Quando os estrangeiros chegarem

Quando os estrangeiros chegarem Alex Dornelles




Resenhas - Quando os Estrangeiros Chegarem


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Gerson 15/05/2024

Eles existem, e agora?
O sonho da humanidade de encontrar vida extraterrestre finalmente se realiza, provando que não estamos sós neste vasto universo. No entanto, essa descoberta não é bem recebida por todos. Este é um fascinante relato sobre as implicações do contato entre humanos e extraterrestres, enriquecido com elementos de romance e passeios turísticos pela cidade de Porto Alegre.
@alexdornelles2056 16/05/2024minha estante
Caro Gerson, muito obrigado por ter registrado aqui no skoob tua satisfação em ler o livro. Grande abraço!




Volnei3 13/05/2024

Ótimo livro de ficção
Trama envolvente, misturando aventura, elementos de ficção científica e um romance em paralelo. Muito bem escrito e desenvolvido.
@alexdornelles2056 14/05/2024minha estante
Caro Volnei, esse feedback vindo de você é muito importante, haja vista que é um leitor super eclético. Agradeço imensamente!




lecofaria 07/05/2024

Queria ter gostado, mas não rolou?
Quando os Estrangeiros Chegarem, de Alex Dornelles

Uma das minhas escolhas para o #desafiomaio2024 do grupo Kindle - LerUne no Facebook, comecei a leitura de Quando os Estrangeiros Chegarem com muita vontade de gostar da trama. A premissa, do anúncio da chegada iminente de alienígenas ao planeta Terra e escolhendo Porto Alegre como destino, me chamou atenção. Por uma infeliz coincidência, li o livro também durante as tristes notícias que mostram a capital do Rio Grande do Sul em meio ao desastre climático atual.

Mas, infelizmente, não curti muito a trama apresentada. Dos diálogos artificiais (e eu tenho muito problema com diálogos que não soam naturais, com construções que ninguém usa no cotidiano) ao desenvolvimento dos personagens, tive muita dificuldade com a história. É difícil ter empatia com personagens que se comportam de maneira infantil e, o protagonista Silvio é o tipo de pessoa que eu nunca teria como amigo: é bobo feito um adolescente, inseguro com ações dignas de um personagem de desenho animado. O cliffhanger final então, sugerindo uma continuação para o livro, não funcionou para mim que, certamente, não tive curiosidade para saber o que se passa depois daquele ponto final.

Por ser curtinho, com apenas 143 páginas, talvez seja interessante para quem aprecie muito o gênero ficção científica e não seja tão exigente como eu. Além disso, dou destaque para a capa, que é belíssima. Mas, se decidir arriscar, vá com o coração aberto e sabendo que é por sua conta e risca. Quem sabe você, ao contrário de mim, não ame essa história?

Terminei a Leitura em: 07/05/2024
Cotação: 2 estrelas em 5
@alexdornelles2056 14/05/2024minha estante
O Leandro (lecofaria), antes de ser leitor, é um escritor com alguns livros publicados, inclusive já comprei o seu livro, Amizade Letal, o qual pretendo ler futuramente, sem qualquer ressentimento, pois gostei da sinopse, adoro o tema e parece ter tudo para eu curtir o trabalho. Também conheço o Leandro do grupo LERUNE no facebook e recentemente tivemos um sério atrito por não concordar com o teor das resenhas dele e muito menos com as notas por ele imputadas. Digo isso, por que entendo que há um conflito ético pelo fato dele ser escritor, conhecedor de algumas técnicas e, assim, pode dissuadir leitores de dar uma chance para obras que possuem o seu valor. O agravante neste caso, foi que várias vezes ele alegou em resenhas anteriores que não curte SCI FI, o que me deixou pasmo, sem entender o porquê dele então buscar entretenimento nesse meu livro que tem, entre tantos elementos, muito SCI FI (aliens, superpoderes, naves espaciais, experimentos científicos etc.)

Nessa resenha específica, primeiramente ele alega não ter gostado dos diálogos, pois considerou que não soam naturais e não representam o cotidiano. Ora, a história é ambientada em Porto Alegre no ano 2056, gostaria de saber qual foi máquina do tempo que ele utilizou para viajar até lá e ter feito essa constatação para saber como será o linguajar da sociedade porto-alegrense daqui há 30 anos.

A segunda alegação foi a falta de empatia com os personagens, principalmente em relação ao coitado do Sílvio. Sim, "coitado" mesmo, escrevi esse personagem realmente para ser um"adultescente", cheio de traumas e inseguranças por vários motivos, mas garanto que ele vai amadurecer bastante no decorrer da trilogia. Infelizmente os autores ainda não conseguem escrever personagem sob medida para ser "amiguinho" do Leandro.

Ainda, de maneira um tanto desonesta, está dando um spoiler do final do livro ao comentar sobre o "cliffhanger".

Leandro, recomendo seriamente que você encerre as atividades de crítico, pois tua percepção é por vezes prejudicada por já entrar em algumas leituras com preconceitos tipo "não curto SCI FI" ou "não é ruim, só não é pra mim". Ou como foi quando você chamou outro livro (que muitos adoram) de "Insosso e pretensioso". Também já há um desconforto entre muitos autores pela tua conduta rude e desleal e, se assim continuar, certamente obrigará a comunidade literária a emitir uma nota de repúdio contra você.




Adelmo13 12/04/2024

Leitura super empolgante! SCI FI nacional muito original!
Nota: 10 ⭐⭐⭐⭐⭐

Devorei o livro como jamais havia devorado qualquer outro. Devo ter levado menos de 3 horas lendo sem parar, o autor conseguiu me prender de forma magistral. Com capítulos curtos e vários pontos que despertam a curiosidade em saber o desfecho, encontrei um texto muito bem escrito, numa trama bem bolada e com reflexões profundas de como a humanidade enquanto espécie tem problemas de intolerância com seus semelhantes, o que leva o protagonista, Silvio Silver, a divagar sobre as dificuldades duma possível convivência com seres extraterrestres. Tem um trecho que sua amada Viviane cita uma poesia existencialista linda demais. Também o jornalista Jahol Block é um personagem marcante na história (amigo, heroico e divertido). Certamente o livro, Quando os Estrangeiros Chegarem, ainda será vencedor de prêmios literários, aposto todas as minhas fichas nisso. Leitura altamente recomendada, pois é entretenimento garantido com romance, suspense, ficção científica, filosofia etc.
@alexdornelles2056 20/04/2024minha estante
Caro Adelmo, já tinha agradecido a você por este feedback super positivo quando postou a mesma resenha no facebook. Mas te agradeço novamente!!! Muito feliz que tenha curtido a história e também tenha feito esta postagem aqui no skoob. Grande abraço!




Giovanna 16/03/2024

Interessante...
Nesse livro acompanhos a narrativa de um personagem chamado Silvio, em meio às preparações pra chegada de aliens à terra. Toda a narrativa começa a ficar mais interessante quando esses aliens anunciam que irão pousar no Brasil, mais especificamente em Porto Alegre. No meio de tudo isso, nosso mocinho conhece um gringo muito estranho, além de tentar lidar com seu amor por sua vizinha e amiga de infância.
A história é bem escrita e a narrativa te prende.
O autor nos traz muito da vivência do Rio Grande do Sul e da cultura desse lugar. Nós apegamos facilmente aos personagens e torcemos pelo romance dos nossos mocinhos.
Pra mim, só não foi 5 estrelas pq quando tudo começa a se desdobrar as coisas acontecem muito rápido. As explicações e ações vão se desdobrando em poucas páginas, quando na verdade, ficamos esperando por mais ação e mais movimentações pq a narrativa é boa e nos envolve, então ficamos com vontade de mais leitura.
Porém, o autor deixou portas abertas pra uma continuação e seria muito Interessante ver o desenrolar de tudo por mais um livro ou dois e talvez até com mais páginas.
Em resumo, é uma leitura leve, boa e rápida.
Recomendo
@alexdornelles2056 20/04/2024minha estante
Giovanna, muito obrigado pela resenha. Fiquei muito feliz, não é fácil a vida de um escritor iniciante, mas feedbacks como este nos fazem acreditar que podemos continuar. Agradeço imensamente!




5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR