@alexdornelles2056 14/05/2024minha estanteO Leandro (lecofaria), antes de ser leitor, é um escritor com alguns livros publicados, inclusive já comprei o seu livro, Amizade Letal, o qual pretendo ler futuramente, sem qualquer ressentimento, pois gostei da sinopse, adoro o tema e parece ter tudo para eu curtir o trabalho. Também conheço o Leandro do grupo LERUNE no facebook e recentemente tivemos um sério atrito por não concordar com o teor das resenhas dele e muito menos com as notas por ele imputadas. Digo isso, por que entendo que há um conflito ético pelo fato dele ser escritor, conhecedor de algumas técnicas e, assim, pode dissuadir leitores de dar uma chance para obras que possuem o seu valor. O agravante neste caso, foi que várias vezes ele alegou em resenhas anteriores que não curte SCI FI, o que me deixou pasmo, sem entender o porquê dele então buscar entretenimento nesse meu livro que tem, entre tantos elementos, muito SCI FI (aliens, superpoderes, naves espaciais, experimentos científicos etc.)
Nessa resenha específica, primeiramente ele alega não ter gostado dos diálogos, pois considerou que não soam naturais e não representam o cotidiano. Ora, a história é ambientada em Porto Alegre no ano 2056, gostaria de saber qual foi máquina do tempo que ele utilizou para viajar até lá e ter feito essa constatação para saber como será o linguajar da sociedade porto-alegrense daqui há 30 anos.
A segunda alegação foi a falta de empatia com os personagens, principalmente em relação ao coitado do Sílvio. Sim, "coitado" mesmo, escrevi esse personagem realmente para ser um"adultescente", cheio de traumas e inseguranças por vários motivos, mas garanto que ele vai amadurecer bastante no decorrer da trilogia. Infelizmente os autores ainda não conseguem escrever personagem sob medida para ser "amiguinho" do Leandro.
Ainda, de maneira um tanto desonesta, está dando um spoiler do final do livro ao comentar sobre o "cliffhanger".
Leandro, recomendo seriamente que você encerre as atividades de crítico, pois tua percepção é por vezes prejudicada por já entrar em algumas leituras com preconceitos tipo "não curto SCI FI" ou "não é ruim, só não é pra mim". Ou como foi quando você chamou outro livro (que muitos adoram) de "Insosso e pretensioso". Também já há um desconforto entre muitos autores pela tua conduta rude e desleal e, se assim continuar, certamente obrigará a comunidade literária a emitir uma nota de repúdio contra você.