gabe leituras 02/03/2023
Tudo é arte
Bailarina de Aquarela, dentre outros assuntos, fala sobre arte e, consequentemente, é isso que ele também é. Bailarina de Aquarela é arte, foi incrível ter essa leitura.
Numa narrativa envolvente e poética, Bailarina de Aquarela nos faz viajar até Londres. Ethan Felton trabalha numa cafeteria, porém, graças a uma ocasião inesperada, seu mundo se encontra com o de Emma Lovell, uma bailarina renomada, ao ser chamado para trabalhar como pintor na Satin Ballet.
O livro nos mostra que todas as histórias tem muito mais do que é mostrado superficialmente. Emma é uma bailarina excelente, porém, também tem fama de ter um temperamento difícil. Com isso, ela e Ethan não tem a melhor das relações logo de primeira. Entretanto, existem outros lados dela que somente ele irá conhecer. Muito além de talentosa e encantadora, Emma é alguém repleta de faces e segredos. Ela carrega uma longa história. Assim como Ethan, que enfrentou vários desafios no passado. Ele é um pintor exemplar, usa seus quadros surrealistas, muitas vezes, expressando sentimentos muito além de somente uma pintura.
Superficialmente a companhia Satin Ballet é um lugar cheio de esplendor. Porém, também há histórias por detrás de todo talento. Ethan é alertado sobre isso. A companhia é um lugar que promete sucesso, uma oportunidade sem igual para o pintor. Além de ser o local onde, também, ele pode perder tudo. Emma é o ponto principal de tudo isso. Ele afunda em um emaranhado de segredos e poder.
Um questionamento que Bailarina de Aquarela nos deixa é: até que preço estamos dispostos a pagar por aquilo que ansiamos?
No livro, vemos diversas situações assim. Escolhas que aparentam ser difíceis. Aquilo que nos motiva, mas também pode destruir.
O livro vai muito além da história de Emma e Ethan, fala sobre dificuldades, vontades, poder, sentimentos. Sobre escolhas e suas consequências. Sobre o amor e suas diversas versões. Sobre afundar e renascer. Sobre nossa mente.
Bailarina de Aquarela é acompanhado de várias referências a elementos artísticos e eu amei esse detalhe. Desde balé, música, fotografia até pintura. Também traz, como dito, uma escrita encantadora. Capaz de transmitir sentimentos como nenhuma outra. Há personagens extremamente humanos, profundos e bem desenvolvidos. Essa é uma leitura, sem dúvidas, necessária.