Hamilton* 07/05/2023Um violino muito raro Eu nunca tinha ouvido falar sobre a Katherine Mansfield até a antofágica anunciar essa edição, e assim como aconteceu com Xavier de Maistre foi uma grata surpresa.
A autora tem uma escrita realmente maravilhosa, não sei se consigo descrever exatamente, então farei uma comparação: é chocolate quente. É chocolate quente, não por que é doce, mas por que é confortante (não traz exatamente conforto mas sim um alento) como um chocolate quente numa noite de frio. E além disso a escrita dela também te preenche de maneira que quando você está lendo os contos, se sente como lendo um algo a mais.
Sobre o conteúdo em si, ela apresenta vários cenários de classe alta e média do início de 1900 com bons personagens em poucas páginas. Senti também várias vezes um humor irônico na maneira como ela abordava as situações dos personagens, muitas vezes tirando sarro total da posição social deles.
As ilustrações de Giulia Bianchi são fantásticas e completam muito a obra, e a tradução de Nara Vidal me transmitiu muitas emoções.
Dos cinco contos gostei mais do segundo "Aula de canto" que com tão poucas páginas me transmitiu um zilhão de sentimentos.
P.s. Ainda vou ler os textos adicionais, mas precisava escrever sobre, somente com minha opinião.