spoiler visualizarbatepapowall 18/05/2024
Aviso: o texto abaixo contém spoilers da minha vida.
Me lembro exatamente do dia em que conheci o trabalho de Contardo Calligaris: eu costumava matar aula da faculdade para passar um tempo lendo na livraria do Shopping. Por falta de dinheiro, eu precisava escolher muito bem os livros que comprava. Logo, sempre que possível, fazia leituras ao longo de várias visitas sentado em uma das poltronas da loja.
Em um desses dias folheei o livro Todos os Reis Estão Nus. O impacto das crônicas de Contardo foi tão grande que naquele momento decidi ser assinante da Folha para ter a chance de ler tudo o que o autor escreveu. Me tornei um fã de crônicas (não só as dele) desde então.
Um tempo depois decidi cancelar a assinatura e não cheguei nem perto de ler todos os seus textos mas sempre que quero ler algo reconfortante, é para Contardo que eu corro. E desta vez não foi diferente.
A leitura de O Sentido da Vida é exatamente como em suas crônicas: leve, sábia e particularmente interessante. Te dá ferramentas para entender os nós dos pensamentos. Não é um livro sublime mas é simplesmente eficaz, e pra mim já basta.
Hoje, mais de 10 anos depois de Todos os Reis Estão Nus, encontro em "O Sentido da vida" uma leitura carregada de sentimento e nostalgia. É como voltar exatamente para o sofá da livraria do shopping.