Êxtase & outros contos

Êxtase & outros contos Katherine Mansfield




Resenhas - Êxtase & Outros Contos


150 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10


finnlandia 27/06/2023

Li esse seguido de Mrs Dalloway e meu deus, como é bom ler mulheres doidas que escrevem com técnica, SÉRIO. Leiam. A construção das histórias corriqueiras e no final o baque tipo... Perfeito.
comentários(0)comente



milton_rocha 20/07/2023

Descrições, ambientação e sensações espetaculares
Mansfield consegue trazer mulheres protagonistas com características muito diferentes do esperado tanto para época quanto o que vemos até hoje em diversas instâncias. Tratam-se de personagens complexas, preenchidas de vontades próprias e questionamentos existenciais sobre as próprias definições sociais que as constroem.

As tramas, sempre muito bem descritas, narradas e pensadas trazem uma característica muito intensa de presença do leitor no estado de espírito de cada uma das personagens, seja em Êxtase, na descoberta e aceitação de uma atração fortíssima entre duas personagens, seja no questionamento social em Festa no Jardim, Mansfield consegue, com maestria, trazer histórias palatáveis e que te fazem questionar.

Diferentemente de muitas outras coletâneas de contos, essa de fato foi bem estruturada e leve de ler, com contos de qualidade excepcional e semelhante uns aos outros.

?O que fazer quando você tem 30 anos e, ao virar a esquina da sua própria rua, é tomada, repentinamente, por essa sensação de alegria - pura alegria!
como se, de repente, você tivesse engolido um pedaço brilhante do sol da tardinha e ele queimasse no seu peito, trazendo chuviscos de brilho a cada partícula, a cada dedo da mão e do pé?
Ah, não há como expressar isso sem parecer "bêbada e errática"? Como a civilização é tola! Por que ter um corpo se é preciso trancá-lo numa caixa, como um violino muito, muito raro?? (p. 25)

?? Você está sendo ridícula, Laura ? disse com frieza. ? Aquele tipo de gente não espera sacrifícios de nós. E não é muito agradável estragar a alegria alheia como você está fazendo agora.? (p. 143)
comentários(0)comente



José Bauls 29/07/2023

Êxtase
"Por que ter um corpo se é preciso tranca-lo num caixa, como um violino muito, muito raro?"

Acredito que essa frase já é por si só suficiente para incentivar a leitura da autora, que inspirou figuras como Clarice Lispector.

Mansfield possui uma escrita que acolhe e que ao mesmo tempo te impulsiona ao desconforto. Retratando a realidade de diversas mulheres em seus cotidianos, ela consegue nos fazer refletir sobre vida, morte, desigualdade e desejo.

A autora nos coloca diante de situações tão simples, mas que são capazes de despertar questionamentos complexos, seja pelo desejo duplo do homem e da mulher por uma mulher, seja pelo não choro de Má Parker, seja pela festa no jardim que precisa se alinhar ao velório de um pessoa pobre ou até pelo sentimento de uma professora de música que força suas alunas ao sentirem o mesmo que ela após um noivado cancelado.

A leitura em si é muito divertida, e é de um quentinho que é necessário a quem é apaixonado por literatura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



RaquelC_Torres 01/10/2023

?Não conseguia deixar de sentir.?
"Êxtase e Outros Contos" de Katherine Mansfield é uma coleção que oferece uma visão profunda do talento literário desta autora neozelandesa. A obra apresenta histórias curtas que exploram a complexidade das emoções e, de forma sútil mas muito presente, critica as desigualdades sociais.

A edição da Antofágica é belíssima, uma verdadeira obra de arte. No entanto, pelo menos pra mim, há muitos posfácios e acaba tornando cansativo.

Apesar disso, descrevo os contos como verdadeiros sentimentos, não consigo explicar todas as nuances das histórias, mas sinto e me identifico com cada personagem. Inclusive, adoro o fato de que todas as personagens principais são mulheres.

Katherine Mansfield é uma autora completa, impossível terminar este livro sem querer ler tudo o que ela já publicou.
comentários(0)comente



Jozy Lopes 03/11/2023

Katherine Mansfield
Comecei a ler sem muita expectativa, mas fui surpreendida...

Comecei a ler o primeiro conto achando que seria um conto como qualquer outro, mas quando você analisa os detalhes os mesmos são de profundas reflexões e significados, além de que a escrita da Katherine Mansfield é incrível e encantadora...

Vale a pena ler!
comentários(0)comente



Campodeverao 04/11/2023

Exceto êxtase, que achei um tanto confuso, os demais contos gostei. Tem que prestar bastante atenção para não se embaraçar com os pensamentos das personagens.
comentários(0)comente



GabriellyCabral 26/11/2023

Sensível e inteligente
Além dessa edição ser linda, com ilustrações super ligadas a história de cada conto, é composto por cinco contos incríveis.

Katherine fala no silêncio, é incrível como ela transforma um livro em uma obra visual. Ela compõe personagens mulheres reais e possíveis.

Pra quem gosta de finais abertos e que te dão a possibilidade de completar a história por dedução. A autora entrega tudo sem dizer.

Já esperava muito do livro e valeu muito a pena. São contos rápidos e bons de ler. Uma escrita clássica e fácil de ser compreendida.

Incrível.
comentários(0)comente



Felipe Berlofa 27/11/2023

Uma Jornada Íntima pelos Contos de Katherine Mansfield
"Por que ter um corpo se é preciso trancá-lo numa caixa, como um violino muito, muito raro?"

Nota: 5/5
Editora: Antofágica

Confesso que tenho uma afinidade especial com narrativas que exploram as complexidades psicológicas do cotidiano, uma predileção que me conquista facilmente. Não é à toa que Virginia Woolf e Clarice Lispector ocupam o posto de minhas autoras favoritas nesse quesito. Ao descobrir que existia uma escritora capaz de despertar inveja em Virginia e inspirar Clarice, não hesitei em mergulhar em sua obra. E, sem decepção, a experiência foi magnífica!

Katherine Mansfield, nascida na Nova Zelândia em 1888 e grande parte de sua vida vivida na Inglaterra, transcendeu fronteiras em sua vida e escrita, como destacado nos textos de apoio da Antofágica e Talissa Ancona Lopez (2023). A autora enraizou em sua obra uma experiência que transita por diversos territórios, sotaques e contrastes.

A coletânea de contos, primorosamente escolhida e traduzida por Nara Vidal, foi uma experiência arrebatadora. Composta por cinco contos de Mansfield - "Êxtase", "A aula de canto", "Festa no Jardim", "A vida de Ma Parker" e "As filhas do falecido coronel" - cada conto me cativou, principalmente pela habilidade de Mansfield em convidar o leitor a contemplar suas personagens em situações cotidianas e sentir seus questionamentos, suas epifanias sobre a vida. A prosa de Mansfield nos faz não apenas observar, mas nos identificar com essas personagens, vivenciando suas perguntas.

Como afirmado por Lopez (2023), "ela mostra, através dessas mulheres, que a questão está sempre dita em gestos cotidianos ou falas inesperadas que revelam um inevitável descompasso entre o desejo intenso e as possibilidades um tanto limitadas".

Os contos exploram temas como luto e ausência, questões de classe social, e a complexa questão do feminino e da feminilidade no século XX. A medida que nos aprofundamos na habilidade da escrita em desdobrar esses assuntos, somos conduzidos mais profundamente nas personagens, em suas psiques e impressões sobre os temas. E o mais fascinante é que elas nunca são as mesmas do início ao fim da história, transformando-se diante dos nossos olhos.

Dos cinco, meu conto favorito foi "A vida de Ma Parker". É um conto majoritariamente sobre luto e me fez chorar e pensar muito em seu final. Mas, todos os contos e personagens de Mansfield tem muito a nos dizer e nos perguntar. Particularmente, você não sairá o mesmo depois dessa coletânea, e assim como suas personagens, você será conduzido por esse desfiladeiro de afetos e se perguntará ao final: Como estar na presença do outro sendo nós mesmo? Ou como estar com o outro, sendo ele tão próximo e tão diferente de mim?

Sem sombra de dúvidas, ainda me questionarei ao longo da vida tudo o que esta obra me fez pensar. Mas ela saí deste ano de 2023 como sendo a minha favorita ❤️.
comentários(0)comente



Thiago 28/11/2023

Contos excelentes e edição que poderia ser melhor
Esta é uma coletânea de contos de Katherine Mansfield da editora Antofágica. Não conhecia a autora, que, segundo Virginia Woolf (e repetido as nauseam pelos comentaristas do livro), foi a única escritora por quem já sentiu inveja da escrita.
Interessante que seu conto mais famoso - e que dá nome ao livro - é o mais chato de todos, enquanto Aula de Canto é um grande conto, magnífico. A Vida de Ma Parker também é lindo, e os outros dois são muito bons. Todos eles retratam uma vida familiar e íntima, com suas nuances e dúvidas. É difícil detalhar sem revelar a trama, mas destaco que o conto Êxtase soa extremamente superficial e bobo, relatando um jantar de jovens adultos malas. A única presença verdadeira é a babá que, em um momento em que a mãe quer dar cinco minutos de atenção à filha, diz "tome cuidado, senhora, pois, se a fizer chorar, eu sei que vai mandar com que eu resolva isso".
No entanto, como em outros trabalhos da editora, a impressão que fica é que o foco está menos na obra em si e mais nas resenhas e no aspecto "artístico" em sua pior acepção. As ilustrações e alguns comentários soam mais afetados e pretensiosos do que importantes para o entendimento e reflexão e o trabalho de tradução ou revisão deixa a desejar, havendo erros de concordância e regência, culminando no pior ("ela sentiu a mesma dó").
comentários(0)comente



Joyce.Gomes 30/11/2023

O Êxtase com certeza foi o melhor conto dessa coletânea. Os demais gostei, mas não tanto assim.
Mas gostei da forma da escrita da autora.
comentários(0)comente



Carina 09/12/2023

Uma surpresa feliz
Uma coletânea de 5 contos bastante diferentes, cheios de sentimentos reprimidos, vontades secretas e percepções abstratas.
Meus contos favoritos são Êxtase e Festa no jardim. Eles me deixaram muito feliz e permitiram a experiência de muitas sensações e interpretações diferentes.
comentários(0)comente



Renan 12/12/2023

Contos sortidos
Gostei muito desse aqui. Os contos tem temas bem diversificados, falando sobre família, amizade e coisas que não achava tão comum como tristeza e luto. Um dos últimos contos é sobre duas filhas de um sargento e achei bem triste, mas ao mesmo tempo libertador, pois fala sobre a relação delas com a perda do pai ao mesmo em discute as mudanças que isso causa e que não necessariamente seria algo ruim. O mais triste de todos é o que conta a história da Ma Parker e bem no finalzinho descreve de um modo bem único o sentimento de luto e tristeza, meio que misturado com a revolta pela maneira de como as coisas são. Enfim, meu primeiro livro da autora (espero ler mais coisas dela logo) e recomendo demais a leitura.
comentários(0)comente



BArbara454 21/12/2023

?
?Suas críticas à sociedade inglesa são ferinas, sem jamais serem óbvias. Seu jogo narrativo explora alguns dos principais elementos que fazem do conto uma obra de arte: o não dito, a sugestão, a insinua-ção, o humor que esconde o drama e a tragédia psicológica das personagens.? Essa análise, presente no final do livro da edição da Antofagica representa bem o livro e o porque ele me agradou tanto!
comentários(0)comente



Natan.Bruno 27/12/2023

Um sublime livro de contos
Ler Katherine Mansfield é ler como a simplicidade do cotidiano pode ser profunda e pesada, como nesse cotidiando há sempre espinhos que olhamos a cada dia sem importância e dada a importância para ela, ela pode se transformar em algo cheio de significados.
Os contos exploram a vida e a morte, o amor e a tristeza de uma forma simplismente sublime. Me fascinei com a escrita da autora e tenho certeza que lerei mais contos dela.
Meus contos favoritos do livro é: A Festa no Jardim e A vida de Ma Parker
As quatros estrelas não são pelos contos em si, mas pela edição do livro da Antofágica, na qual, apresenta poucos contos e do texto do posfácio de Clarice Pimental que há erros gramaticais, de resto seriam cinco estrelas.
comentários(0)comente



150 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR