fármacos junto com um esforço árduo de constância é a chave para cura. Ânimo é o que nosso senhor nos pede e é o que devemos ter!
comentários(0)comente



Ana Rosa 05/02/2024

Não abuse da graça
Este livro trata da tibieza, um vício e uma doença espiritual que aflige a alma e dá-lhe uma conformidade à mediocridade, uma certa paz ao hábito de pecar. Dá definições, características, espécies, consequências, males e, por fim, seus remédios.
Vencer a tibieza é uma tarefa que se dará, sobretudo, pela oração: terço, meditação constante e outros atos de piedade que elevam a alma aos céus.
Sua abordagem é bem diferente do que se costuma ler e ouvir sobre o tema. A exposição de Monsenhor Ascânio é bem jurídica: dá definições, as condições para uma alma ser considerada tíbia, os remédios para combatê-la etc.
Quando ouvimos falar em tibieza, especialmente influenciados pela literatura tomista, logo lembramos da acídia, tomada pelo Santo enquanto sinônimo da tibieza. Além disso, lembramos de uma tristeza que advém da preguiça, da inércia?
Não é o que trata o autor neste livro; sua exposição propõe esclarecer objetivamente o que é, pontuando suas causas, mas não as descrevendo nem detalhando.
É uma leitura rápida, cirúrgica, bem objetiva para quem ainda não ouviu falar sobre o tema ou ainda, para quem descobre sofrer dessa doença e busca se livrar dela.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR