raqueldare 01/04/2023
Que livro lindo e super bem desenvolvido! Fiquei encantada pelos personagens, que foram escritos e tratados de forma real e franca. Personagens com problemas reais, com traumas reais. E tudo isso foi abordado de maneira tão cautelosa, com tanto cuidado, que fiquei surpresa (muito positivamente) enquanto lia.
Mas preciso ressaltar a parte que mais me encantou, que foi, por sinal, o que me fez ter vontade de ler esse livro é conhecer essa história: a arte! A arte aqui foi retratada da melhor forma possível, e meus olhos brilhavam a cada referência e citação.
Eu garanto, se você foi fissurado por arte assim como eu sou, tenho certeza mais que absoluta de que você vai se apaixonar por esse livro e, mais ainda, pela escrita da autora!
Sou artista também, e acho que por isso me senti tão dentro daquele universo. Tudo escrito ali era muito real. A busca pela perfeição, tentar agradar a todos e a si mesmo sempre? coisas mínimas, mas que para um artista pega demais! Mas, além dessa pressão incessante que o livro retrata, ele traz consigo a alma de um artista, mostra como a arte, muitas vezes, é tudo que temos, um refúgio, a coisa que mais amamos no mundo. A narrativa traz os dois lados dessa mesma moeda, e eu achei isso a coisa mais linda e real que poderia existir.
Verdadeiramente, esse é um dos livros que retratam a arte da forma mais pura e bela que poderia existir. Referências a pintores, obras, espetáculos de ballet que me deixavam de queixo caído! Até as danças eram descritas com perfeição e precisão, onde eu conseguia, de verdade, ver os personagens dançando, e fiquei encantada com isso.
E o melhor de tudo é que você não precisa conhecer muito sobre artes plásticas ou ballet para se sentir dentro do universo, porque o livro te transporta para dentro dele sem ao menos que você perceba, e eu acho isso mágico demais.